Início Madeira

Igreja Matriz de Santana, Madeira

A Igreja Matriz de Santana do século XVI, eleva-se como um farol na pitoresca e encantadora geografia do norte da Ilha da Madeira. Confira O Que Visitar Na Madeira como guia da ilha e encontre informações sobre a capital em Funchal O Que Visitar.

  • Coordenadas: 32.806140, -16.880517

Lá dentro, entre as sombras e o silêncio sagrado, o altar-mor ostenta um retábulo de talha dourada.

E no centro, como um coração pulsante, uma tela evoca a presença de Santa Ana e São Joaquim, guardiões celestes e sussurros de fé.

Esta veneração, imersa na tradição sagrada da Igreja Católica e celebrada a cada 26 de julho.

É um canto de amor aos pais da Virgem Maria, avós de Jesus Cristo, e um reflexo da devoção que permeia a ilha da Madeira.

Nas entranhas da iconografia religiosa, Santa Ana desponta como mestra e guia da Virgem Maria, ensinando-lhe a decifrar o alfabeto da vida, os mistérios da sabedoria e do conhecimento.

Morada

Rua de Santa Ana 5, 9230-126 Santana

Mapa

São Joaquim, em sua figura venerável, é retratado como um homem sábio e barbudo, portador do livro e do cajado, emblemas de sua autoridade espiritual, a guiar os passos daqueles que o seguem.

Da semente lançada do século XVI, a paróquia de Santana brotou desprendendo-se dos braços da paróquia de São Jorge.

E desde então tem sido a âncora de fé e devoção dos que anseiam pela comunhão com o divino.

Contudo, o tempo e suas marés implacáveis, impeliram a igreja a renascer em diversas reconstruções, pouco restando de seu traçado primordial.

 A sacristia migrou do lado norte para o sul, em busca de um abrigo mais seco e propício para a guarda das alfaias, e foi então que a sineira se ergueu altaneira.

A dada altura, o soalho outrora firme sucumbiu, forçando os fiéis a trazerem molhos de murta como aconchego para os joelhos em prece.

E assim, uma comissão nasceu, com o propósito de arrecadar fundos e reconstruir a igreja.

O que visitar por perto:

O Miradouro do Guindaste é um refúgio sereno situado na freguesia do Faial. Aqui, os olhos contemplam o vasto oceano a se encontrar com a costa norte

Não podemos esquecer do Pico Ruivo, a montanha mais alta da Madeira. Caminhar entre nuvens é sempre maravilhoso. As trilhas estão bem cuidadas, mas desafiadoras em alguns pontos.

A Vereda dos Balcões, caminho escondido no coração da Madeira, é um convite a perder-se no verde luxuriante da floresta Laurissilva.

Aqui, os pássaros cantam entre as folhas. Ao chegar ao Miradouro dos Balcões, o olhar se encontra com a majestosa cordilheira central.

Emoldurado por montanhas majestosas e um verde intenso, o percurso pedestre Levada do Caldeirão Verde (PR9) revela-se como um trilho mágico

. O desfecho é a cascata do Caldeirão Verde, onde a água cristalina cai sobre uma lagoa fria.

O Miradouro da Portela, em Santo da Serra, é um refúgio sublime que se debruça entre o Porto da Cruz.

Com 6 km de extensão, a trilha sinuosa Ponta de São Lourenço nos leva por paisagens fascinantes, onde a vegetação se adapta às condições adversas do vento e do solo rochoso.

A encantadora Praia de Machico é refúgio idílico que nos convida a desfrutar de momentos de lazer. Conta com uma variedade de facilidades que a tornam ainda mais atraente.

Também pode estar interessado em: