Início Madeira

Igreja Matriz de São Jorge, Madeira

Situada na freguesia de São Jorge, no município de Santana, encontramos o maior templo de estilo barroco na Madeira, a Igreja Matriz de São Jorge. Veja Madeira O Que Visitar para conhecer mais sobre a ilha e consulte O Que Fazer No Funchal para um guia prático de Funchal.

  • Coordenadas: 32.827318, -16.906985

Construída em 1761, a igreja é vista como a joia da coroa do património edificado de Santana.

A igreja foi desenhada por Diogo Filipe Garcês, um Mestre-de-obras reais, e construída sob a orientação do mestre Pedro Fernandes Pimenta. O exterior do edifício esconde a sua relevância, com uma fachada principal restrita, pouco habitual na ilha.

O verdadeiro esplendor da Igreja Matriz de São Jorge é revelado no interior do templo. Os conjuntos de talha dourada dos vários retábulos laterais e colaterais ostentam uma decoração exuberante, característica do estilo barroco. O apogeu decorativo da igreja é o retábulo sumptuoso da capela-mor, onde ainda se destacam as pinturas laterais, encaixilhadas por talha dourada.

A paróquia é a mais antiga da região norte, estabelecida em meados do século XVI, com sede na capela de São Jorge. O templo original ficava perto do mar, sob uma rocha. Numa noite de Natal, com a igreja cheia de fiéis, a rocha desabou sobre o templo.

Alguns elementos da antiga construção foram recuperados, como os pináculos de estilo gótico tardio e um painel de azulejos de tradição mourisca, do final do século XVI.

O que visitar por perto:

Perto de Santana, começa a Levada do Caldeirão Verde, o pulsar da ilha parece especialmente forte. Talvez seja a proximidade do coração verde de Madeira, talvez seja o espírito aventureiro dos que desafiam a trilha.

No Pico Ruivo, cada caminho leva a uma experiência única. Seja pela trilha desafiadora do Pico do Arieiro, pela acessível Achada do Teixeira ou pela longa e solitária encumeada, a recompensa é a mesma: uma vista de tirar o fôlego, a 1.861 metros de altitude.

A Vereda do Pico Ruivo é mais do que uma trilha, é uma aventura de 2,8 quilómetros rumo ao topo de Madeira. A subida íngreme é um convite à superação, num percurso que desvenda paisagens deslumbrantes, da vegetação exuberante às falésias imponentes, num cenário de tirar o fôlego.

A Ponta de São Lourenço é uma ode à resiliência da natureza. Cada pedra, cada planta, cada criatura que habita este lugar é uma prova viva do triunfo da vida sobre as adversidades, da capacidade de se adaptar, evoluir e sobreviver.

Em São Vicente, o subsolo da Madeira abre-se em grutas, desvendando a história geológica da ilha. Aqui, onde a lava fluiu em direção ao mar, o tempo deixou a sua marca em túneis e câmaras que revelam a força e a beleza da natureza.

Nas piscinas naturais de Porto Moniz, a lava vulcânica moldou-se em forma de abraço ao mar, criando uma piscina natural de mais de 3.800 metros quadrados. O toque do sol, a carícia do mar, e o embalo suave das ondas tornam este lugar um paraíso.

Também pode estar interessado em:

Complexo Balnear do Calhau de São Jorge

Igreja Barroca de São Jorge