Home A Oeste de Faro Alvor

Alvor

A pitoresca Alvor é perfeita para aqueles que desejam férias tranquilas no coração do Algarve; perto de Lagos e Portimão. Debruçada no estuário do rio de Alvor, nos brinda com lindas vistas para o sapal da Ria.

Não tem grandes monumentos ou vasto número de atrações, mas é charmosa, de ambiente familiar. A melhor época para a visitar é entre maio e setembro – tem pouco interesse visitá-la no inverno ou outono.

Foi o local dum pequeno porto romano. Mais tarde, povoação moura (Albur) – conquistada pelo Rei Sancho I (1189). Durante o século XIV, aprendeu a defender-se de piratas e corsários. Embora o terramoto de 1755 destruiu maior parte da vila, há resquícios do seu honroso passado na igreja matriz.

Igreja do Divino Salvador

  • Coordenadas: 37.131520, -8.594872

Na extremidade leste encontra a matriz Igreja do Divino Salvador, com a sua magnífica porta manuelina. Da torre tem excelentes vistas para o estuário.

O redor da igreja mantém o seu caráter tradicional, e o porto (mais a sul) é uma delícia adornada com os coloridos barcos e animados restaurantes.

O primitivo castelo fica a 350 metros, no centro da localidade e perto do mercado de Alvor que nos presenteia com muita variedade de produtos frescos (na povoação também descobre um supermercado pingo doce e intermarché).

Castelo de Alvor

  • Coordenadas: 37.129338, -8.593600

Escondido na estreitas ruas tem o ancestral Castelo de Alvor – data do povoamento mouro Albur. Era um importante ponto estratégico.

De modo que Dom Sancho I decide tomá-lo antes da capital regional dos mouros no Algarve – Silves. O castelo alberga o jardim infantil e restam apenas algumas secções da muralha.

A sua história é marcada como o local donde faleceu Dom João II (Príncipe Perfeito). Embora fosse guerreiro como o pai, foi sobretudo um hábil estratega e implacável para com deslealdade.

Dom João II
Dom João II

Foi o grande promotor do Caminho Marítimo para a Índia, mas não chegou a ver a sua visão concretizada, pois falece em 1495 e a missão só ficou preparada em 1497.

Reinou apenas 14 anos (já como príncipe guiava a expansão ultramarina com muita competência), forjando um futuro incrível para o pequeno reino.

Bom, podíamos continuar nesse tópico consigo, mas há que manter os níveis de energia e há muitos bons restaurantes a não desperdiçar. A cozinha portuguesa é das melhores do mundo e o Algarve é o local para desfrutar peixe e marisco fresco.

A 100 metros do castelo, para norte, descobre O Alcaide (Tv. do Areeiro 17): pequeno, charmoso, de qualidade e atendimento simpático – experimente a cataplana.

  • Coordenadas: 37.130003, -8.593169

Não muito longe, para oeste em direção ao estuário, surge outra boa opção no largo da ribeira 6 o Restaurante Arco da Velha, com excelente relação preço-qualidade. A comida é deliciosa (carne ou peixe) aproveitando os ingredientes frescos da região.

  • Coordenadas: 37.130492, -8.596026

A melhor opção fica a poucos metros do Arco da Velha no mesmo largo, o Zé Morgadinho, tradicional restaurante de peixe muito fresco, com carnes grelhadas, e, durante agosto, fica rapidamente lotado.

  • Coordenadas: 37.130402, -8.596389


Mais Artigos Sobre o Algarve:

1
2
3