Início Funchal

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra do Funchal situa-se no histórico Paço Episcopal do Funchal que Dom Luís Figueiredo de Lemos fundou em 1594.

Aqui encontra grande parte da história da Ilha da Madeira. Fica bem situado bem no centro da cidade, com entrada pela Rua do Bispo.

  • Coordenadas: 32.649465; -16.908722

Para conhecer os melhores locais a visitar na cidade, clique madeira funchal turismo. Para mais informações sobre a ilha clique o que visitar na madeira.

Localização do Museu de Arte Sacra

Morada: Rua do Bispo 21, 9000-073 Funchal

Foi planeado pelo mestre de obras reais Jerónimo Jorge. Na altura trabalhava nas fortificações da cidade do Funchal, nomeadamente no Forte de São Tiago.

Preço de Entrada no Museu

  • A entrada no Museu de Arte Sacra do Funchal custa três euros por adulto.
  • Para Portadores de cartão jovem custa €1.5.

O museu abriu ao público em 1 de junho de 1955. É composto por coleções de pinturas, esculturas e ourivesarias a partir século XV. O grande destaque da coleção é a pintura flamenga dos séculos XV e XVI.

 

Contactos

Telefone: (+351) 291 228 900

Coleção

No conjunto escultórico do Museu de Arte Sacra, sobressai a virgem com o menino, uma obra notável, oferecida por Dom Manuel à igreja de Machico. É de talha Dourada e policromada da Escola flamenga.

No andar superior iniciamos a visita à pintura flamenga, considerada das melhores da Europa.

Este património valiosíssimo resulta do açúcar produzido na Madeira no século XVI, que motivou intenso intercâmbio comercial entre a Madeira e a Flandres.

O açúcar era caríssimo na Europa e parte da riqueza foi investida na arte flamenga, das mais importantes na altura.

Das pinturas mais antigas é a de São Jorge e Dragão (século XV).

Segundo a lenda, os habitantes de Selem (Líbia) forneciam sacrifícios para apaziguar o dragão. O dragão torna-se cada mais exigente e começa a exigir sacrifício humano.

Neste momento trágico, S. Jorge apareceu oferecendo-se para lutar contra o dragão e assim salva Silene deste terror.

Outra pintura muita interessante é o “Encontro de S. Joaquim e Santa Ana junto da Porta Dourada”, primeira metade do século XV, que nos vem da igreja da freguesia da Madalena do Mar.

Há quem veja nas personagens desta pintura a representação física do cavaleiro de Santa Catarina Henrique Alemão e a senhorinha Anes com quem casou quando chegou a madeira após o desastre da Batalha de Varna (1444).

Segundo uma lenda, o rei Ladislau III partiu para a Terra Santa após perder para os otomanos em Varna (Bulgária) e torna-se Cavaleiro de Santa Catarina na Terra Santa.

Recentemente, foi descoberto nos arquivos da Ordem dos Cavaleiros Germânicos de Santa Maria de Jerusalém uma passagem de 1472 declarando que o rei  Ladislau reside nas “ilhas de Portugal”.

O que visitar perto do Museu

Apenas 500 metros em direção à zona velha encontra o exótico Mercado dos Lavradores. É um ótimo local para comprar produtos frescos, está aberto todos os dias das 9h às 18h.

Para sul, 200 metros, temos mais história na Sé Catedral erguida a mando de Dom Manuel I. No interior tem verá teto deslumbrante, dos melhores em Portugal.

Para este, 500 metros, descobrimos as Adegas Blandy’s Wine Logde e o vinho da madeira: fortificado, açucarado, com sabor rico que combina bem com queijo, nozes e frutas secas.

Outros Museus imperdíveis no Funchal:

Museu CR7

No Museu CR7 é-nos contada a história do futebolista português Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro e onde se encontram todos os seus troféus. Fica à beira-mar junto à marina.

MAMMA – O Museu de Arte Moderna da Madeira (Museu de Arte Moderna na Madeira)

Abriu as suas portas em 2021, localizado no centro na Estrada Monumental, a zona hoteleira mais famosa da cidade.. O museu possui cerca de 300 obras, que estão em constante atualização.

Museu Quinta das Cruzes

O Museu Quinta das Cruzes é uma importante instituição cultural do Funchal e as suas coleções oferecem aos visitantes um vislumbre das artes decorativas portuguesas e europeias a partir do século XV

Casa Museu Frederico Freitas

A Casa-Museu Frederico de Freitas, de proporções imponentes e cor avermelhada marcante, é presença marcante na íngreme Calçada de Santa Clara no Funchal. O museu alberga uma importante coleção de arte portuguesa dos séculos XV a XIX, bem como uma valiosa colecção de mobiliário, cerâmica e cristais. A casa foi construída no século XVII pelo rico comerciante português Frederico de Freitas e é um belo exemplo da arquitetura madeirense. O museu está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 18h.

Também pode estar interessado em:

Melhores Museus na Madeira

Melhores Sítios a visitar na Madeira: