Início Funchal

Fortaleza de São João Baptista do Pico

A Fortaleza de São João Baptista do Pico, Madeira, nos oferece um visão singular da baía do Funchal, onde o majestoso oceano se apodera do horizonte. É monumento de Interesse Público desde 1940.

  • Coordenadas: 32.651363; -16.91644

Num dia quente, as ruas íngremes que sobem para a fortaleza podem ser muito cansativas. Considere apanhar um táxi do centro histórico do Funchal.


Morada

Rua do Castelo 17, 9000-206 Funchal

Encontra no interior uma sala de exposições detalha a história do local, com gravuras que mostram a sua aparência no seu apogeu. Apesar do tempo, a fortaleza continua orgulhosamente como vigia baía.

Telefone

(+351) 291 645 377


Funchal tornou-se extremamente rico no século XV, devido à produção de açúcar, atraínda a cobiça alheira. Não existia um sistema defensivo militar eficaz.

Uma invasão de corsários é lançada em 1566, sob a liderança do protestante francês Bertrand de Montluc (que morre no ataque).

Como resultado, Portugal planeia novas fortificações e muralhas para a “pérola do atlântico”.


Preço de Entrada

Gratuito. Não há nenhuma razão para não adicionar a fortaleza à sua rota de pontos turísticos a visitar e atividades a fazer no Funchal. É grátis!

Para conhecer mais locais a visitar na capital da ilha: O Que Visitar Na Madeira.

É Dom Sebastião que autoriza os projetos que deram à cidade uma muralha protetora.

Mas a construção de várias fortalezas, incluindo a Fortaleza de São João Baptista do Pico, começou durante a era filipina (1602).

O seu nome é devido à sua localização perto da Ribeira de São João e de ter sido edificada no Pico dos Frias.

Fortaleza de São João Baptista do Pico

Esta fortaleza participou ativamente na defesa da cidade de ataques contra piratas franceses e mouros. Tornou-se extremamente difícil aproximar-se do porto devido aos cruzamentos de fogo entre as numerosas defesas.



Horário

Da segunda a sexta: 10:00 às 17:00

Em 1654, o Bartolomeu João caracterizou-a como uma força inexpugnável, numa colina alta com vista para a cidade, com ponte levadiça e cisterna com uma capacidade de armazenamento de 3 000 barris de água.

Manuel Tomás (1630), poeta, descreveu-a como soberba.

Em meados do século XX, a Marinha de Guerra foi agraciada com a Fortaleza João Baptista do Pico e ali instalou o seu centro de comunicações, que passou a ser conhecido como Pico-Radio.


Mapa

Outras sítios a visitar no Funchal:

Para mais informações do pode visitar na Madeira, clique aqui.


Melhores Sítios a visitar por perto: