Início Madeira

Igreja do Senhor Bom Jesus – Ponta Delgada – Madeira

Na Freguesia de Ponta Delgada, à beira-mar, encontra-se a Igreja do Bom Jesus, originária de uma capela do século XVI. Procure em O Que Visitar Na Madeira para saber mais sobre a ilha e sobre Funchal em Madeira Funchal O Que Visitar.

  • Coordenadas: 32.828718, -16.985483

Esta igreja, que se mantém em excelente estado de conservação, apresenta diversos elementos de interesse tanto religioso quanto cultural.

É palco de uma das mais significativas festas da Madeira, realizada no primeiro fim de semana de setembro, atraindo devotos de toda a ilha.

Mapa

A igreja acolhe, no primeiro domingo de setembro, uma romaria importante, reunindo peregrinos de todas as paróquias, devotos da milagrosa imagem do Senhor Bom Jesus.

Em seu interior, é possível ver o coro-alto sobre as três naves, abrigando um órgão oitocentista e um retábulo de talha dourada.

A atual igreja está localizada no lugar de uma capela erguida no século XVI por Manuel Afonso de Sanha, escudeiro do Infante Dom Fernando e natural de Braga, cidade com grande devoção ao Senhor Bom Jesus.

Esta capela fazia parte da fazenda que deu origem ao primeiro núcleo de habitantes. A primitiva capela sofreu reformas ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Em 12 de julho de 1908, um incêndio consumiu a igreja, poupando pouco além de uma imagem do Senhor Jesus e parte da sacristia.

Reconstruída sob a orientação do Vigário, Padre Casimiro de Abreu, em 1910, a Igreja de Ponta Delgada foi concluída no início do século XX.

Lenda do Senhor de Jesus de Ponta Delgada

No início do assentamento da ilha, em Ponta Delgada, São Vicente, uma mulher coletava lapas nas rochas à beira-mar, quando avistou flutuando no oceano um crucifixo em tamanho natural, com uma imagem de Jesus Cristo.

Ela correu para a igreja e informou o padre sobre o que vira. Ele e outros moradores seguiram a mulher até a costa, ao lado da praia. O padre decidiu entrar no mar e recuperar o crucifixo com a respetiva imagem antes que as ondas o levassem para longe.

A descoberta foi levada em procissão por inúmeros moradores que acorreram à praia, alertados pelo ocorrido. A imagem foi colocada na capela da vila. No entanto, no dia seguinte, o crucifixo havia desaparecido da igreja, sendo encontrado enterrado na areia da praia, perto do local onde havia sido encontrado no dia anterior.

Novamente levado em procissão para a capela pela comunidade, poucas horas depois, estava de novo na praia, enterrado na areia, cercado por canas que delimitavam uma área com a forma de um templo.

Perante isto, a população decidiu não remover novamente a cruz e começou a construção de um templo no local. Ao longo dos séculos, essa igreja primitiva acabou se tornando a igreja paroquial de Ponta Delgada.

Complexo Balnear de Ponta Delgada

Localizado próximo à igreja matriz da freguesia, descobrimos o Complexo Balnear de Ponta Delgada, estruturado com duas piscinas – uma para adultos e outra para crianças – abastecidas por água do mar. O local está equipado com solário, balneários, esplanada com serviço de atendimento, assistência de primeiros socorros, segurança e área para estacionamento.

O que visitar por perto:

Cada um leva da Levada do Caldeirão Verde uma experiência única, uma memória indelével da força e beleza da natureza. E talvez, apenas talvez, um pouco mais de respeito e admiração pelo pequeno paraíso que é a ilha da Madeira.

Na Madeira, o Pico Ruivo se ergue como um monólito, um desafio e um convite. Suas três trilhas, cada uma com sua própria personalidade, conduzem ao seu cume, onde a vista panorâmica de 1.861 metros de altura transforma a perceção do mundo.

O vulcão e o mar, numa dança milenar, deram vida às piscinas naturais de Porto Moniz. Aqui, entre rochas escurecidas e a transparência do mar, cada visitante encontra um pedaço de paraíso, um lugar para se conectar com a natureza e consigo mesmo.