Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Palmela

Palmela

Museu da Música Mecânica

  • Coordenadas: 38.621612, -8.861052

Em Pinhal Novo, 10 km para norte, avista o Museu da Música Mecânica, uma coleção privada e única de instrumentos de música mecânica – alguns com quase 150 anos.

Estes instrumentos tiveram a sua época de ouro no século XIX até aos princípios do século XX. A maioria dos instrumentos são oriundos de França, Alemanha e dos Estados Unidos da América. Luis Cangueiro tem mais de 600 peças colecionadas sem qualquer apoio.

Ao contrário da maioria dos museus onde se cultiva silêncio, aqui sobressai as notas das peças que foram ouvidas por várias gerações. Custa cerca de €5 e está aberto da parte da tarde (encerrado às segundas feiras).

 

 

Kartódromo Internacional de Palmela

  • Coordenadas: 38.578791, -8.828057

Para os adeptos de velocidade, a 10 minutos para este do castelo, pela M533, chega ao excitante Kartódromo Internacional de Palmela, moderno de circuito no seio duma fazenda.

Por €25 pode testar os seus dotes de condutor durante meia hora no excelente circuito de 1,2 km – é uma pista desafiante e com bons karts à sua disposição.

 

 

Moinho da Maré da Mourisca

  • Coordenadas: 38.528365, -8.803593

Continuando 10 km para sudeste, não tarda a chegar ao Estuário do Sado, donde fica o reabilitado Moinho da Maré da Mourisca, o último moinho de maré no Sado que funcionou por mais de dois séculos.

À sua volta, há vários caminhos por explorar, com grandes vistas do estuário em plena comunhão com a natureza.

Para as melhores oportunidades de fotografia, os observadores de aves precisam estar aqui entre outubro a fevereiro. O elegante flamingo é uma presença regular nesta região e pode medir até um metro e meio.

Flamingos
Flamingos

Se procura uma boa refeição aqui perto tem, a 1 km, o caloroso restaurante Pérola da Mourisca (rua da Baía do Sado 9).

  • Coordenadas: 38.531632, -8.811976

É um espaço tranquilo, com ótimas entradas e pratos bem confecionados. Os pimentos com pasta de sapateira é extremamente popular.

A poucos quilómetros, 10 minutos de carro para norte, tem o Montado Hotel & Golf Resort (urbanização do Golf do Montado).

  • Coordenadas: 38.570050, -8.802779

É um hotel de 4 estrelas, com piscina, spa, restaurante e um campo de golfe (18 buracos) desenhado por Duarte Sottomayor.

O buraco que se mais destaca é o 18, um par 3, com uma ilha verde. Os quartos do hotel são grandes, de belas vistas para o campo, com uma receção muito atenciosa.

 

 

Casa Ermelinda Freitas

  • Coordenadas: 38.635674, -8.694296

A 20 minutos, para noroeste, descobre a Casa Ermelinda Freitas, uma casa de mulheres fortes. Aqui nasceu Leonor Freitas, por entre vinhas e searas, e durante o seu reinado a empresa tornou-se numa das maiores produtoras do país.

A bisavó enviuvou cedo e mesmo assim aguentou a terra. Nesta altura, para além de fazer vinhos, faziam queijos, milho e batatas.  É uma casa que sabe receber bem.

O Syrah da Casa Ermelinda recebeu várias medalhas de ouro, mas o grande destaque surgiu em 2008 quando ganhou o concurso organizado pela associação Enólogos de França, Vinalies Internationales – em prova cega foi considerado pelos melhores como o melhor tinto do mundo.

A Dona Ermelinda Grande Reserva é outro vinho de grande qualidade, e recentemente lançaram o moscatel roxo.