Início Madeira

O que visitar em São Vicente, Madeira

São Vicente, vila que repousa no norte da ilha, acolhe-nos num vale de beleza que não se cansa de revelar-se, de tons verdes que se fundem com as marcas do poder vulcânico que um dia deu forma a esta terra. Saiba mais sobre a ilha com Locais A Visitar Na Madeira. E para um passeio informativo por Funchal, confira Visitar Funchal.

O concelho, composto por umas seis mil almas e três freguesias (Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente), parece estender-se no mapa como se quisesse ser vizinho de todos.

A leste temos Santana, a sul Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e Ponta do Sol, a oeste Porto Moniz, e a norte o atlântico.

O ex-libris, eco dum passado distante, são as grutas vulcânicas estendem-se sob a terra, recordando-nos que quase 900 mil anos se passaram desde a sua formação.

1. Grutas de São Vicente

Grutas de São Vicente

Junto ao parque de estacionamento gratuito que aguarda os visitantes, encontra-se a entrada que nos leva aparentemente ser outra dimensão, onde a natureza e a ciência dançam.

Quando abertas, somos conduzidos por galerias estonteantes onde a luz dança majestosa, como se quisesse guiar-nos por caminhos desconhecidos.

Também podemos descansar na cafetaria com vista para o vale, ou adquirir uma lembrança da visita na loja que a acompanha.

2. Igreja Matriz de São Vicente

Igreja Matriz de São Vicente

Quando nos aproximamos da Igreja Matriz de São Vicente, o exterior barroco não nos faz prever o que esconde por dentro.

Ao adentrar, as paredes, vestidas com azulejos azuis e brancos, contam-nos histórias, enquanto um teto barroco nos revela cenas bíblicas e santos padroeiros.

E lá está ele, São Vicente, abençoando a vila com mãos que parecem milagrosas. Para aqueles que apreciam a música, não percam o órgão de tubos do século XVIII.

3. Capelinha de Nossa Senhora de Fátima

Capelinha de Nossa Senhora de Fátima

A Capelinha de Nossa Senhora de Fátima, no topo do Pico da Cova, é um regalo para os olhos e um refúgio para a alma. É um local de culto mariano na região, inaugurado em 1931.

A torre ergue-se com distinção, portadora de um relógio mecânico cujo badalar ecoa por toda a freguesia, marcando o ritmo do tempo e as horas da vida. A subida à pequena capela é um percurso encantador.

4. Capela da Nossa Senhora do Calhau

Capela da Nossa Senhora do Calhau

No recanto da foz da Ribeira de São Vicente, onde as águas se encontram com o oceano, a Capela de São Vicente, também conhecida por Capela do Calhau, é um tesouro cravado na rocha.

 O cenário, enriquecido por uma ponte sobre a ribeira e a paisagem costeira das freguesias do Seixal e Porto Moniz, parece tirado duma pintura.

5. Praia de São Vicente

Praia de São Vicente

Praia de cascalho, onde as águas claras convidam os mais aventureiros, tornou-se popular entre os surfistas, mesmo sem vigilância ou infraestruturas de apoio.

Uma promenade de seiscentos metros, como um caminho traçado pelo homem, conduz-nos até à Baía dos Juncos, onde a costa rochosa e as ondas altas desafiam os mais audazes.

6. Cascata Água d’Alto

Cascata Água d’Alto

À beira da estrada costeira, ao lado do túnel de São Vicente, descobrimos um prodígio da natureza: a cascata Água d’Alto. Elevando-se até aos 150 metros, manifesta-se imponente trazendo água das alturas – é das mais altas da Madeira.

7. Onde Comer? Restaurante Caravela

Restaurante Caravela

O polvo à caravela é uma delícia, uma festa para o paladar. As porções, generosas, vêm acompanhadas de batatas cozidas, legumes a vapor e arroz.

Também nos aguardam pratos de carne saborosos e funcionários sorridentes, embora o barulho das cadeiras pesadas de madeira no chão de ladrilhos possa ser um incómodo.

Morada: Estrada Regional 101, São Vicente

Telefone: 291 842 814

8. Onde Ficar? Calamar Hotel

Calamar Hotel

A um passo da Praia de São Vicente, encontra-se o Calamar Hotel, casa de repouso com o azul do mar a perder-se de vista. Os aposentos são espaçosos e acolhedores, com secretária e televisão de ecrã plano para quem precisa saber do que se passa no mundo.

Tem ainda um bar, onde se pode degustar o que de melhor o vinho oferece, com vista para a piscina natural que convida a um mergulho.

9. Complexo Balnear de Ponta Delgada

Complexo Balnear de Ponta Delgada

Nas margens do Atlântico, encontra-se um refúgio para os que buscam a paz do mar. É o Complexo Balnear de Ponta Delgada, espaço onde a natureza mostra a sua face mais bela.

Com piscinas de água salgada, uma para os pequenos, outra para os grandes, e uma esplanada onde se pode saborear o melhor da gastronomia local. É um lugar onde a vida anda devagar.

10. Igreja de Bom Jesus

Igreja de Bom Jesus

Em Ponta Delgada, ergue-se a Igreja de Bom Jesus. Remonta aos tempos de Manuel Afonso de Sanha, escudeiro do Infante Dom Fernando, que mandou construir no século XVI uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, devoção que trouxe de Braga.

O tempo passou, e a capela foi reformada, até se tornar na igreja que vemos. Local de devoção, onde todos os anos, no primeiro domingo de setembro, se reúnem os peregrinos para celebrar a imagem milagrosa do Senhor Bom Jesus.

11. Miradouro do Cemitério da Boaventura

Miradouro do Cemitério da Boaventura

Lá em cima, na estrada que serpenteia as colinas, encontramos o Miradouro do Cemitério da Boaventura, lugar silente à sombra da Igreja da Boaventura. Aqui, uma mesa simples e dois bancos de madeira são um convite para sentar e mirar.

Olhar para os ilhéus que resistem bravamente que desafiam o mar. O maior deles, o Ilhéu do Porco, batizado com o nome da ribeira que o acaricia, impõe-se. O seu irmão, o Ilhéu Vermelho, mais discreto, leva no nome a cor da rocha que o compõe.

12. Miradouro de São Cristóvão em Boaventura

Miradouro de São Cristóvão em Boaventura

Mais a baixo, encontramos o Miradouro de São Cristóvão, onde a vista se perde na imensidão do horizonte. Logo ao lado, esconde-se um segredo saboroso, restaurante que leva o nome do lugar, o São Cristóvão, com todos os sabores típicos da Madeira.

O que Visitar perto de São Vicente

Miradouro do Véu da Noiva

Miradouro do Véu da Noiva

Uma cascata de trinta metros de altura despenha-se da montanha até ao Atlântico, formando uma cortina assemelhada ao véu das noivas.  A foz suspensa da ribeira de João Delgado entrega-se ao mar num espetáculo impressionante.

Piscinas Naturais de Porto Moniz

Piscinas Naturais de Porto Moniz

Na costa norte da ilha da Madeira encontramos as Piscinas Naturais de Porto Moniz, esculpidas naturalmente nas rochas. São vigiadas por salva-vidas o ano inteiro e orgulhosamente ostentam a bandeira azul. Um parque infantil e bar acrescentam encanto.

Casas Típicas de Santana

Casas Típicas de Santana

Os seus tetos de colmo recordam um tempo em que a ilha crescia portuguesa na época dos Descobrimentos. São mais do que estruturas, são pedaços de história, retratos duma época passada que acolhem os visitantes sem pedir nada em troca, exceto talvez a atenção.

Parque Temático da Madeira

Parque Temático da Madeira

O Parque Temático da Madeira, em Santana, surge como um testemunho vivo da história e tradição do Arquipélago da Madeira.

A entrada para o jardim é gratuita, podendo comprar bilhetes apenas para as atrações que deseja visitar. Destacamos, em especial, o pavilhão que oferece uma viagem de barco virtual pelas ilhas.

Taberna da Poncha

Taberna da Poncha

Transformou-se de uma modesta mercearia para um lugar de convívio e celebração, onde as histórias são contadas e descontadas à volta de copos de poncha da Madeira. O chão coberto de cascas de amendoim e os vestígios do antigo comércio no balcão revelam uma dança descontraída de tradição e informalidade.

Calhau da Lapa

Calhau da Lapa

Difícil de alcançar, mas um paraíso para os exploradores e amantes do mar. As águas cristalinas convidam ao mergulho e à natação. É um lugar a ser descoberto por aqueles que amam os destinos menos explorados.

Em Funchal

Teleférico do Funchal

Teleférico do Funchal

Transporta-nos em cabines suspensas em direção ao Monte. O teleférico inicia sua jornada com uma vista panorâmica sobre a capital madeirense, revelando gradualmente o tapete verde que caracteriza esta pérola atlântica. A ascensão torna-se um balé de paisagens que culmina na chegada ao Monte.

Monte Palace da Madeira

Monte Palace da Madeira

O Jardim Tropical abriga aproximadamente 100.000 espécies vegetais de todo o mundo, espalhadas por uma extensão de 70.000 m². Dentre a imensidão de plantas, destacam-se as cicas centenárias. É um lugar onde o exuberante e o histórico se entrelaçam.