Início Madeira

O que visitar em Caniçal Madeira

Caniçal, vila piscatória de antigos e sábios homens do mar, tem o seu nome gravado nas canas esguias que, um dia, pontuaram a sua orla costeira, sendo, desde há muito, instrumento de referência para a pesca. Quer explorar a ilha? Veja O Que Visitar Na Madeira. Para um tour completo de Funchal, use O Que Visitar Na Madeira Funchal.

Por capricho humano e necessidade, aqui foi erguida a popular Zona Franca da Madeira. Tem no horizonte a Ponta de São Lourenço, uma lança de terra que se estende pelo oceano, atraindo os olhares de quem visita à ilha.

Caniçal

Museu da Baleia

Museu da Baleia

E é assim que, no meio das serranias, nos surge o Museu da Baleia da Madeira, guardião de memórias, de vidas e ofícios antigos. Nas suas salas, veem-se utensílios de outros tempos, instrumentos rudes, ainda assim delicados, que contam histórias de vivências passadas, de um povo que caçava os gigantes do mar.

É uma instituição singular, que alberga modelos de baleias e golfinhos em tamanho real, e filmes estereoscópicos em 3D.

Das entranhas dos cachalotes, homens extraíam riquezas diversas. Os toucinhos e ossos eram prensados para dar origem ao óleo, líquido precioso que lubrificava engrenagens de máquinas industriais e servia à indústria química. Nas águas da Madeira, este óleo também movia motores de barcos e carros, alimento para o rugir das máquinas.

As mandíbulas e os dentes dos cachalotes, por outro lado, eram matéria-prima para a arte.

Caniçal, cenário do filme Moby Dick, de John Huston, viu o seu nome gravado na sétima arte. Durante as filmagens, Gregory Peck juntou-se aos locais para aprender como caçavam os cachalotes. Agora, a costa é uma reserva marinha, um santuário para as baleias outrora caçadas.

Praia da Ribeira de Natal

Praia da Ribeira de Natal

A Praia da Ribeira do Natal, encravada entre montanhas férteis e o mar, tem uma beleza ímpar. Aqui, as pessoas encontram refúgio sob espreguiçadeiras e guarda-sóis, numa ampla área para banhos de sol. Com parque de estacionamento. 

Na época balnear, tem vigilância e um bar de apoio. É um lugar para encontrar a paz, para sentir o para se perder e encontrar-se no tempo.

Onde comer em Caniçal? MaréAlta – Peixe & Mariscos

MaréAlta – Peixe & Mariscos

No coração de Machico, perto do mar que bate e recua, ergue-se uma marisqueira, simples, com uma esplanada que celebra o Atlântico.

Ali, o peixe e o marisco são tão frescos que parecem ter sido roubados ao mar. As lapas, tenras e suculentas, chegam à mesa regadas com manteiga e salsa.  O Bolo do Caco não pode faltar à mesa: crocante e delicioso.

E, entre tantas maravilhas do menu, é a barriga de atum que se destaca. Chega à mesa fumegante e aromático.

No final da refeição, a tarte de maracujá, evocando doçura madeirense. Os empregados, sempre simpáticos, como fossemos convidados de honra.

Morada: Largo da Praça

Telefone: 291607126

Zona Franca da Madeira

Zona Franca da Madeira

Inconfundível na paisagem urbana de Caniçal, ergue-se a Zona Franca da Madeira, ímpar instrumento de desenvolvimento económico em Portugal.

Este parque industrial, moderno e amplo, repousa ao lado do Porto do Caniçal, como se fossem velhos colegas de trabalho.

Aqui, quase cinquenta empresas, provenientes de horizontes diversos, operam num regime de exceção, pagando somente 5% de imposto sobre os lucros. Um tributo mínimo, mas que resulta anualmente em dezenas de milhões para os cofres do Governo Regional.

O Porto de Caniçal, sempre fiel ao seu destino marítimo, ganhou uma nova relevância com o advento da Zona Franca Industrial da Madeira, transformando-se num porto mais aberto ao mundo,

As artérias que ligam este local ao resto da ilha, são uma vantagem inestimável, a 8 km do aeroporto internacional da Madeira.

Levada do Caniçal

Levada do Caniçal

A Levada do Caniçal, com seus aproximadamente quatro quilómetros de extensão, serpenteia a encosta como um rio de pedra realizado por mãos humanas em tempos idos. Desperta-se, da sua margem, uma vista privilegiada sobre a do Caniçal.

Tem início perto do túnel da estrada antiga que liga Machico ao Caniçal, passagem secreta entre dois mundos. E percorre o sul da ilha entre como um fio que une dois destinos.

Desfilam diante dos nossos olhos vistos magníficos de Machico. E, à medida que avançamos, descobrimos a paisagem rural desenhada por mãos calejadas. Terminamos o passeio em Machico.

Prainha do Caniçal

Prainha do Caniçal

O nome já diz tudo, Prainha do Caniçal, pequena praia onde a natureza parece ter caprichado. Perto da Ponta de São Lourenço, quase escondida, encontramos areia natural de origem vulcânica, como se a terra quisesse lembrar-nos de que o fogo moldou estas paisagens.

Por entre os guarda-sóis e espreguiçadeiras, as pessoas desfrutam do sol e do calor, parecendo que o mundo lá fora não existe.

Há um serviço de restauração, para que a fome não atrapalhe o prazer de estar na praia. Há zona de balneários porque a civilização tem as suas necessidades. E há parque de estacionamento.

Capela da Nossa Senhora de Piedade

Capela da Nossa Senhora de Piedade

No século XVII, à mercê das vagas altas e dos ventos, marinheiros em apuros lançaram o seu clamor aos céus.

Ergue-se ali, no monte que primeiro testemunhou o seu regresso, uma capela singela, tributo à Santa que lhes concedeu a dádiva da vida.

Lá do alto, onde o sussurro do mar se funde com o zumbido do vento, somos presenteados com a vista deslumbrante da costa nordeste da ilha.

A capela repousa a poucos passos da pequena Prainha do Caniçal. E mais além, ergue-se o Quinta do Lorde Resort, Hotel & Marina, um recanto de luxo e conforto.

Onde Ficar em Caniçal? Quinta do Lorde Resort – Marina

Quinta do Lorde Resort

Ergue-se um refúgio de luxo, de tranquilidade e conforto – a Quinta do Lorde Resort. É um resort cinco estrelas, onde a arquitetura se harmoniza com a paisagem e o Atlântico serve de pano de fundo.

Aqui, desfrutámos do requinte de uma aldeia madeirense, onde cinco edifícios se dispersam entre jardins verdes, ligados por caminhos de pedra de calçada.

As acomodações, espaçosas e dotadas de ar condicionado, acolhem os visitantes. As varandas, que se abrem para o mar, convidam a contemplar o oceano. Os sabores da Madeira são celebrados em dois restaurantes e num snack-bar.

Ponta de São Lourenço

Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço, extremidade mais oriental da Madeira, estende-se por nove quilómetros, como um dedo esguio que aponta ao horizonte. Só parte dela se abre ao passo humano; os derradeiros trechos são ilhéus.

Ali, o mar murmura segredos às falésias, confidências ouvidas somente pelo atento Miradouro da Ponta do Rosto. O encontro entre o penhasco e o oceano é de uma impressionante solenidade.

No alvorecer, o dia ergue lentamente o véu e derrama sobre a terra uma luz dourada, banhando tudo. O olhar estende-se até à ilha do Porto Santo, um ponto distante no horizonte, enchendo a alma de mar e infinito.

Vereda da Ponta de São Lourenço

Vereda da Ponta de São Lourenço

Iniciamos a Vereda da Ponta de São Lourenço na Baía d’Abra, desbravando a península até alcançar o Cais do Sardinha. Um caminho que se desenrola durante duas horas e meia. O percurso é fácil, mas sob o calor, como se nos abraçasse com um manto invisível.

Ao chegarmos à Casa do Sardinha, sentimo-nos como conquistadores de terras selvagens. Mais abaixo, o Cais da Sardinha encanta-nos com as suas águas reluzentes. Deslumbrámo-nos com a vastidão do oceano, embalados pela brisa salgada.

O que visitar por perto de Caniçal:

Miradouro do Pico do Facho

Miradouro do Pico do Facho

No norte de Machico, repousa o Miradouro do Pico do Facho, erguendo-se sobre a terra como um vigia silencioso. Dali, o olhar contempla o vale de Machico, os picos da ilha e a Ponta de São Lourenço, um panorama amplo.

 O nome do miradouro remonta aos tempos em que um facho (fogueira) ardia no local, prevenindo a população de possíveis incursões.

Praia de Machico

Praia de Machico

Em Machico, a praia é um retiro à beira-mar. Importada de Marrocos, a areia torna-a uma raridade na ilha. Nas suas margens, o conforto dos banhistas é cuidado com instalações bem pensadas: sanitários imaculados, chuveiros que refrescam e estacionamento.

Aquaparque da Madeira

Aquaparque da Madeira

Em Santa Cruz, surge o Aquaparque da Madeira, um reino de água e alegria. Com capacidade para acolher mais de mil almas, o espaço brilha com piscinas lúdicas, water-slides. Para os mais pequenos, a “aqualândia” infantil promete um dia repleto de risos e brincadeiras, onde as horas correm tão velozes quanto a água dos escorregas.

Miradouro da Portela

Miradouro da Portela

Ombreira que une o Porto da Cruz a Machico, de onde a vista alcança a vastidão da área este e norte da Ilha da Madeira.

Este miradouro emoldura a Penha d’Águia, que, com seus quase 600 metros, é sentinela inabalável na fronteira entre Machico e Santana.

Sob o céu, alguns aventureiros experimentam a liberdade de voar em parapente, mergulhando na paleta rica das cores da vegetação, do mar e do firmamento.

Piscinas de Porto da Cruz

Piscinas de Porto da Cruz

Nas águas límpidas, duas piscinas, uma para os grandes e outra para os pequenos, acolhem os banhistas em seus regaços frescos. Para seu conforto, infraestruturas de apoio estão à disposição: balneários, duches e casas de banho, sempre mantidos em perfeitas condições.

Para o paraíso, basta um fato de banho, uma toalha e algumas moedas no bolso.