Início Portugal Alentejo Alcácer do Sal (Alentejo)

Alcácer do Sal (Alentejo)

Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

Na cripta arqueológica do Castelo pode ver vestígios de várias civilizações que em períodos distintos povoaram a localidade; passando pela Idade do Ferro, pelo período romano e pela ocupação islâmica.

 

Igreja de Santa Maria do Castelo

  • Coordenadas: 38.372455, -8.512907

No interior das muralhas do Castelo, descobre a castiça igreja erguida pela ordem de Santiago, aquando da reconquista da cidade por Dom Afonso II (século XII) fica sob um templo pagão e a mesquita. No seu interior, o púlpito é suportado por um anjo.

 

Santuário do Senhor dos Mártires

  • Coordenadas: 38.372858, -8.520247

Na periferia da cidade, tranquila caminhada de 10 minutos do Castelo pela Rua Bom Jesus dos Mártires, encontra dos mais antigos templos cristãos em Portugal. Ao subir a torre tem uma bela vista do rio Sado e arrozais.

Nesta área já se enterrava pessoas desde a Idade do Ferro, inclusive objetos fenícios foram encontrados. Construído pela ordem de Santiago, século XIII, foi ampliado durante os séculos XIV e XVI. Alguns membros da ordem estão sepultados na capela.

O facto que mais surpreende a maioria das pessoas sobre os membros da ordem é que já no século XVI havia um cavaleiro de origem africana – João de Sá.

No quadro “Chafariz Del Rei” (Coleção Berardo – século XVI de artista estrangeiro desconhecido), pensa-se que está retratado o José de Sá (de cavalo no canto inferior direito).

A presença da cultura africana, de escravos e libertos, na cosmopolita Lisboa chocava os restantes europeus, ainda pouco habituados a esta influência.

Chafariz Del Rei

João de Sá nasceu no antigo reino do Congo (atual Angola, República do Congo e República Democrática do Congo) – na verdade, um império africano que surge no século XIV e que escraviza muitos dos seus inimigos africanos.

Foi libertado e passou a sua mocidade com os adolescentes príncipes portugueses. Em 1535 acompanhou um dos filhos de Dom Manuel I, Dom Luís, no Galeão Botafogo durante campanha vitoriosa contra a Túnis (Tunísia) Otomana.

O nome oficial do Galeão era São João Baptista, a embarcação mais poderosa da altura: 366 canhões de bronze e com capacidade para 600 mosqueteiros, 300 artilheiros e 400 soldados de espada – na proa tinha uma serra de aço a que nenhum navio resistia ao impacto em velocidade.

João de Sá casou com uma “moura branca” e o novo rei, Dom João III, declara-o “homem preto cavaleiro da minha casa”. Apesar disto, sempre emergiram observações racistas de certos nobres.

 

Cais Palafítico do Porto da Carrasqueira

  • Coordenadas: 38.412621, -8.757131

Na reserva do Estuário do Sado, a meia hora de carro da cidade pela N253, chega ao curioso Cais erguido nas décadas de 50 e 60 (século XX) na Carrasqueira, freguesia da Comporta.

Cada pedaço de madeira, mesmo que aparente ser irregular, foi colocado sabiamente para que os pescadores acedessem aos seus barcos.

 

Praia da Comporta

  • Coordenadas: 38.380708, -8.803472

A um quarto de hora do Cais Palafítico, pela N253 em direção à costa alentejana, chega à popular Praia da Comporta (já no concelho de Grândola).

Um belo areal, com todas as infraestruturas de apoio balnear, com bar e restaurantes – não se esqueça do protetor solar. De Alcácer do Sal à Praia fica a cerca de meia hora pela N253.

 

Barragem de Vale do Gaio

Barragem de Vale do Gaio
Barragem de Vale do Gaio
  • Coordenadas: 38.247633, -8.294850

Para um ambiente mais silencioso do país, dirija-se 30 km (de Alcácer do Sal) para Torrão, passando pela Barragem de Vale do Gaio (também conhecida por Trigo de Morais), que se situa no rio Xarrama (nasce a noroeste de Évora).

O Hotel Vale do Gaio borda do reservatório é uma agradável conversão do alojamento usado pelos engenheiros de barragens.

  • Coordenadas: 38.250194,-8.294667

O que visitar perto:

A costa alentejana

A costa alentejana se estende por mais de 150 quilómetros, da baía de Setúbal até ao Algarve ocidental. A maioria das praias são pouco desenvolvidas...

Península de Setúbal

  Cacilhas (Almada) A abordagem mais agradável para a península de Setúbal é tomar o cacilheiro de Cais do Sodré (Lisboa) até Cacilhas (Almada). O passeio concede...

Évora (Alentejo)

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.