Início Madeira

Ponta de São Lourenço

Numa das pontas da ilha da Madeira, entre o oceano Atlântico e as falésias escarpadas, encontramos a Ponta de São Lourenço. Consulte Madeira O Que Visitar para saber mais sobre a ilha. Para as principais atrações do Funchal, veja Visitar Funchal Em 4 Dias.

Esta península, no extremo oriental da Madeira, foi forjada em tempos imemoriais a partir dum banho de fogo que emergiu dos abismos da Terra.

Ponta de São Lourenço
  • Coordenadas: 32.750172, -16.708019

Percorrer os seus trilhos é também mergulhar na história. Seu nome, não por acaso, homenageia a nau (São Lourenço) liderada por João Gonçalves Zarco que avistou este pedaço de terra em 1419.

Foi a sua primeira grande visão da ilha, mas só desembarcaram na tranquilas águas da Baía de Machico.

Que emoções os invadiriam ao colocarem os pés nesta terra virgem? Prudência? Fascínio? Seguramente, orgulho por escrevem uma nova página na história da Humanidade.


Como chegar ao Ponta de Lourenço?

O caminho a partir do Funchal é simples, basta seguir pela ER101 em direção a Caniçal.

Após chegar à rotunda, tomar a 1ª saída para ER109 em direção a Caniçal/Zona Franca/Porto.

Em seguida, basta virar à direita em direção a Rua da Feiteirinha, e em pouco tempo estará imerso na beleza da Ponta de São Lourenço.

Com uma duração média de meia hora. À chegada encontramos um parque de estacionamento.

Em termos de transportes públicos, o autocarro SAM 113 parte do centro do Funchal e nos deixa muito perto da Baía D’agra (Ponta de São Lourenço). A partir deste ponto, iniciámos a trilha.

Miradouro da Ponta do Rosto

Miradouro da Ponta do Rosto

Junto ao estacionamento, ergue-se o magnífico Miradouro da Ponta do Rosto.

Um panorama sem par, com vista para a costa norte e a costa sul da Madeira.

E quando o ceu assim o permite, estendemos os olhos até à vizinha ilha do Porto Santo.

Antecipe o amanhecer e contemple o espetáculo da alvorada, quando a luz matinal envolve o cenário numa iluminação perfeita.

O cenário é majestoso, com o mar em diálogo perene com a falésia, numa troca contínua de cromatismos e sensações. E para esta experiência única, vale a pena madrugar.



Vereda da Ponta de São Lourenço

A jornada começa na Baía d’Abra, junto ao parque de estacionamento, e segue para este em direção ao Cais do Sardinha.

Os nossos passos, num trajeto de cerca de 6 km, duram aproximadamente 2:30 horas. É um percurso fácil.

 Casa do Sardinha

Somos agraciados com diversos mirantes que nos presenteiam com vistas espetaculares.

A vegetação rasteira é soberana. Desafia, com sucesso, a aridez do clima e os ventos vindos do norte.

 Casa do Sardinha

No final do percurso, um oásis de tranquilidade nos aguarda: o Centro de Receção “Casa do Sardinha”, propriedade do Parque Natural da Madeira.

Sua história remonta a 1905, quando foi erguida por ordem de Manuel Bettencourt Sardinha, como um refúgio e destino de férias.

De geração em geração, a casa foi passando, até que, em 1996, foi adquirida pela Região Autónoma da Madeira.

 Agora, é um espaço que nos convida a sentar e desfrutar de uma merenda, envolvidos pela atmosfera serena e tranquila que o rodeia.




Cais do Sardinha

Cais do Sardinha

Ao descermos para a enseada, somos presenteados com a visão encantadora do Cais da Sardinha. A pequena praia abaixo da Casa da Sardinha oferece mergulho e piquenique. Aqui, o tempo parece parar.


Viagem de Barco do Cais do Sardinha

Na Casa da Sardinha, situada na Ponta de São Lourenço, podemos adquirir os bilhetes para embarcar na Madeira Sea Emotions.

Por 10 €, temos a oportunidade de contemplar o mais antigo farol do Arquipélago da Madeira, o Ilhéu do Desembarcadouro, e as grutas e as baías de águas serenas.

 Enquanto navegamos por estas águas de tonalidades turquesa, avistamos espécies únicas de animais e plantas. O passeio dura de 30 a 45 minutos, com partidas desde as 10h00 até às 17h30.


Ponta do Furado

Ponta Furado

Se ainda tiver fogo, siga até à ponta leste da Madeira: Ponta do Furado, meia hora de caminhada. Somos recompensados com as vistas dos ilhéus da Cevada e do ilhéu do Farol.

Com 150 anos de história, o Farol da Ponta de São Lourenço, no ilhéu do Farol, é o mais antigo do Arquipélago da Madeira.

 Mas é durante a noite que o Farol da Ponta de São Lourenço se revela em todo o seu esplendor, lançando relâmpagos brancos em intervalos precisos de 5 segundos, iluminando a escuridão.


O que visitar por perto:

Não pode perder a Vereda dos Balcões. Essa levada é uma das melhores para principiantes, com sua curta e plana trilha, mas sem perder a beleza sublime que caracteriza as levadas da Madeira.

A Levada do Caldeirão Verde também vistas majestosas. A cada curva, novos recantos mágicos surgem, com cascatas e túneis. É como se a natureza dançasse diante de seus olhos.

O Miradouro do Guindaste, localizado numa das vertentes da foz da Ribeira do Faial, oferece uma experiência inesquecível.

O Pico do Arieiro é um dos melhores locais para observar o nascer do sol. É o ponto de partida da famosa rota de caminhada do Pico do Arieiro ao Pico Ruivo.

O Miradouro da Portela é um lugar excecional que permite admirar as paisagens da Madeira.

É possível deslumbrar um panorama impressionante, desde as montanhas até o mar, incluindo a formação rochosa magnética da Penha d’Águia.

A Praia do Machico convida para um mergulho refrescante em sua água cristalina e quente, além da possibilidade de praticar mergulho amador.

Também pode estar interessado em: