Início Funchal

Monumento a João Gonçalves Zarco

O Monumento João Gonçalves Zarco foi construído para celebrar o grande navegador português do século XV. Para um guia da Madeira: O Que Visitar Na Madeira

É uma bela e imponente estrutura que se ergue orgulhosa e majestosamente no cruzamento da Avenida Arriaga com a Avenida Zarco, na cidade do Funchal, Madeira, Portugal.

Estátua João Gonçalves Zarco
Estátua João Gonçalves Zarco, Ilha da Madeira

      • Coordenadas: 32.647941, -16.909787

    Para mais informações sobre a cidade, Funchal visitar. Para um guia da ilha, leia Roteiro 3 dias Madeira.

    Esta homenagem, erigida em bronze ao passado glorioso de Portugal, reflete a grandiosidade do legado de Zarco, ficando próxima à Sé Catedral do Funchal.

    Foi erguido em 1914 pela Junta Geral do Distrito para celebrar a vida e obra de João Gonçalves Zarco, da autoria de brilhante escultor Francisco Franco, nativo da Madeira.

    A estátua ganhou a medalha de ouro na Exposição Ibero-Americana em Sevilha em 1929.

    Localização do Monumento a João Gonçalves Zarco

    Morada: Avenida Zarco, 9000-059 Funchal

    A estátua ergue-se com orgulho, lembrando-nos que Zarco foi uma figura preponderante na fixação de povoamentos na Ilha da Madeira.

    Nasceu no século XIV, Zarco era um homem decidido e corajoso, um líder de expedições para mares desconhecidos, que nunca haviam sido explorados. O objetivo de suas expedições era determinar se existia alguma terra além do que já conheciam, e, em simultâneo, expandir os horizontes dos navegadores portugueses.

    Dedicouse desde cedo à carreira marítima, assumindo muitas vezes o comando das caravelas que protegiam as costas do Algarve dos piratas magrebinos.

    Quando o Infante D. Henrique se empenhou nas grandes empreitadas de exploração marítima, foi dos primeiros a oferecerse.

    Durante o cerco a Tanger, foi condecorado com a honra de Cavaleiro pelo Infante. Além disso, é dito que foi o primeiro a utilizar com êxito armas de artilharia pesada numa embarcação.

    Atualmente, a sua linhagem é representada pelos descendentes dos Condes e Marquês da Ribeira Grande (São Miguel). 

    Tinha o destemor e o espírito de aventura necessários para superar os perigos associados.  Zarco foi um homem de grande visão e intrepidez, um verdadeiro pioneiro entre os portugueses da época.

    Após se aposentar das viagens, ainda contribuiu grandemente para a coroa portuguesa, servindo como um sábio conselheiro do rei e defensor dos direitos dos povoadores nas ilhas da Madeira. Foi nessa posição que ele viveu as suas últimas décadas, antes de partir deste mundo em 1471.

    Zarco deixou para trás um legado de coragem e determinação que é admirado até hoje.

    O que visitar perto do Monumento:

    Junto ao monumento fica o centenário Golden Gate Grand Café, um dos símbolos mais emblemáticos da cidade, famosa mesmo fora das fronteiras da Madeira.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, foi aqui que a elite artística da ilha se encontrava com a elite turística europeia, apreciando os deliciosos doces e bebidas oferecidos no local.

    Nas proximidades, também podíamos encontrar as adegas Blandy’s Wine Lodge, onde se podia provar o delicioso Vinho da Madeira.

    Não muito longe, encontramos magnífica Sé Catedral do Funchal, o Palácio de São Lourenço, com uma pequena exposição histórica, assim como a avenida do Mar, que nos leva à Marina e ao Museu CR7.

    Melhores Sítios a visitar na Madeira: