Início Madeira

Sociedade dos Engenhos da Calheta

O Engenho Da Calheta é um museu que mergulha os visitantes no mundo da produção de cana-de-açúcar. Logo à entrada, o espaço é acolhedor e o aroma doce do rum paira no ar. Saiba tudo sobre a Madeira em O Que Visitar Na Madeira. E tem um guia detalhado do Funchal em Visitar Funchal Centro.

Somos recebidos com um sorriso caloroso da equipa e convidados a embarcar numa viagem inesquecível pela história desta fábrica de rum, datada de 1901.

  • Coordenadas: 32.722786, -17.177349

Morada

Avenida D. Manuel I 29, Lombo Do Doutor

Este local histórico é um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar da Madeira e, apesar de estar em pleno funcionamento, é também um museu vivo que destaca a antiga maquinaria centenária e o processo de produção que se mantém fiel aos métodos tradicionais.

  • Telefone 291822118
  • email: engenhosdacalheta@sapo.pt

Mapa

Horário:

Todos os dias, das 10:00 às 18:30.

Preço

A entrada é grátis.

Ao passear pelo espaço, somos transportados no tempo. Aprendemos as várias etapas do processo de laboração, desde a colheita até à destilação, onde o suco da cana é transformado em rum de elevada qualidade.

A loja interna oferece bebidas produzidas e doces regionais, com destaque para os melhores bolos de mel da Madeira que são produzidos aqui.

Pudemos experimentar a famosa poncha e diversos cocktails que são feitos com o rum produzido aqui e ficamos encantado com os sabores doces de mel, baunilha e café que diferenciam este produto.

O Engenho da Calheta é um lugar incrível para aprender sobre a história da produção de açúcar na Madeira e experimentar algumas das melhores bebidas produzidas na ilha.

No século XV, a Madeira teve no açúcar a sua principal riqueza. Era comercializado para mercados tão distantes quanto o Mediterrâneo e o Norte da Europa. No entanto, a competição da cana-de-açúcar do Brasil, no século XVI, provocou o declínio desta atividade econômica.

Foi então que o cultivo da vinha foi a escolha. Contudo, no final do século XIX, a cultura da cana-de-açúcar voltou a florescer, surgindo os primeiros engenhos de destilação de aguardente de cana-de-açúcar na ilha.

O que Visitar por perto:

O município culmina na encantadora Praia da Calheta, um recanto tranquilo e protegido, ideal para repousar sob o sol abrasador e mergulhar nas águas cristalinas do oceano.

A Matriz do Espírito Santo na Calheta é um templo datado do século XVI. Possui um teto notável no estilo mourisco, semelhante ao da Catedral do Funchal, e um deslumbrante sacrário com ornamentações requintadas de prata, uma oferta do Rei Dom Manuel I.

Não muito distante, em Ponta de Sol, a deslumbrante Cascata de Anjos é um espetáculo magnífico para os turistas, que se juntam para admirar a queda de água que corre ao lado da estrada regional e se mistura com o mar.

A Levada do Moinho é um trilho pitoresco que oferece vistas incríveis da fauna e flora locais, culminando numa nascente que forma uma deslumbrante cascata.

Continuando para leste, a Fajã dos Frades é uma praia de seixos situada ao lado de uma encosta elevada, que garante uma experiência mágica com um pôr do sol inesquecível.