Início Funchal

Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu

A magnífica Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu foi erguida em 1630 por Bartolomeu João para proteger a terra dos cruéis piratas. Suas paredes foram reformuladas em 1654 para estabelecer uma defesa ainda mais imbatível.

Descubra o que fazer em Funchal em Madeira o que visitar no Funchal! Não perca a oportunidade de explorar as maravilhas da ilha: leia O Que Visitar Na Madeira.


Até hoje, a fortaleza está aqui como um testemunho destemido da história de resistência da região.

É comummente referida como Forte do Ilhéu. Tem um elevador construído no âmbito da campanha de obras do estado de Rui Marote em 1845 e uma grua que data do mesmo ano.

Localização da Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu


A memória de João Gonçalves Zarco está vinculada ao forte, pois marca a sua primeira morada no Funchal. Antes de aqui chegar, já residia na Câmara de Lobos. Como o nome indica, este espaço era um ilhéu, mas com expansão do Porto ligou-se à costa.

Zarco é creditado como um dos descobridores do arquipélago da Madeira e responsável pelo início do povoamento do Funchal.

Atualmente o forte abriga o Centro de Design Nini Andrade Silva, com exposições e um simpático restaurante.




O que Visitar Perto da Fortaleza:

É impossível deixar de lado o Design Centre Nini Andrade Silva, que abarca um espaço de exposição, além do restaurante que oferece refeições saudáveis ​​e deliciosas.

A sua vista é das mais aclamadas de Funchal, permitindonos desfrutar de toda a baía.

Na área de exposições, o centro tem mostras regulares de artes, design, fotografia e outras manifestações culturais.

Aqui estamos mesmo ao lado do porto e dos vastos navios cruzeiros.

O ferry Lobo Marinho parte logo ao pé da fortaleza, com destino ao Porto Santo (uma viagem de duas horas e quinze minutos – €60 ida e volta).

Ferry Lobo Marinho


Também junto ao porto, temos o Museu CR7 (e o Hotel Pestana CR7 Funchal). Descobrimos os momentos mais marcantes da carreira Cristiano Ronaldo.

Pestana CR7 Funchal e Museu


É também possível vermos troféus, botas e camisolas de futebol pendurados nas paredes como sinais de perseverança e conquista.

Estamos a apenas a cinco minutos do coração da cidade e da marina do Funchal.




Um Pouco de História


A necessidade de construção duma fortaleza esteve mais do presente desde o século XVI, especialmente após o ataque terrível dos corsários franceses em 1566.

Porém, só em 1654 é que as obras realmente progrediram, com um projeto de Bartolomeu João, o mestre de obras reais.

A fortaleza circular primitiva servia como registo da entrada das embarcações no porto do Funchal. Em 1670, a guarnição exigiu que fosse construída uma capela.

No século XVIII foi decidido que o Forte deveria ser reformado, dando lugar a mais armas. No século XIX, foram realizadas novas modificações e instalou-se um paiol.

Com a crescente necessidade de ampliação do porto, começaram em 1934 as obras para romper o ilhéu que se encontrava no meio da baía. A tarefa durou até 1939 e, quando foi concluída, havia um túnel no seu interior que até hoje permite entrar e sair.

Em 1992, o edifício foi entregue à Região Autónoma da Madeira, e um projeto de recuperação foi lançado. Meneses recebeu o prémio de Recuperação do Património da Câmara do Funchal em 1998.

A ideia de explorar o espaço veio primeiro como um restaurante, um lugar onde as pessoas pudessem se reunir e compartilhar experiências.


Melhores Sítios a visitar na Madeira: