Início Madeira

Miradouro da Garganta Funda

A Cascata da Garganta Funda, também conhecida como Miradouro Garganta Funda, fica na parte mais ocidental da Madeira, em Ponta do Pargo, Calheta. É um verdadeiro espetáculo da natureza, capaz de despertar até o mais taciturno entre nós.

Para explorar mais pontos turísticos da Madeira, recomendamos O Que Visitar Na Madeira. Caso queira conhecer melhor Funchal, leia Funchal O Que Fazer.

Quando Visitar o Miradouro?

Para apreciar a cascata em toda a sua glória, o melhor momento para visitá-la é durante os meses de inverno e principio da primavera.  Após intensas chuvas, ganha vida e enche os nossos olhos e ouvidos com a sua beleza singular.

No entanto, durante os meses de verão, a cascata pode ficar completamente seca ou com apenas um pequeno fio de água.

Como Chegar do Funchal ao Miradouro da Garganta Funda

Para chegar à impressionante Cascata da Garganta Funda do Funchal, é necessário percorrer cerca de 1 hora de carro, mas vale a pena.

Seguimos pela Via Rápida (VR1) no sentido Ribeira Brava e, em seguida, pela Via Expresso (VE3) no sentido Calheta. No final da VE3 pegue a primeira saída em direção à Estrada Regional 101.

Entre Ponta do Pargo e Achadas da Cruz, encontrará sinalizações que irão guiá-lo até a cascata.

Caso se distraia com a beleza da paisagem, não se preocupe. Pergunte pelo caminho até ao empreendimento turístico da Herdade do Pedregal. Há sempre alguém disposto a orientá-lo.

Mapa

  • Coordenadas: 32.819174, -17.247111



A Experiência

A partir deste local, é necessário caminhar por cerca de 10 minutos pela Vereda da Garganta Funda, um percurso que segue por um caminho de terra batida, até chegarmos ao Miradouro.

No fim, deparámo-nos com um pequeno mirante aos pés da majestosa cascata de 140 metros de altura e o poço formado pela água em queda livre.

Cascata da Garganta Funda

De pé ao pé da cascata, o som da água ecoa pelas paredes rochosas se mistura com os ventos fortes criando uma atmosfera selvagem e imponente. É como uma batida de tambor, ecoando pela encosta.

Ao longe, avistámos ao longe o farol da Ponta do Pargo, adicionando um toque de charme à paisagem. Ao final do dia, torna-se uma silhueta contra o céu colorido, perfeito para testar os seus dotes fotográficos.

Características da Vereda da Garganta Funda

A caminhada tranquila leva apenas cerca de 25 minutos, mas o suficiente para nos transportar para um mundo natural intocado.

Certifique-se de calçar sapatos que lhe proporcionem equilíbrio no terreno irregular e, por vezes, escorregadio, como um par de sapatilhas resistentes ou botas de caminhada.

O início do percurso situa-se no Caminho do Pedregal e está claramente marcado, sem grandes declives ou riscos de acidentes.

À medida que nos aproximamos do miradouro, o coração começa a bater mais. E então a recompensa surge diante de nós: à esquerda, a majestosa cascata, parecendo um chuveiro de proporções épicas e, à direita, o imponente Atlântico.

Quanto Tempo Demora?

É um percurso de 1,2 km que faz em 25 minutos (Ida e Volta).

Nível de Dificuldade

Fácil

Outras trilhas com cascatas na Madeira que lhe pode interessar:

Levada das 25 Fontes

Levada e Cascata do Risco

Levada do Alecrim

Levada do Caldeirão Verde

Alguma Dica de Último Minuto?

Devido à sua localização na encosta exposta a ventos marítimos, esteja atento a possíveis rajadas de vento.

Crianças pequenas requerem vigilância constante, pois há risco de queda.

Devido à íngreme inclinação do terreno, é recomendado o uso de calçado com boa aderência.

Em todas as caminhadas, é essencial ter água e alimento.

Para os amantes de fotografia, é altamente recomendado realizar o percurso pedestre por volta do pôr do sol.

O Que Visitar por Perto

Após apreciar o esplendor do Miradouro Garganta Funda, é hora de descobrir outros lugares fascinantes na costa oeste da Madeira.

 Faça uma visita ao Farol de Ponta do Pargo, um lugar mágico onde é possível contemplar uma vista incrível do oceano Atlântico.

 Se quiser ver outras vistas deslumbrantes, não deixe de passar pelo Miradouro do Fio, bem próximo.

Se a caminhada o deixar com fome, experimente aqui deliciosos pratos de carne no O Forno, um dos melhores restaurantes de carnes da Madeira.

Aproveite também para explorar a encantadora praia de calhaus das Achadas da Cruz, que pode ser alcançada através dum teleférico com uma vista deslumbrante dos penhascos circundantes.

Na costa noroeste da Madeira, descubra as famosas piscinas naturais de Porto Moniz.

Também pode estar interessado em:

 Miradouros da Madeira