Açores Grupo Oriental Parte Ocidental de São Miguel (Açores)

Parte Ocidental de São Miguel (Açores)

Se estiver a visitar a região fora dos meses de Verão, o melhor é instalar a aplicação SPOTAZORES (IOS, ANDROID). Terá acesso a Webcams em tempo real e desde modo permite programar a sua estadia na Ilha de São Miguel a evitar as alturas de maior nevoeiro nesta região.

Acesso à Lagoa  – Coordenadas: 37.8267043,-25.7426403

De Ponta Delgada são cerca de 20 minutos de carro numa bela estrada regional para Nordeste até ao acesso da Lagoa das Empadadas – uma pequena subida culmina numa estrada de terra batida, de acesso fácil, até à lagoa rodeada por criptomérias.

A periferia da Lagoa, dividida por dois lençóis de água, é totalmente acessível por automóvel. No passado abastecia os fontanários de Ponta Delgada através dum aqueduto – hoje em dia um lugar idílico para testar os seus dotes fotográficos.

  • Coordenadas: 37.832502, -25.751831

Após passar pela Lagoa, no caminho avista o Aqueduto do Carvão, em plena simbiose com a natureza, conferindo-lhe uma aura especial. O primeiro aqueduto na ilha são do século XVI – a mando do Rei Dom Manuel. Originalmente de madeira foram substituídos por os de rocha basáltica no século XVIII.

  • Coordenadas: 37.836155,-25.75963

Vindo de Ponta Delgada para oeste para Sete Cidades vai notar sinalizações que assinam esta lagoa à sua direita, depois do belo aqueduto de pedra antiga.

Para aceder ao seu fabuloso Miradouro da Grota do Inferno, também conhecido como Miradouro da Boca do Inferno, entra no Portão da Mata do Canário (aberto nos dias úteis até às 15:00) – pode ir de carro ou a pé até a uma escadaria para aceder o miradouro de vistas assombrosas.

Se tiver bom tempo, avista quatro Lagos (Lagoa do Santiago, das Sete Cidades, do Canário e Lagoa Rasa).