Início Área Metropolitana de Lisboa

Palmela

Azeitão: Palácio da Bacalhoa

Para o interior, 15 minutos de Palmela (para mais info, veja Palmela o que visitar) pela N379, a campestre Azeitão (concelho de Setúbal) nos revela o Palácio da Bacalhoa.

  • Coordenadas: 38.526109, -8.991652

Edificado em 1480 por Dona Beatriz (mãe de Dom Manuel e bisneta de Dom Nuno Álvares Pereira) que governou a ordem de Cristo.

Mais tarde, no século XVI, é pertença do filho do Afonso de Albuquerque. Dom Manuel criticou a negligência de Albuquerque na evangelização da Ásia, mas após a sua morte compensou como podia o seu filho.

Afonso foi cavaleiro e guarda pessoal de Dom João II – função que não dava para descansar. Como 2.º Governador da Índia Portuguesa liderou diversas batalhas contra otomanos e árabes, assegurando o monopólio marítimo das especiarias.

É das figuras mais poderosas do século XVI, com grande orgulho de ser da ordem de Santiago. Não era só um grande militar, era muito letrado, sabia latim e lia os autores clássicos.

Afonso de Albuquerque
Afonso de Albuquerque

A visita guiada custa perto de €3 e inclui degustação dos vinhos: aqui se produz vinhos desde 1974. Por detrás do jardim avista as vinhas e as três torres que são o logótipo das garrafas de vinho produzidas aqui.

O vinho branco Catarina, é uma homenagem à portuguesa Catarina de Inglaterra (século XVII) – feito com a uva Chardonnay e Fernão-Pires.

A rainha Catarina introduziu o hábito inglês do chá das cinco, assim como o uso dos talheres e tabaco na corte inglesa – o bairro Queens (Nova Iorque) é uma homenagem à sua pessoa.

A 500 metros do Palácio do Bacalhoa, descobre o Hotel Club d’Azeitao (4 estrelas) com estacionamento gratuito, bar e piscina.

  • Coordenadas: 38.523927, -8.997192

É tranquilo, quartos rústicos e espaçosos. Os funcionários são simpáticos e oferece bom pequeno almoço.

Casa Museu José Maria Da Fonseca Vinhos

  • Coordenadas: 38.518309, -9.015355

A um par de quilómetros descobre a  Casa Museu José Maria Fonseca (século XIX), restaurada pelo arquiteto Ernesto Korrodi (início do século XX), suíço com vasta obra em Leiria.

Aqui funcionou o processo de engarrafamento da empresa, e ainda vê a 1.ª linha de engarrafamento comprada em Inglaterra (1850).

Pela mão de José Maria da Fonseca nasce a empresa que já vai na 7ª geração. O moscatel já existia na região, mas a empresa revolucionou o negócio e lidera a produção.

O Moscatel Roxo da Coleção Privada Domingo Soares Franco (enólogo e vice-presidente da empresa) é ótimo, funciona na perfeição com camarões ou então com uma sobremesa, chocolates, enfim com algo doce.

Para além do Moscatel, o vinho tinto Periquita (casta Castelão) tem algum estatuto entre os vinhos portugueses.

  • Coordenadas: 38.518562, -9.014979

Junto à Casa Museu descobre o colorido Chafariz dos Pasmados (século XVIII) de estilo barroco – diz a tradição que quem beber a sua água fica ligado à terra.

A 300 metros, pela rua José Augusto Coelho, tem a pequena Pastelaria Regional Cego, aberta ao público desde 1901.

  • Coordenadas: 38.516777, -9.018378

O 1.º dono era cego e na parte de baixo da casa vendia bolos e tortas grandes – a esposa era uma excelente cozinheira. Mais tarde, dedicaram-se só à pastelaria criando a pequena torta de azeitão feito à base de ovo.

Experimente o crocante bolo mémé, uma massa filo com requeijão de ovelha fresco e com um bocadinho de doce de ovos. Ou então o Amor de Azeitão: suspiro com uma amêndoa torrada no interior.

O que Visitar Perto de Palmela:

Para norte, tem Lisboa (35 minutos pela A2 – com trânsito normal) Sintra (50 minutos pela A2 e A37) e Cascais (50 minutos pela A2 e A5).

Para oeste, descobre Costa da Caparica (meia hora pela A2) e Sesimbra a 35 minutos pela N379.

Setúbal fica a 10 minutos pela N252, Troia a 40 minutos usando o ferry, Alcácer do Sal a 40 minutos pela A2, Grândola  a 50 minutos pela A2.