Início Grupo Central

Angra do Heroísmo – Ilha Terceira, Açores

A configuração renascentista de Angra do Heroísmo na Ilha terceira recorda-nos que foi o centro de negociatas e tesouros, quer das Índias como do Novo Mundo.

Próximo da sua baía há cerca de 80 naufrágios, o mais antigo de 1543 – os tesouros que nos esconde são incalculáveis…

Foi a cidade mais importante nos Açores até ser usurpada por Ponta Delgada na Ilha de São Miguel. Fica a meia hora do Aeroporto das Lajes na Praia da Vitória.

No centro, tem a praça velha e a câmara municipal (século XIX) que tem dos melhores salões em Portugal. Está ligada ao período que levou à independência brasileira e à guerra civil portuguesa, com vários elementos deste período.

Por aqui passa a maior festa não religiosa dos Açores – Sanjoaninas (em finais de junho) – remontam ao século XVI. O Cortejo da Rainha das Festas dá o arranque que se prolonga por 1 semana – noites em que os terceirenses vivem com mais alegria.

Sanjoaninas

O tema diverge de ano para ano – ultimamente são recordados momentos em que a ilha teve papel preponderante na história portuguesa. Vários espetáculos, música e de interesse popular ocorrem, inclusive touradas à corda.

Visitar o Museu da Angra de Heroísmo

  • Coordenadas: 38.656801, -27.216585

Muito perto está o Museu da Angra de Heroísmo (Ladeira de São Francisco), no antigo Convento de São Francisco (século XVII). Com uma notável coleção náutica, militar e de belas-artes. Custa perto de 2 euros.

Igreja da Nossa Senhora da Guia

Tem acesso à Igreja da Nossa Senhora da Guia, onde está sepultado o irmão mais velho de Vasco da Gama que regressava da 1.ª viagem marítima à Índia (1499).

Na sua maior aventura, o jovem (29 anos) cavaleiro Vasco da Gama é escoltado pelo Paulo da Gama que comanda a Nau São Rafael. O anjo que era figura de proa da sua embarcação pode ser visto no Museu da Marinha em Belém.

Vasco da Gama ficou perturbadíssimo com a sua morte, pernoitando bastante tempo aqui antes de contar seu sucesso a Dom Manuel I – duma guarnição de cerca de 170 pessoas morreram 116…

  • Coordenadas: 38.656931, -27.215806

Ao lado do Convento, descobre o Hotel Cruzeiro (Rua Nova) – decoração original com os melhores quartos no centro.

Santíssimo Salvador da Sé

  • Coordenadas: 38.655839, -27.221072

A 500 metros, surge a Igreja Santíssimo Salvador da Sé. Fundada em 1570 com belos painéis do século XVI, estilo indo-português com jacarandá brasileira e marfim de baleia – o altar é de inícios do século XVIII.

Foi concluída em 1618, quando Angra estava sob domínio espanhol, de modo que também é influenciada pelo barroco espanhol. Sofreu com o sismo de 1980, e mais tarde se deu a derrocada da torre do lado direito. Posteriormente houve um incêndio – tudo que era talha dourada ardeu.

Palácio Bettencourt

  • Coordenadas: 38.654908, -27.221250

A 100 metros, na Rua da Rosa, fica o Palácio de Bettencourt (século XVII) de estilo barroco – acima do pórtico está o brasão da família (originários de Normandia e de Jehan de Béthencourt que iniciou a conquista das Canárias). É agora uma biblioteca.

Jehan de Béthencourt

O sobrinho de Jehan, cavaleiro hospitalário, residiu na ilha da Madeira e a dada altura vendeu as Canárias ao Infante Dom Henrique… Bom, os Bettencourt espalharam-se pelo atlântico.

O terceirense João de Bettencourt de Vasconcelos (cavaleiro da ordem de Cristo) apoiou a pretensão de Filipe II de Espanha. Por isto foi executado. No século XVII, outro João de Bettencourt será um dos líderes que restaura a independência portuguesa na ilha.

Do outro canto descortina o antigo Palácio Episcopal datado de 1544. Seguindo a Rua da Rosa, encontra os muros do Convento de São Gonçalo (1545) – Ordem de Santa Clara.

Palácio dos Capitães Generais

  • Coordenadas: 38.656805, -27.220472

Da Sé, são 300 metros pela Rua da Esperança até ao edifício Palácio dos Capitães Generais – antigo colégio jesuíta. Aberto a visitantes (custa dois euros) com um bonito jardim.

O governador da ilha modificou-o (século XVIII) e transformou-o num palácio. Dois reis ficaram aqui: Dom Pedro IV (1832) e Dom Carlos I (1901).

Jardim Duque da Terceira

Continuando pela rua da Esperança verá o belo Jardim do Duque da Terceira (gratuito) em homenagem ao General António de Noronha – herói das guerras liberais. Dom Pedro V via-o como segundo pai.

  • Coordenadas: 38.656784, -27.219225

O jardim é dotado duma beleza singular, árvores centenárias e formosas flores que nos inspiram.

Suba os degraus até ao íngreme Outeiro da Memória, conhecido como Alto da Memória, local da 1.ª fortaleza dos Açores (1474).

Como recompensa terá belas vistas de Angra e Monte Brasil. O enorme obelisco que emerge é uma homenagem a Dom Pedro IV (século XIX) – de clara influência maçónica.

Igreja da Misericórdia

  • Coordenadas: 38.654085, -27.218337

Perto das Portas do Mar, fica a bela Igreja da Misericórdia (Pátio da Alfândega) – século XVIII. Por este espaço atravessou desesperadamente Vasco da Gama. Queria médicos que tratassem o irmão.

Estátua de João Vaz Corte Real no Museu de Angra do Heroísmo

Originalmente aqui foi construído o 1.º hospital dos Açores (1492) a mando de João Vaz Corte-Real – capitão do donatário em Angra.

Segundo o historiador açoriano Gaspar Frutuoso (século XVI), este cavaleiro descobriu Terra Nova (Canadá) antes de Don Cristobal Colon chegar às Américas.

Forte de São Sebastião

  • Coordenadas: 38.651432, -27.212316

Para este, na extremidade da marina, fica o antigo forte da cidade, Forte de São Sebastião (século XVI).

Foi erguido a mando de Dom Sebastião e protegia o valioso porto de pipas, donde grandes embarcações faziam escala para a Índia e Brasil.

Hoje em dia é um tranquilo hotel: Pousada Forte de São Sebastião.

O porto perdeu importância para o porto da Praia da Vitória – agora a marina D’ANGRA é uma estrutura de apoio para iates que cruzam o atlântico.

Com alguns cafés, bares, restaurantes e o Angra Marina Hotel, de 5 estrelas. Com quartos espaçosos de belas vistas para Monte Brasil.

  • Coordenadas: 38.652752, -27.215583


 Prainha de Angra

Para oeste, tem o pequeno areal conhecido como Prainha de Angra – pequena praia urbana abrigada e de águas pacatas.

No passado, era precisamente o local donde se reparava as embarcações que exigiam mais atenção e carinho: naus e galeões que, por vezes, chegavam abarrotados de metais preciosos.

Fortaleza de São João Baptista

A partir da praia, para oeste, em 15 minutos a pé chega ao sopé do Monte Brasil, onde está a Fortaleza de São Baptista (fins do século XVI) junto Parque Municipal de Relvão (ótimo local para crianças).

No passado, chamava-se Fortaleza de São Filipe sendo erguida a mando de Filipe II de Espanha. O desaparecimento em Marrocos do português Dom Sebastião (que era seu sobrinho) precipitou a União Ibérica.

Fortaleza São João Baptista
  • Coordenadas: 38.650837, -27.225404

A fortaleza era considerada inexpugnável, a maior que os espanhóis construíram fora de Espanha, e nesta época manda na ilha – 4 km de muralhas e centenas de canhões apontados à baía (e à cidade).

Durante a Guerra da Restauração, nobres e povo cercam a fortaleza por 1 ano. Os espanhóis, liderados pelo veterano Santiago Alvaro de Vivero y Menchaca, bateram-se corajosamente.

Após vários combates rendem-se (por falta de víveres) – os que ainda estão vivos são transportados para Espanha. Mais tarde, durante as Guerras Liberais (no século XIX), aqui surgirá a revolta militar a favor de Dom Pedro IV.

No interior tem o Palácio dos Governadores e a Igreja de São João Baptista que comemora a restauração da soberania portuguesa (1640).

Nos Açores, todas as ilhas têm vertente de caminhada na natureza, e na Terceira tem um trilho muito interessante no Monte Brasil. Começa no Parque do Relvão, com 7 km de extensão (2:30) e nos mostra a natureza endémica e parte da história da ilha.

Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil

O Monte Brasil é uma península que resultou de 3 erupções dum vulcão já extinto – é o natural guarda-costas de Angra.

Aliás, a escolha de Angra como 1.º povoamento da ilha é devido à proteção do Monte Brasil – é uma barreira natural ao vento (predominante) de sudoeste. É idílico para um piquenique.

No trilho é envolvido por criptomérias, fetos, e vários animais, como veados, que vivem em comunhão com a natureza. Passa uma boa tarde a explorar a colina de belas vistas (para todos os lados).

Culmina no Miradouro Pico das Cruzinhas, de amplas vistas para Angra do Heroísmo. No topo, o padrão dos descobrimentos assinala 500 anos da descoberta da Terceira. Dum lado, tem o ano 1432 (o ano indicado da descoberta da ilha).

  • Coordenadas: 38.647276, -27.225440

Do miradouro verá dois 2 tipos de vermelho nos tetos das casas de Angra: o mais escuro é a telha de barro tradicional.

As outras casas, de telhado “novo”, correspondem às casas reconstruídas após o sismo de janeiro de 1980.

O passeio vai abrir apetite. A 700 metros, na Rua de São Pedro, surge a Adega Lusitânia, um clássico para conhecer os pratos da Terceira.

  • Coordenadas: 38.657278, -27.227078

Experimente as excelentes lapas, a sopa da casa (receita é mantida em segredo), e a alcatra de carne macia. Faz lembrar a chanfana – não é por acaso, os primeiros povoadores conheciam bem a sua confeção. As sobremesas também são boas.

Cais de Silveira

  • Coordenadas: 38.655879, -27.235709

Do centro são 4 km para oeste até ao Cais de Silveira. Outrora porto é uma popular zona balnear com vista para Monte Brasil e a baía do Fanal – não se esqueça do protetor solar.

Sob o cais, tem o Hotel Caracol, com piscina, spa, bom pequeno almoço.

No perímetro avista a antiga torre que monitorizava as embarcações que se aproximavam – conhecida como Caracol.

Caracol

A outra opção para hospedar-se na área fica a pouco mais de 350 metros, o bonito Terceira Mar Hotel (rua portões de são pedro). Com pessoal simpático, bom health club e piscina de grandes vistas.

  • Coordenadas: 38.656635, -27.232639

Furnas do Enxofre

As Furnas do Enxofre ficam a 15 minutos de carro no interior montanhoso da Terceira.

  • Coordenadas: 38.726397, -27.227727

Quando chegar, deixe o carro no parque de estacionamento, e siga o passadiço rodeado pela deslumbrante natureza até ao campo fumarólico de distinto cheiro a enxofre. O campo é menor que as Furnas de São Miguel.

Algar do Carvão

  • Coordenadas: 38.727353, -27.215208

A 5 minutos para este encontra Algar do Carvão, a cavidade vulcânica com mais de 2000 anos.

É um dos ex-libris da terceira, com 110 metros de profundidade. Verá estalactites de sílica singulares e termina numa lagoa subterrânea (resulta da infiltração de água).

É rara oportunidade para visitar o interior dum vulcão extinto. Existe algo semelhante na Indonésia (raramente visto pelo público) e na Islândia (Þríhnúkagígur) donde desce por um pequeníssimo elevador.

Aqui desce confortavelmente pelo seu pé, mas convém trazer agasalho. Pode visitar entre maio e setembro – das três às cinco da tarde. A entrada custa cerca de €6.

Gruta do Natal

  • Coordenadas: 38.737434, -27.268368

A 10 minutos de carro para oeste, avista outra peculiar formação que resulta na formação dum tubo lávico – perto de 700 metros de extensão – com altura máxima de 12 metros e uma largura até 7 metros.

Fica ao pé da bonita Lagoa, a Lago do Negro, donde no verão turistas gozam um relaxante piquenique.

Lagoa Negra

O que visitar perto de Angra do Heroísmo: