Início Madeira

Visitar o Pico do Arieiro

Nas elevações da Ilha da Madeira, em Portugal, nós explorámos um notável ponto turístico: o Pico do Arieiro.

Consulte O Que Visitar Na Madeira para um guia da ilha e Funchal O Que Visitar para detalhes sobre a capital.

  • Coordenadas: 32.735648, -16.928603

Com 1818 metros, é o terceiro pico mais alto da ilha, atrás do Pico Ruivo (1862 metros) e Pico das Torres com altitude de 1852 metros. Mas é o mais visitado, com uma cafetaria e loja de lembranças.

Onde Fica Pico do Arieiro?

Quando nós visitamos, descobrimos que o Pico do Arieiro fica no interior montanhoso da ilha da Madeira, Portugal, a 20 km do Funchal (40 minutos de carro).

Identificação da Localização do Pico do Arieiro

Para chegar ao Pico do Arieiro, nós dirigimos por uma estrada asfaltada de boa qualidade, pois descobrimos não haver transporte público disponível. Se não tiver carro alugado, a melhor opção é reservar um passeio organizado.

Como ir do Funchal?

Do Funchal, seguimos pela Estrada dos Marmeleiros ao norte. Prosseguimos pela ER103 por cerca de 20 km, ou 35 minutos. A rota nos leva ao Pico do Arieiro, com acesso de carro até o topo.

O percurso presenteou-nos com vistas incríveis, que capturamos em várias fotografias. No trajeto, observamos o Poço da Neve, um antigo reservatório de gelo feito por ingleses.

Poço da Neve
Poço da Neve

Estas maravilhas foram erguidas nas serras de São Roque e nas redondezas do Pico do Arieiro, locais que nós exploramos com admiração. Curiosamente, o poço no Pico do Arieiro é o único que sobreviveu até hoje.

Se um carro não está ao seu alcance, tours e excursões poderão a sua melhor opção para visitar o Pico do Arieiro.

Mapa do Pico do Arieiro

Parque do Estacionamento do Pico do Arieiro

Parámos bem perto da rampa de acesso ao topo. O parque foi recentemente ampliado, no passado com meia centena de lugares, agora, temos 285 lugares.

 O Miradouro do Juncal fica bem perto, a 500 m do parque.

Abaixo estão as coordenadas geográficas do estacionamento.

  • Coordenadas GPS (Pico do Arieiro): 32.734793, -16.928681

No topo, há várias estruturas, sendo a mais distintiva a antena esférica da Estação Radar n.º 4 da Força Aérea Portuguesa.

Além dos edifícios militares, encontramos centro turístico (Centro Freira da Madeira Dr. Rui Silva), um café, lojas de souvenirs e casas de banho.

Mapa do Pico do Arieiro, com parque de estacionamento, antena radar e cafetaria
Mapa Topo do Pico do Arieiro

Vista do Miradouro – Topo do Pico do Arieiro

Miradouro do Pico do Areeiro
Miradouro do Pico do Arieiro

As perspetivas do Miradouro do Pico do Arieiro nos deixam espantados – em ocasiões, ambas as costas tornam-se visíveis para nós.

No cume do Pico do Arieiro, as panorâmicas são arrebatadoras.

Contemplámos o Curral das Freiras, a Ilha de Porto Santo e a Ponta de São Lourenço, alguns dos locais mais célebres da Madeira.

Inclusive no inverno, quando a neve cobre o pico, as nossas vistas não são obstruídas. Pelo contrário, o cenário torna-se ainda mais deslumbrante.

Ver o nascer do sol no Pico do Arieiro

Nascer do sol no Pico do Arieiro

No frescor de um amanhecer de primavera, entre as 07h00 e as 08h00, nós vemos o sol espreitar, pintando o céu com matizes que contam histórias de oceanos e estrelas para nós.

A montanha, a terceira mais alta da ilha, ergue-se em silêncio majestoso, e antes que o primeiro raio de sol se aventure, precisamos chegar, absorver, estar.

Estamos, assim, em comunhão com a terra, com a bruma e a imensidão que só os picos nos podem oferecer.

Horário do Nascer do Sol no Pico do Arieiro:

  Varia ao longo do ano, entre 7:00 e 8:20 da manhã. A cafetaria não estará aberta.

Condições Meteorológicas no Pico do Arieiro?

Pode chegar a -5 °C no inverno e até 30 °C no verão, com médias de 8 °C a 15 °C na primavera e outono.

No inverno, é recomendável usar roupas térmicas, luvas e um casaco impermeável de inverno.

A Experiência do por do sol no Pico do Arieiro

Outra sugestão imperdível que temos é visitar durante o por do sol. Esse fenómeno é belo em qualquer canto do mundo, mas no Pico do Arieiro, a experiência é singular s.

Nós esperamos na Cafeteira Pico Arieiro até o sol estar prestes a eternizar aquele instante. Existe também uma pequena loja de lembranças que explorarmos mais tarde: souvenir: Shop Centro Freira da Madeira.

Aprendemos com a montanha sobre a humildade dos agasalhos e a importância da precaução, uma lição que ficará connosco para sempre.

Lembre-se de que, devido à altitude, o pôr do sol ocorre mais cedo do que ao nível do mar, portanto esteja pronto para imortalizar o momento com sua câmara.

Dicas úteis – Webcam do Pico do Arieiro

Nós, sendo prudentes, utilizamos a Webcam no site NetMadeira como um guia, uma bússola moderna, para nos prepararmos melhor para a visita. E para os que trazem o mundo na palma da mão, o Madeira Weather (Google Play | Apple) é a sua janela para as condições meteorológicas da ilha.

Excursões ao Pico do Arieiro

A grande parte das expedições ao Pico do Arieiro tem início no Funchal ou nas suas proximidades.

Algumas operadoras oferecem recolhas diretamente nos hotéis, enquanto outras indicam pontos de encontro específicos para os participantes.

Os passeios são geridos por diversas agências, e a disponibilidade atual pode ser verificada num website que agrega diversas ofertas de excursões ao Pico do Arieiro, permitindo, assim, uma comparação fácil.

PR1 Vereda do Arieiro até ao Pico Ruivo

principio da Vereda do Areeiro

Se tem espírito aventureiro e está em boa forma física, faça a trilha que liga o Pico do Arieiro ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira.

O início deste desafio situa-se perto do Miradouro e corresponde ao PR1 Vereda do Arieiro, uma caminhada de 7 km que enfrentamos.

O ponto de partida da trilha está logo abaixo do pico do Areeiro, perto do estacionamento, da cafetaria.

Começamos a descer em direção ao Pico dos Torres. A trilha é pavimentada, com degraus, pelo menos na sua parte inicial.

Após 15 minutos de caminhada, descemos ao primeiro ponto de vista (Ninho da Manta) e, após mais 10 minutos, até o segundo ponto de vista: Mirador de Pedra Rija, onde também há abençoada mesa de pedra para nós.

subindo por degraus na vereda

A trilha então desce acentuadamente e nos leva sob um arco de pedra. Logo depois, encontramos o primeiro túnel (túnel do Pico do Gato).

No túnel pavimentado, usámos uma lanterna.

A trilha desce para uma encosta gramada, onde se divide (2 km percorridos já atrás de nós).

A variante à esquerda (oeste) é mais curta, menos exigente, e nos leva por vários túneis. A variante à direita (leste) é mais longa (4,8 km) e fisicamente mais exigente devido à maior diferença de altitude.

O caminho leste leva de três a três horas e meia, enquanto o oeste leva um pouco menos de três horas de caminhada para nós.

Descrição do caminho leste

Descemos até o ponto mais baixo (cerca de 1500 metros), onde a vegetação no acolhe.

Depois, começamos a subir acentuadamente, demasiadamente para o nosso gosto, mas os degraus esculpidos no solo nos ajudam.

A trilha sobe perto de 1700 metros, descendo novamente.

Ao atravessarmos um túnel mais curto, chegamos ao cruzamento com a trilha oeste.

Descrição do caminho oeste

A variante mais curta (perto de 3,5 km) e fisicamente menos exigente. Somos levados por um caminho íngreme, mas seguro.

Atravessamos 3 túneis, chegando ao cruzamento com a trilha leste.

Aqui, a trilha sobe novamente até chegarmos ao abrigo (Casa de Abrigo do Ruivo) a uma altitude de 1769 m. Restam os últimos 90 metros de altitude até o Pico Ruivo, onde existem 3 plataformas de observação para nós.

A plataforma do meio é também o ponto mais alto da montanha.

Ao terminar, para os que sentem o peso do caminho, a modernidade oferece um refúgio: após descer os 2,5 km até a Achada do Teixeira: um táxi para regressarmos ao hotel.

Ninho da Manta

Ninho da Manta
Ninho da Manta

Caso prefira uma caminhada mais breve, poderá escolher somente a primeira parte do trajeto até ao Miradouro do Ninho da Manta (aproximadamente 50 minutos, ida e volta).

Quisemos concluir a trilha inteira, uma aventura de cerca de 5 horas passando por alguns túneis.

A despeito de todo o percurso pelo maciço montanhoso central ser deslumbrante para nós, ao alcançarmos o cume, o nosso desejo é descansar no jacuzzi…

Onde Comer?

Cafeteria do Pico Arieiro

Bem, ao pé do parque de estacionamento, nós temos a Cafeteria do Pico Arieiro. Não é o melhor restaurante da Madeira, masé indicado para um pastel ou dois. Também serve refeições, como sopa e pizzas. Preços razoáveis para o nosso bolso.

Contactos

  • Morada: Pico do Areeiro Santana, Madeira 9230-000 Portugal
  • Telefone: 968 892 641

Horário

  • Segunda a sábado: 09:00 –18:00

Casa de Abrigo do Poiso

A 10 minutos de carro, encontramos o parque de estacionamento do Casa de Abrigo do Poiso na estrada regional 103. Agora, sim, falamos de uma casa que nos traz boas memórias.

Comida da Casa de Abrigo do Poiso

O ambiente é acolhedor e rústico, com mobiliário de madeira e vimes, fazendo-nos sentir como se estivéssemos a entrar numa cabana de montanha com um toque da Madeira. Não perdemos a oportunidade de experimentar a espetada regional. Para reservas:

Contactos

  • Morada: Estrada Regional 103, Poiso, Camacha, 9135-140 Santa Cruz Via Pico do Arieiro
  • Telefone: 291 102 171

Horário

  • Segunda a quarta-feira: 08:00–21:50
  • Quinta-feira: 08:00–22:30
  • Sexta e sábado: 08:00–23:00
  • Domingo: 08:00–22:00

Onde Ficar

Para ficar em ambiente de Montanha, aqui perto, temos a Estalagem Eirado Serrado, junto ao maravilhoso Miradouro da Eira do Serrado.

Para um lugar mágico no nordeste da Madeira, escolha a Quinta do Furão com vistas maravilhosas do jardim.

Se quer uma estadia tranquila, barata, com piscinas de água salgada, consulte as acomodações em Porto da Cruz.

Se preferir estilo de cidade com bom valor e praia de areia, veja as melhores acomodações em Machico.

Funchal, a capital da ilha, oferece todas as modernidades como centros comerciais e os pontos culturais da ilha. Veja os melhores preços no Funchal.

O que visitar por perto

Além do Pico do Arieiro, temos outros pontos de interesse dignos de nota aqui perto, como a Levada dos Balcões no Ribeiro Frio.

A Levada dos Balcões guia-nos por um caminho até ao Miradouro dos Balcões, onde as montanhas da ilha, incluindo o Pico Ruivo, se mostram em toda a sua grandiosidade.

A Levada do Caldeirão Verde, por sua vez, atravessa a floresta Laurissilva como se folheássemos as páginas de um livro antigo, e nos leva ao lago do Caldeirão Verde, cuja beleza nos arrebata.

No Miradouro do Guindaste, refúgio sereno na freguesia do Faial, a paisagem madeirense parece querer contar-nos histórias.

Aqui, os olhos deparam-se com o vasto oceano a se encontrar com a costa norte.

Em Santo da Serra, o Miradouro da Portela é um refúgio, onde o Porto da Cruz e Machico abraçam-se.

Ponta de São Lourenço

Vereda da Ponta de São Lourenço

A trilha sinuosa de Ponta de São Lourenço, com 6 km de extensão, nos leva a paisagens fascinantes, onde a vegetação se adaptou às condições adversas do vento e do solo rochoso.

Também pode estar interessado em: