Início Madeira

Miradouro do Farol da Ponta do Pargo

Com uma vista de cortar a respiração, o Miradouro do Farol da Ponta do Pargo é um local singular. Para mais atrações da Madeira: O Que Visitar Na Madeira. Para um guia do Funchal, veja Funchal O Que Fazer.

Emoldurado pelo mar azul-turquesa e pelas formações rochosas que circundam a área, é um ponto de observação que alimenta a alma.

A paisagem circundante é repleta de pontos de interesse, como o fascinante sítio das Achadas da Cruz.

  • Coordenadas: 32.813928, -17.262673

O caminho para aqui chegar é fácil, mas tenha atenção à medida que nos aproximamos das falésias majestosas que cercam a área. O estacionamento é gratuito.

Morada

Ponta da Vigia, Ponta do Pargo

Mapa

Farol da Ponta do Pargo

Com seu olhar vigilante sobre o oceano, o farol da Ponta do Pargo ergue-se altivo no topo da arriba. Construído em 1922, com uma pequena torre de apenas 14 metros de altura, mas a 312 metros de altitude.

Ponta do Pargo

É uma referência inconfundível na costa durante o dia. Durante é a sentinela da costa, alertando os viajantes para os perigos do oceano e guiando-os para porto seguro.

Ao subirmos até ao topo, uma experiência sensorial é desencadeada. As janelas abrem-se, e o brilho do sol incide maravilhosamente no cristal do farol.

Museu do Farol

Para além das imponentes arribas que acolhem o farol, há ainda a oportunidade de visitar um museu que abriu portas neste milénio(2001). A entrada, situada na lateral, contempla a história de todos os faróis da ilha.

Horário:

Segunda a sexta, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:30.

Telefone:

291 882 125

Na exposição do museu, encontramos uma variedade de itens relacionados aos faróis da Madeira, incluindo fotografias e documentos históricos.

No início, o farol da Ponta do Pargo foi equipado com uma fonte luminosa a petróleo em seu início, e posteriormente eletrificado com a introdução de motores de rotação.

Hoje em dia, é um local importante para a navegação e popular para desfrutar de um pôr do sol deslumbrante.

Portugal inaugurou o seu primeiro farol no século XVI, na torre do Convento de São Francisco, no Cabo de São Vicente, e há atualmente oito faróis no arquipélago da Madeira. Existem 8 Faróis no Arquipélago da Madeira.

O farol mais antigo conhecido foi construído durante o Reino Ptolomaico entre 280 e 247 a.C. sido considerado uma das sete maravilhas do mundo.

Esse farol, que ficava na ilha de Pharos de frente para a Alexandria, deu origem ao termo “Farol”.

O que Visitar por Perto:

Os amantes de vistas incríveis têm destino certo na costa oeste da Madeira. O Farol da Ponta do Pargo compete com outros mirantes deslumbrantes, como o pertíssimo Miradouro do Fio, o do Teleférico das Achadas da Cruz, o Miradouro da Garganta Funda e o Miradouro do Véu da Noiva.

O planalto do Paúl da Serra, a 1500 metros de altitude, oferece panoramas fabulosos. A Praia da Ponta do Sol, a Praia da Calheta e a Cascata dos Anjos são paradas imperdíveis rumo ao Funchal.

Também pode estar interessado em: