O Jardim Municipal do Funchal, perto da Avenida Arriaga, ocupa uma área de 8.300 metros quadrados, donde outrora ficava um Convento de São Francisco.
Pode ser visitado gratuitamente a qualquer momento. Existem muitos caminhos que se cruzam – indo e voltando pelo parque a partir de várias entradas.
Imagens do Jardim



- Coordenadas: 32.647721, -16.911431
Possui uma área de lazer com um lago com cisnes, patos, um café e um anfiteatro onde decorrem vários tipos de eventos culturais.
Para conhecer mais sobre o Funchal, clique O Que Fazer no Funchal. Para as principais atrações na Madeira, veja O Que Visitar Na Madeira.
Localização do Jardim Municipal, Funchal
Morada: Rua Ivens 11, 9000-050 Funchal
Telefone: 291 241 495
O Jardim é um verdadeiro oásis no coração do Funchal, repleto de uma grande variedade de plantas, ideal para passear à sombra e fazer uma pausa ao sol madeirense.
Depois de algumas horas de caminhada no Funchal, é sempre bom fazer uma pausa nos espaços verdes.
Um pouco de História
Um convento franciscano foi erigido aqui, no terceiro quartel do século XV e manteve se até ao terceiro quartel do século XIX. Ainda resta um brasão, em mármore, do século XVII, com as armas dos Franciscanos e de Portugal.
Em 1885, a Câmara Municipal concluiu este espaço verde, rebatizou-o de Jardim Municipal e mais tarde J. Dona Amélia em homenagem à segunda esposa do imperador brasileiro D. Pedro I.

Amélia de Leuchtenberg viveu na ilha devido à doença da filha, que sofre menos sintomas com o clima ameno da Madeira. Residiu na Quinta Angústias (Quinta Vigia, atual residência oficial do Presidente da Madeira).
Tragicamente, sua filha faleceu e a mãe visitou o túmulo de sua filha todos os anos no dia 4 de fevereiro. Dona Amélia financiou a construção de um hospital no Funchal.
Flora do Jardim, Funchal
Os 8.300 metros quadrados do jardim estão repletos de magníficas flores, árvores da Madeira e espécies tropicais de todo o mundo.
Na primavera, é marcado pela cor dos lindíssimos cravos de burro e dos goivos que cheiram tão bem.
É muito frequente a presença dourada das flores das Tituanas, que contrastam com as flores lilás dos Jacarandás no jardim, especialmente em abril e maio.
A flora da Macaronésia (ilhas da Madeira e das Canárias) está muito bem representada com a árvore Til (Ocotea foetens), a espécie de maior porte da floresta Laurisilva.
Durante todo o ano floresce o Clerodendro-vermelho indígena da África tropical. Ainda do continente africano, no jardim podemos destacar a Erythrina lysistemon da África do Sul.
A maior árvore tem origem na Austrália: o pinheiro-da-damara. Enfim, a lista de plantas e flores das regiões tropicais e subtropicais é imensa – imperdível para os amantes da natureza.
O que Visitar Perto do Jardim Municipal
Mesmo ao pé do jardim tem o Blandy’s Wine Lodge. A curtíssima distância:
- Quinta Vigia, Sé Catedral do Funchal
- Museu de Arte Sacra do Funchal,
- Mercado dos Lavradores
- Museu CR7
Blandy’s Wine Lodge é o local perfeito para descobrir o Vinho Madeira. A família Blandy é única de todos os fundadores originais do comércio de vinho da Madeira.
Os jardins são bonitos e cheios de pássaros exóticos. O edifício é do século XVI e é atualmente a residência oficial do Governo Regional da Madeira.
A Catedral do Funchal é um local obrigatório para quem visita à cidade. A grande e bela igreja remonta a 1493. A catedral alberga também uma série de obras de arte importantes.
Museu de Arte Sacra do Funchal
O Museu de Arte Sacra do Funchal é uma visita obrigatória para qualquer pessoa interessada na história e cultura de Portugal.
Está localizado no antigo Palácio Episcopal, fundado em 1594 por D. Luís Figueiredo de Lemos. As coleções de pinturas, esculturas, joias e vestimentas abrangem cronologicamente os séculos XV a XIX.
É dos mais antigos e melhor conservados museus em Portugal.
O Mercado dos Lavradores, no centro do Funchal, foi inaugurado no dia 24 de novembro de 1940.
Este projeto foi concebido por Edmundo Tavares e é atualmente das atrações mais visitadas no Madeira. Com grande variedade de frutas frescas, vegetais, peixe e outros produtos locais.
Cristiano Ronaldo nasceu na Ilha da Madeira e agora tem um museu onde guarda todos os seus troféus.
O museu chama-se Museu CR7, e é um ótimo local para visitar se for um fã de futebol. Está localizado no porto do Funchal, ao lado do Hotel Pestana CR7 Funchal.
Melhores Sítios a visitar na ilha:
Também pode estar interessado em: