Início Madeira

Miradouro do Ninho da Manta

Numa curta caminhada pela Vereda do Areeiro (PR1), das trilhas mais famosas da Região, encontrámos o Ninho da Manta. Veja O Que Visitar Na Madeira para um guia da ilha e obtenha informações sobre a capital em O Que Visitar No Funchal.

  • Coordenadas: 32.738828, -16.933297

As nuvens que nos envolvem, flutuando serenamente, nos fazem sentir como se caminhássemos no topo do mundo.

Apesar de estarmos a uma altitude de 1818 metros, é um local movimentado e popular. É uma maravilhosa caminhada para queimar o pãozinho do pequeno-almoço.

Ninho da Manta
Ninho da Manta

Este espaço recebeu o nome Ninho da Manta, por ser o local de nidificação da ave de rapina conhecida na Madeira como Manta. Nos Açores, é conhecido como Milhafre.

Use calçado confortável e roupas quentes, já que aqui a temperatura é mais fria e é ventoso.

Recomendamos chegar ao Ninho da Manta antes do nascer do sol para desfrutar das vistas espetaculares.

 Nesta altura, a neblina envolve as montanhas criando um cenário mágico e misterioso.

Ninho da Manta

Como Chegar do Funchal?

Saindo do coração de Funchal, vá em direção ao norte seguindo pela estrada regional 103.

Prepare-se para um percurso de aproximadamente 20 km, o que dá mais ou menos uns 35 minutos de viagem até ao estacionamento do Miradouro do Pico do Arieiro.

Para quem vai à Madeira, a melhor opção é alugar um carro para explorar a ilha à vontade. Além disso, sai mais em conta do que andar de táxi ou fazer passeios turísticos organizados.

Mapa

Vistas do Miradouro do Ninho da Manta

A caminhada leva cerca de 25 minutos. A majestosa paisagem é governada pela rocha.  

Ninho da Manta
Ninho da Manta

Frequentemente coroadas com nuvens, oferecendo um cenário místico à cordilheira central. Também observámos São Roque do Faial e o vale da Fajã da Nogueira.

Nessa região, a freira da Madeira também constrói aqui os seus ninhos. Não se parece, de todo, com a Manta.

Ninho da Manta
Ninho da Manta

É uma ave marinha fofinha, medindo cerca de 30-35 centímetros de comprimento. Predominantemente cinza-escuro, faixa branca na barriguinha e uma manchinha branca em forma de meia-lua atrás do olho.

É rápida, muito rápida, mergulhando em águas profundas.

Após contemplar a vista do Ninho da Manta, pode aventurar-se pela longa trilha que liga o Pico do Areeiro e termina no ponto mais alto da Madeira: Pico Ruivo (1862 metros).

Onde Comer?

Junto ao parque de estacionamento, temos a Cafeteria do Pico Arieiro. Não é o melhor restaurante da Madeira, mas super conveniente para tomar um pastelinho.

A dúzia de minutinhos de carro, temos a Casa de Abrigo do Poiso, na estrada regional 103. Aqui, comemos bem! Experimente a espetada regional. Vai adorar! Para reservas: Telefone: 291 102 171.

Abrigo do Poiso
Abrigo do Poiso

O que visitar por perto:

Entre montanhas imponentes e vegetação verdejante, o Levada do Caldeirão Verde (PR9) se desdobra como um trilho mágico pontuado por túneis e abismos.

O Pico Ruivo, entre as montanhas madeirenses, eleva-se como a mais alta. Há diversas opções de excursões para explorar esse imponente cume.

A Vereda dos Balcões, nos convida ao encontro com a floresta Laurissilva num percurso sereno e cativante. Nessa trilha a natureza se revela encantadora.

No Miradouro do Guindaste, temos dois passadiços de vidro se estendem sobre as águas, desafiando os visitantes a flutuar sobre elas e abraçar a beleza que a paisagem proporciona.

O Miradouro da Portela é convite à reflexão e ao encantamento que a Madeira oferece. Os olhos perdem-se no horizonte, num encontro apaixonado com a paisagem.

A Ponta de São Lourenço é, sem dúvida, uma preciosidade da Ilha da Madeira, pedaço de terra cuja figura se dista da restante ilha.

Para sul, a maravilhosa Praia de Machico se revela, cercada por outros locais de interesse, como a Praia do Caniçal e a Marina do Quinta do Lorde Resort.

Também pode estar interessado em: