Início A Leste de Faro

Cacela Velha (Algarve)

Duma falésia de frente para o estuário emerge a caiada Cacela Velha (Vila Real de Santo António) – lembrete de como Algarve (leia visitar o Algarve) era há meio século.

Fica a 5 km de Manta Rota e a 10 km de Cabanas. 

A pesca foi a principal fonte de riqueza e, nas últimas décadas, é um precioso destino turístico. Todavia, ainda hoje os pescadores locais fornecem peixe e frutos do mar aos restaurantes.

Cacela Velha

Escavações arqueológicas (realizadas em 2007) determinaram que na Cacela Velha ficava a Medina de Qast’alla Daraj, um centro islâmico da Gharb al-Andalus do século X.

No início do século VIII, o território de Portugal e de Espanha foi dominado por um rei tirânico Visigótico (Roderic). Sob as ordens do califa omíada, o corajoso Tariq bin Ziyad (donde vem a palavra Gibraltar) conquista quase toda a Península Ibérica – em apenas 7 anos.

Tariq Bin Ziyad por Azhar Abbas

Os nativos não choram a queda do “sangue azul” visigótico, porque com os muçulmanos as propriedade não eram confiscadas. Em vez disso, introduziram um sistema de taxação baixo e os locais prosperarem.

Bom, a prosperidade faz florescer movimentos artísticos: na literatura, pintura, decoração e música. Celebram a sua herança árabe e bérbere com um festival em meados de julho: Noites D’Encanto de comida, música, dança do ventre e incluindo souk (mercado tradicional).

Infelizmente, com o passar dos séculos, a situação deteriora-se e movimentos islâmicos fundamentalistas ganham poder. Os cristãos começam a reconquista.

Em Portugal, a região foi conquistada pelo barcelense Paio Peres Correia, mestre da ordem de Santiago em Portugal (sediada em Alcácer do Sal) – século XIII. Após esta conquista, são estabelecidas tréguas.

Porém, 7 cavaleiros são assassinados quando caçavam perto de Tavira muçulmana – inclusive o comendador da Ordem de Santiago de Castela.

Azulejos representando Paio Peres Correia no Mosteiro de Tentudia – Badajoz, Espanha

Paio Peres Correia, danado com a morte dos cavaleiros, leva a sua tropa para Tavira… Digamos que não foi bonito, uma barbaridade.

Hoje em dia, tem um par de simples cafés e restaurantes, uma bonita igreja e os restos dum forte, cercado por oliveiras, que nos brinda com vistas espetaculares sob a falésia.

Igreja da Nossa Senhora da Assunção

  • Coordenadas: 37.1570364,-7.5462

A requintada igreja matriz data do século XVI. Ereta sob um templo do século XIII (ainda conversa uma porta lateral gótica). É provável que esteja no lugar da antiga mesquita.

O templo é dedicado à Nossa Senhora de Assunção, sendo uma alusão à entrada da Virgem no céu – celebração com origem em Portugal. No interior descobre a bela imagem da Nossa Senhora da Assunção (século XVIII).

 O templo é reconstruído no século XVIII – após o terramoto de 1755.

Fortaleza dos Cavaleiros de Santiago de Cacela

  • Coordenadas: 37.157265, -7.545436

A 100 metros da Igreja, pela rua da cacela velha, chega à reformada Fortaleza dos Cavaleiros de Santiago de Cacela. Também conhecida como Forte de Cacela.

É o local dum castelo mouro que fazia parte da rede de fortificações que protegia o acesso à Tavira muçulmana. Aqui nasceu o célebre Abu Omar ibn Darrag (958), secretário da chancelaria do Califado de Córdova e reputado poeta.

Após a desintegração do Califado de Córdova, as dinastias mais fundamentalistas, Almorávida e Almóada, dão bom uso ao castelo nas suas lutas internas. 

Forte da Cacela Velha

Mais tarde, Paio Peres Correia utiliza-o como apoio logístico para conquistar não só Tavira, mas também Silves e Aljezur. Correia ainda ajudará Castela a conquistar Múrcia, Jaén e Sevilha. Depois, volta a Portugal para conquistar Faro e parte do oeste algarvio. 

A atual fortaleza data do século XVIII – severamente danificada pelo terramoto de 1755. Nos séculos XIX e XX foi muito negligenciada.

Numa posição imperiosa, oferece vistas deslumbrantes da Ria Formosa – é impossível ficar indiferente.

Praia da Fábrica

A praia no sul é uma delícia. Para chegar à tranquila Praia da Fábrica, siga as indicações para “Fábrica” pela EM1242, a oeste da aldeia, a 1 km (5 minutos de carro).

Aqui, um barqueiro nos acompanha à praia (diariamente no verão, mas apenas com bom tempo durante o resto do ano). Quanto a maré está baixa, é possível fazer a travessia a pé até à praia. 

Praia do Sítio da Fábrica
Praia da Fábrica

Com maré alta, usam-se as pequenas embarcações dos pescadores – por pouco mais de 1 euro. 

Praia do Sítio da Fábrica
Praia da Fábrica

A praia tem espaço para todos, de areia fina e águas mornas. Para a maioria das pessoas está entre as melhores que tiveram o prazer de desfrutar – não se esqueça do protetor solar.


Quinta da Ria/Cima Golf Course

A 10 minutos para oeste, pela EM1242, descobre o encantador Robinson Club Quinta da Ria Resort – célebre atração de golfe no Algarve. Aberto em 2008, foi o 1.º hotel de cinco estrelas da área.

  • Coordenadas: 37.1565605,-7.568589

Com 2 campos de golfe espetaculares, a Quinta da Ria e a-Terra um -Terra; campos de 18 buracos rodeado por paisagens inesquecíveis.

Robinson Club Quinta da Ria Resort

A pouco mais de meia hora do Aeroporto de Faro, o resort está perfeitamente integrado na Reserva Natural da Ria Formosa –  composto por uma linha de ilhas ao longo da costa e habitat para milhares de aves migratórias.

O que visitar perto de Cacela Velha:

Para este, surge Manta Rota e Altura, a 10 minutos pela EM1242 e EM1248. Monte Gordo, fica a 15 minutos de carro pela N125. Para nordeste tem a histórica Castro Marim – 20 minutos pela N125.

Para oeste fica Tavira, a 15 minutos. O Aeroporto de Faro dista 40 minutos pela A22.

Mais Artigos Sobre O Algarve: