Início Madeira

Igreja de São Salvador, Santa Cruz

Visitamos a Igreja de São Salvador do século XVI em Santa Cruz, uma das mais belas e interessantes da Madeira. Para atividades no Funchal, clique Lugares A Visitar Funchal. Saiba mais sobre a ilha em Madeira O Que Visitar

Igreja São Salvador
  • Coordenadas: 32.688276, -16.792378

 

Há muito tempo, havia aqui uma pequena capela. Era onde os primeiros habitantes se reuniam para celebrar as festas religiosas. Mas a capela era pequenina e muitos ficavam de fora, sem entrar.

Mesmo assim, celebravam com devoção e à chuva se necessário. Eram outros tempos.

O “novo” templo é construído por ordem rei Dom Manuel I, quase uma cópia da Sé do Funchal, mas em menores dimensões.

Mapa

A construção foi um verdadeiro desafio, e não se sabe ao certo quem foi o arquiteto: o grande suspeito é o talentoso Diogo Boitaca (primeiro autor das obras no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa).

Em todo o caso, resistiu às intempéries, invasões piratas e às mudanças políticas. Neste sentido, representa bem a identidade dos madeirenses.

O padroeiro? O próprio Cristo, já que a igreja é dedicada ao São Salvador.

Em São Salvador há a compreensão de que somente Jesus Cristo nos pode salvar da condenação e nenhum santo pode realmente prometer isto. A própria Santa Cruz é uma referência a Cristo, nomeadamente à cruz da sua crucificação.

Em todo o caso, a igreja é muito bonita. A torre sineira ergue-se como uma sentinela adormecida, coroada com a cruz de Cristo.


No interior, sentimos uma atmosfera tranquila e acolhedora. O silêncio só é quebrado pelo som dos nossos passos e pelo sussurro das orações.  

Admiramos as três naves, separadas por colunas esculpidas com motivos vegetais e animais. O teto, de madeira pintada, ostenta desenhos geométricos, florais, e no centro a figura de Cristo, enfim, muito bonita!

Na nave lateral, do lado do Evangelho, vemos túmulo dos Spínolas, família de ascendência italiana e comerciante de açúcar.

Durante os séculos XV e XVI, o açúcar era um produto de luxo e o seu consumo reservado à nobreza e aos ricos.

O cultivo da cana-de-açúcar na Madeira era tão lucrativa que inicialmente só se focava nisto. Foi o Infante Dom Henrique, Governador da Ordem de Cristo, que ordenou a plantação da cana de açúcar na Madeira.

Túmulo de João de Freitas

E na capela-mor está o túmulo de João de Freitas. É o fundador do município de Santa Cruz.  

Freitas foi um valente cavaleiro da casa do Duque Dom Diogo, Mestre da Ordem de Cristo (sucessores dos templários em Portugal).

Dom Diogo morre jovem, pelas próprias mãos do então Rei Dom João II (seu primo), porque Diogo tinha um plano para o assassinar.

Dom João II foi um grande estratega que empurrou Portugal para a sua época dourada. Mas, na altura, era visto como um tirano pelos grandes nobres que queriam maior independência do poder centralizador do rei.

Dom Manuel I, irmão mais novo de Dom Diogo, tornar-se-á o novo Mestre da Ordem de Cristo.

Entretanto, João de Freitas é enviado como parte das forças portuguesas para defender as difíceis praças portuguesas no Norte de África.

Estava sempre em inferioridade numérica contras as forças do Islão que insistiam em expelir os portugueses… Até o clima do Norte de África era hostil quanto mais guerreiros muçulmanos resolutos na fé.

Quem ficaram felizes por vê-lo foram os portugueses em África. Reconheceram-no como muito valente e torna-se homem de confiança de Dom Manuel I quando se torna rei.

Ao retornar para Portugal em 1511, João de Freitas foi agraciado com um cargo importante: Recebedor da Fazenda na atual Santa Cruz, campos férteis onde prosperava o lucrativo “ouro branco”.

O que visitar por perto:

Há várias atrações turísticas nas proximidades que podemos considerar visitar. Uma delas é o Aquaparque da Madeira, parque aquático para toda a família. Visite o mercado municipal de Santa Cruz, onde encontramos produtos frescos locais e artesanato.

Outros sítios interessantes por perto:

Igreja Matriz do Caniço ostenta uma arquitetura interessante, exemplo notável da transição entre o barroco e o rococó. Foi recentemente restaurada.

A Praia das Palmeiras é uma praia de calhau rolado em Santa Cruz. É muito popular no verão com duas piscinas (adultos e crianças).

A praia de areia dourada Machico é das praias mais conhecidas na Madeira. É muito tranquila, limpa. Machico foi a primeira cidade da Madeira.

Na Ponta da Oliveira temos um penhasco que oferece belas vistas panorâmicas sobre o mar. É um ponto de mergulho popular entre julho e outubro.

A Ponta de São Lourenço é uma extensa península situada no extremo leste da Ilha da Madeira, próximo ao Caniçal. Deslumbrante e selvagem. Tem que ir lá!

Também pode estar interessado em: