Início Madeira

Casa do Sardinha em Ponta de São Lourenço

No Casa do Sardinha (Ponta de São Lourenço), descobrimos a essência da natureza, com trilhos para percorrer, praias recônditas e uma riqueza inigualável de fauna e flora. Para mais informações sobre a ilha: O Que Visitar Na Madeira e Funchal O Que Visitar.

Casa do Sardinha
  • Coordenadas: 32.742149, -16.683406

Para os apaixonados de caminhadas, a Península é um sonho. A Vereda da Ponta de São Lourenço, como um veio pulsante, conduz-nos por um percurso único e inesquecível, que nos toca.

A caminhada cénica nos revela a primeira porção de terra descoberta pela nau de Zarco em 1419: Nau de São Lourenço.

Surpreende a paisagem, com um relevo singular, onde a vegetação rasteira resiste estoicamente.

Iniciando-se na Baía d’Abra, acessível através da Estrada Regional 109, estende-se pela península mais oriental da ilha até ao Cais do Sardinha.

O percurso pode ser realizado em aproximadamente 2:3 horas.

Ao chegarmos à Casa do Sardinha, sentimo-nos que alcançamos uma verdadeira pérola.

Casa do Sardinha

Aberta diariamente, tem uma exposição permanente dedicada à Área Protegida da Ponta de São Lourenço e um balcão de informação.

Disponibiliza ainda uma churrasqueira mediante reserva antecipada. A comida é deliciosa e os funcionários atenciosos. A utilização paga das casas de banho poderá ser apontada como um ponto negativo.

Mapa

Cais do Sardinha

Cais do Sardinha

Depois duma caminhada pelas paisagens áridas, o Cais do Sardinha é o local ideal para nos refrescar.

Embora sem serviços de apoio ou vigilância, este pequeno paraíso é banhado por águas límpidas e cristalinas.

Viagem de Barco a partir Do Cais Sardinha

Madeira Sea Emotions.

A desconexão com a rotina é garantida, especialmente se optarmos por uma viagem de barco com o Madeira Sea Emotions.

Com uma duração de 25 minutos e várias partidas diárias, é o parceiro certo para a uma aventura marítima.

 A primeira paragem acontece na Cave dos Pombos, seguindo-se enseadas e recantos pitorescos.

Existem várias direções: em direção à Ilha do Farol, para o princípio da Ponta de Lourenço, junto ao Miradouro da Ponta do Rosto ou, então, para a Marina da Quinta do Lorde.

Com preços a partir de €7,5 e um mínimo de 2 pessoas, é perfeito para desfrutarmos em família. Lembre-se de chegar com uns minutos de antecedência.

Um pouco de história

A Casa do Sardinha remonta a 1905, quando foi construída por ordem de Manuel Bettencourt Sardinha.

Erguida como um refúgio e local de férias, a casa foi passando de geração em geração, até ser vendida à Região Autónoma da Madeira em 1996.

No entanto, a venda não foi um processo simples, pois havia uma condição: a propriedade deveria ser usada para conservar os valores naturais da área. Assim, a Casa do Sardinha transformou-se num posto de observação e vigilância.

Hoje, a Casa do Sardinha oferece aos visitantes uma experiência única e inesquecível, combinando a beleza selvagem da paisagem com a rica herança cultural e histórica do local.

Além disso, os diversos serviços disponíveis garantem momentos inesquecíveis para quem deseja explorar esta área protegida.

 Seja a pé pelas trilhas, a bordo de um barco ou simplesmente apreciando a paisagem, este é um lugar onde a natureza e a história se une para criar memórias.

O que visitar por perto:

Pico do Arieiro

É um dos melhores locais para apreciar o nascer do sol, atraindo multidões pela manhã, especialmente por ser ponto de partida da famosa rota de caminhada que liga o Pico do Arieiro ao Pico Ruivo.

Levada dos Balcões

Um trilho que se revela como uma verdadeira obra de arte esculpida pela própria natureza. Ele leva a um tesouro para o espírito e os sentidos, o Miradouro dos Balcões. O ponto de partida é a Estrada Regional n.º 103, no Ribeiro Frio.

Miradouro do Guindaste

Numa vertente que se projeta sobre a foz da Ribeira do Faial, proporciona uma experiência inesquecível. Foi recentemente requalificado, possui duas plataformas suspensas sobre o mar que criam a sensação de estar a flutuar.

Levada do Caldeirão Verde

Uma joia escondida onde a natureza é a soberana absoluta. É uma experiência que toca a alma e desperta a imaginação.

Pico Ruivo

Rodeado por uma série de trilhas que oferecem vistas panorâmicas que se estendem até onde a vista alcança.

Praia de Machico

É um oásis de tranquilidade, cercada por colinas e o mar cristalino. É uma das poucas praias de areia dourada da ilha, um verdadeiro tesouro para os amantes do sol e da praia.

Miradouro da Portela

Local excepcional que permite deslumbrar as paisagens da Madeira. O panorama é impressionante, desde as montanhas até o mar, incluindo a magnética formação rochosa Penha d’Águia.