Início Madeira

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Machico

Estão prontos para embarcar numa viagem ao passado? Falámos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Machico na Madeira. Visite O Que Visitar Na Madeira para informações sobre a ilha e consulte Visitar Funchal para um guia de Funchal.

  • Coordenadas: 32.718827, -16.766081

Morada

Alameda Dr. António Teixeira de Oliveira nº1, 9200-107 Machico.

Foi construída no século XV pela família do primeiro capitão-donatário da ilha: Tristão Vaz Teixeira.

A padroeira é a Nossa Senhora da Conceição,um título mariano que se refere à imaculada concepção de Jesus no ventre de Maria.

A festa litúrgica de Nossa Senhora da Conceição acontece no dia 8 de dezembro.

Tem uma fachada simples, sóbria. No campanário, sinos tocam nas horas e celebrações.

Mapa

A característica marcante é a porta gótica graciosamente arqueada com 3 pequenas colunas de mármore.  

Por cima, observamos a rosácea delicadamente entalhada.

No interior, o teto é decorado com caixotões que exibem escudos.

Possui 3 capelas A mais antiga é dedicada a São João Batista, erguida pelo filho de Tristão Vaz Teixeira, apelidado “Tristão das Damas”.

A capela dos Reis Magos, por sua vez, foi construída pela filha do Tristão, a Dona Branca Teixeira (tinha o mesmo nome da mãe).

Por fim, a capela do Espírito Santo foi edificada pelo funchalense Sebastião de Morais no século XVI. Foi bispo do Funai (Tóquio, Japão).

O Dom Manuel I fez várias doações à igreja: O sino, capaz de acordar até os mais preguiçosos, o órgão que enchia a igreja e as colunas de mármore que enfeitam o pórtico lateral.

O dourado altar mor é uma joia barroca (século XVII).

Um Pouco de história

Este templo nasce sobre a pequena Capela dos Reis Magos (1425) por pedido da filha de Tristão: Branca Teixeira. E por isto não tem o brasão da coroa real na fachada.

Em 1419, os portugueses desembarcaram pela primeira vez na Madeira.

Curioso. Capela dos Reis Magos. E eram três os que lideravam a expedição: Tristão Vaz, João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.

Em todo o caso, eram jovens, muito jovens. Tristão tinha só 23 anos e Zarco 25.

Eram a nova geração de Portugal, contemporâneos de Nuno Álvares Pereira que se retira para o Convento do Carmo em Lisboa (1423).

Eram “empreendedores de capa e espada”!  

Dispostos a assumir riscos, aceitando as limitações do conhecimento e da tecnologia da época, em busca de recompensas e novas oportunidades.

Não podemos dizer que o lucro era a única motivação, mas havia esta componente. Afinal, Zarco já se aventurava como corsário antes de se tornar um cavaleiro respeitado.

São escolhidos pelo Infante Dom Henrique para testar um novo sistema territorial: capitanias com o direito de explorá-las em autonomia.

Foi um tremendo sucesso.

Tristão é retratado como “assaz ardido”, que não recuava diante nenhum desafio.  Assaz ardido é uma expressão que significa muito corajoso”ou muito destemido.

Tristão Vaz Teixeira

Quando naquele tempo dizem “assaz ardido” estamos quase a falar duma “espécie” diferente de Homem.

Anos depois, um fidalgo mal informado tomou de “liberdades” com uma das filhas do Tristão.

Meteu-se com o homem errado e Tristão castrou-o.

Mas não previu bem as consequências do seu ato.

Como capitão do Infante, tinha privilégios, mas a “punição” foi vista como exagerada. Afinal, na época, umas chibatadas resolviam a situação.

Perdeu todos os seus direitos e levou anos a ser perdoado pelo novo rei.

Na praça central de Machico, em frente à Igreja Matriz, observamos a estátua de Tristão Vaz Teixeira. Feita em bronze pelo talentoso artista Pedro Anjos Teixeira. Tristão usa a vestimenta típica da época com uma pose confiante.

O que visitar por perto:

Na região de Machico há várias atrações turísticas e atividades a desfrutar. Eis algumas opções:

Capela do Senhor dos Milagres: a 500 metros temos o local onde ocorreu a primeira missa na Madeira em julho de 1419.

Praia de Machico: Uma praia de areia amarela e calhau (pedras arredondadas), que oferece uma área de banhos protegida e comodidades como espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Mais para norte, a Praia da Maiata, é ideal para o surf. O areal negro, com areia preta e calhau, contrasta com a água cristalina e as montanhas verdes.

No entanto, a Praia da Maiata não possui infraestruturas de apoio ou vigilância, preservando sua atmosfera natural.

Forte de Nossa Senhora do Amparo: forte histórico oferece uma vista panorâmica de Machico e do Atlântico. Construído no século XVIII como parte das defesas da ilha contra-ataques de piratas e corsários.

Ponta de São Lourenço: Na extremidade leste da Madeira, com paisagens deslumbrantes e únicas, caracterizadas por formações rochosas e falésias impressionantes.

Também pode estar interessado em: