Início Funchal

Santuário da Nossa Senhora da Paz, Madeira

A estátua de mármore no Santuário da Nossa Senhora da Paz, ergue-se por cinco metros de altura, dominando o altivo Monte como monumento de devoção e fé. Irradia uma sublime presença num lugar de tranquilidade, celebrando a presença do Divino.

A vista do Santuário é magnifica, com o anfiteatro do Funchal se destacando contra o brilho cintilante do oceano.

  • Coordenadas: 32.684182, -16.898772



Para outros pontos turísticos no Funchal, clique lugares a visitar no Funchal. Para um roteiro na Madeira, veja O Que Visitar Na Madeira.

Localização do Santuário da Nossa Senhora da Paz



O Padre José Marques Jardim trabalhou arduamente para erigir o monumento na encosta da sua paróquia.

Após a irrupção do bombardeamento alemão sobre o porto do Funchal (1916) o povo foi em uníssono para a Nossa Senhora do Monte.

Enquanto as autoridades avaliavam os estragos, o povo rezava, para a proteção divina ser concedida e a cidade preservada.

Uma vez lá, as pessoas partilhavam o sentimento de solidariedade e união, rezando com fervor à Nossa Senhora.

O Padre José Marques Jardim prometeu em 1917 que se Deus interviesse, através da Nossa Senhora, um memorial seria erguido como agradecimento e súplica pela preservação da eterna paz.

No ano seguinte, a paz finalmente chegou. A incerteza que havia pairado por tanto tempo foi substituída por um sentimento de alívio e otimismo.

Era o começo de um novo capítulo, e a promessa de tempos melhores.

O Padre Marques Jardim partiu para o exterior, a procurar ofertas de dádivas daqueles que imigraram da ilha da Madeira. As suas palavras foram recebidas com um fervoroso entusiasmo.

1923 foi o ano em que a primeira pedra foi lançada para a construção de um monumento que veria sua conclusão em 14 de agosto de 1927.

Envolvida por uma aura neorromântica, a estátua de cinco metros de altura de Nossa Senhora se erguia sobre um pedestal de quatro colunas. Uma representação monumental de serenidade e devoção.

Da base da escultura sobressai um baixo-relevo em bronze alusivo à aparição da Virgem aos pastorinhos.


A sua base é constituída por correntes de navios torpedados no porto do Funchal, e pedras da ribeira de Santo António transportadas em procissão por cerca de 300 pessoas, a maioria delas Carreiros do Monte.

Ao lado do monumento, foi erigida uma capela modesta, dedicada a Nossa Senhora da Paz.



O que visitar por perto do Santuário:

Por perto, tem a bela Igreja da Nossa Senhora do Monte do século XVII. Junto à igreja, os Carreiros do Monte nos desafiam a descer de volta ao centro do Funchal pelos carros de cesto e vimes tradicionais da Madeira.

Também pode descer pelo confortável Teleférico do Funchal. Mas antes de descer, descubra o deslumbrante jardim tropical Monte Palace Madeira.

Se nos aventuramos para norte, chegamos a Ribeiro Frio e à Levada dos Balcões. A trilha leva os caminhantes por uma levada (canal de água) até as montanhas, onde admiramos as vistas panorâmicas do mar e da costa. É das trilhas mais populares da ilha devido às suas vistas deslumbrantes e à facilidade de acesso a partir do Funchal

Morada: Caminho dos Pretos 


Melhores Sítios a visitar na Madeira: