Início Madeira

Miradouro da Eira do Serrado

A 25 minutos a norte do Funchal encontramos o Miradouro da Eira do Serrado, a 1095 metros de altitude. Para um guia do que visitar na Madeira, clique O Que Visitar Na Madeira. Para saber mais sobre Funchal, veja O Que Fazer Em Funchal.

O Miradouro oferece um espetacular panorâmica da freguesia Curral das Freiras envolvida pelo majestoso interior montanhoso da Madeira. Construído em 1962, é dos pontos turísticos emblemáticos da ilha da Madeira.

  • Coordenadas: 32.689223,-16.952053

Autocarros cheios de entusiasmo chegam ao estacionamento. Uma meia hora de paragem antes de seguirem para novas aventuras.

Mapa

 Acesso ao Miradouro Eira do Serrado

Siga a placa que diz Miradouro.

A vereda começa no Eira do Serrado Hotel & Spa e guia-nos por uma caminhada tranquila de 15 minutos. Momentos de beleza deslumbrante envolvem-nos.

Chegado ao topo, somos recompensados com a vista de tirar o fôlego: majestoso maciço central da Madeira, coroado por montanhas dramáticas. A natureza faz-nos minúsculos.

O cenário é um testemunho da força erosiva dos elementos naturais, que ao longo dos milénios moldaram a paisagem. Um caminho de 3 km liga a Eira do Serrado ao Curral das Freiras.



Curral das Freiras

Nas profundezas do vale, uma área aplanada revela Curral das Freiras, construída na cratera dum vulcão extinto.
No início, era a terra do corajoso cavaleiro João Gonçalves Zarco e chamava-se Curral da Serra.

No século XVI, Funchal sofre com um ataque de piratas impiedosos. Enquanto Funchal era pilhada pelo francês Peyrot de Monluc, as freiras do Convento de Santa Clara buscam refúgio aqui.

Este adorável espaço começa a chama-se Curral das…Freiras.

Curral das Freiras

D. Sebastião tinha a reputação de não gostar de casamentos e usou este ataque como desculpa para recusar a oferta de casamento da irmã do Rei de França: Margarida de Valois. Foi inflexível na sua recusa.


Hoje em dia, vivem pouco mais de 1 500 pessoas vivem no Curral das Freiras. É tranquila, castiça.
 

A praça central, os cafés e bares são o seu coração pulsante. Ao pé, fica a Igreja Nossa Senhora do Livramento (século XIX) que substituiu uma capela construído pelas freiras.

Um dos melhores momentos para vir aqui é durante a animada Festa da Castanha (1 e 2 de Novembro). Desfrutámos de castanhas assadas, música ao vivo e bebida tradicional.

Para voltar ao Miradouro Eira do Serrado, pegue o autocarro 81.

Eira do Serrado Hotel & Spa

O Eira do Serrado Hotel & SPA é o local perfeito para descontrair deste ambiente singular. Junto ao miradouro, também desfrutámos das vistas sobre as majestosas montanhas

Damos um mergulho na piscina interior de vistas panorâmicas para a montanha. E nos dias de sol, aproveitávamos as espreguiçadeiras no piso superior.

Com 26 quartos no total, cada um decorado elegantemente em tons suaves e leves.

Todos os quartos oferecem a moderna comodidade do aquecimento central e TV por cabo, bem como um cofre para os objetos de valor.

Se procura luxo, vai querer a suite: com jacuzzi, banheira de hidromassagem, sala de estar e espaçoso terraço.

Para o pequeno-almoço, oferece um delicioso buffet no restaurante Voltinhas do Serrado. Desde fruta fresca, pastelaria a omeletes quentes, há algo para todos.


Sítio a não perder por perto:

Baía de Câmara de Lobos

É das mais antigas povoações da região, datada do século XV. A sua pequena coloridabaía envolvida barcos tradicionais cativa muitos, incluindo Winston Churchill, que se inspirou para a pintar.

Os pescadores tinham pouco interesse por pinturas. Inventaram uma bebida para lhes dar força extra: a Poncha. Feita com aguardente de cana, sumo de limão e mel de cana de açúcar.

Estreito de Câmara de Lobos

Os melhores restaurantes para saborear a espetada regional na Madeira ficam perto, nomeadamente:

Restaurante Santo António

Restaurante As Vides

Restaurante o Lagar

A maioria das uvas usadas para produzir o vinho da Madeira vêm do Estreito de Câmara de Lobos.

Durante o Festival de Vinho da Madeira (de 25 de agosto a 1 de setembro), a vila ganha vida com a tradicional pisa do vinho.

Miradouro do Cabo Girão

Das falésias mais altas do mundo, 590 metros quase na vertical. Admire o mar abaixo e as vistas em todas as direções. O skywalk foi inaugurado no final de outubro de 2012, feito de vidro transparente.

À medida que avança, o cenário torna-se cada vez mais impressionante.

Também pode estar interessado em:

Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira

Miradouro do Pico dos Barcelos

 Miradouros da Madeira