Início comida-Madeira

Casa de Abrigo do Poiso

Num recanto encantado, onde o tempo estagna e desafia o passar das horas, encontramos a Casa de Abrigo do Poiso. Explore a ilha em O Que Visitar Na Madeira. Saiba sobre Funchal em O Que Fazer No Funchal.

Circundada pelas montanhas altaneiras da ilha e imersa na floresta laurissilva, esta casa presenteia o visitante com o melhor da gastronomia madeirense.

  • Coordenadas: 32.712348, -16.887992

Como Chegar do Funchal?

Para se aventurar rumo à Casa de Abrigo do Poiso, partindo do Funchal, navegamos para o norte pela Estrada 103.

A travessia, de aproximadamente 13 km, dura cerca de meia hora e nos conduzirá à esquerda, para um pequeno estacionamento que aguarda a nossa chegada.

De autocarro, o caminho até a Casa de Abrigo do Poiso faz-se através dos autocarros 129 e 56 que serpenteiam até a este refúgio.

A estação Poiso, o ponto de paragem mais próximo, encontra-se a meros passos de distância.

Mapa

Contactos e Morada

Morada: Estrada Regional 103, Poiso, Camacha 9135-140 Santa Cruz Via Pico do Arieiro

Telefone: 291 102 171

Ambiente

Ao transpor a soleira da Casa de Abrigo do Poiso, somos inebriados pelo perfume das ervas frescas e carnes a grelhar, numa sinfonia olfativa que nos arrebata.

 O espaço, acolhedor e rústico, ostenta mobiliário de madeira e de vimes que dialoga perfeitamente com a envolvência natural.

Parece que adentramos uma cabana de montanha, porém, imbuída dum toque madeirense.

 As chamas na lareira dançam e crepitam, num bailado incandescente – cenário ideal para uma bebida quente e envolvente.

Comida – Menu

A singeleza das iguarias, em contraste com a magnífica paisagem que envolve este recanto, é uma ode à simplicidade autêntica.

 O Picado Regional, joia da ilha, apresenta suculentos cubos de carne de vaca, temperados com alho, manteiga e louro, num prato que arrebata o paladar.

Acompanhado de batatas fritas crocantes, torna-se numa experiência inolvidável.

Deixe-se enfeitiçar pela espetada regional e milho frito da Casa de Abrigo do Poiso! O perfume envolvente das espetadas a grelhar consegue fazer crescer água na boca.

Uma prova de como a simplicidade e sabor podem coexistir num prato harmonioso. Degustamos em silêncio, de olhos fechados, entregues ao prazer da experiência.

Mas atenção, após esta degustação, dificilmente outras espetadas serão tão irresistíveis…

O bolo do caco na Casa de Abrigo é digno de reverência. Caso desconheça, este é um pão achatado e macio, oriundo da Madeira, e na Casa de Abrigo, tratado com a devida deferência.

Este pão delicado, com um toque adocicado, desfaz-se na boca, deixando um rasto de júbilo.

E, a poncha, tão refrescante quanto a brisa marítima de Câmara de Lobos, é um deleite.

O aroma fresco do limão recém-espremido mescla-se ao paladar do rum, enquanto o mel adiciona um toque de doçura subtil – sinfonia líquida capaz de despertar os sentidos mais adormecidos.

Preço

O preço, tal enigma, por vezes nos leva a desembolsar pequenas fortunas por refeições que mal saciam.

Noutras ocasiões, somos presenteados com sabores inestimáveis por quantias modestas. A Casa de Abrigo do Poiso é a epítome de que excelência gastronómica não requer valores exorbitantes.

O preço médio pago por pessoa? €25.

Serviço

Foi uma experiência encantadora, verdadeiro bailado dos sentidos. Os funcionários, atenciosos e extremamente simpáticos, teceram o ambiente com sorrisos e gestos dedicados.

Contudo, em momentos de maior efervescência, a escassez de mãos conduz a um atendimento menos ágil. Como um instrumento menos afinado, impacta toda a orquestra.

Conclusão

Se anseia por um acolhedor recanto no interior montanhoso, onde o rústico e o calor da lareira se abraçam, a Casa de Abrigo do Poiso é o seu destino.

Enveredando por caminhos e caminhadas na Madeira, não deixe de mergulhar neste refúgio montanhês.

O que Visitar por perto:

Em Ponta de São Lourenço, o extremo oriental da Ilha da Madeira desvenda paisagens singulares e imponentes, panoramas que se espraiam pelos flancos norte e sul da ilha.

No Miradouro da Portela, entre Porto da Cruz e Machico, o olhar se estende num abraço cúmplice com a majestosa Penha d’Águia que se ergue, separando Machico e Santana.

Do Miradouro do Guindaste, na foz da Ribeira do Faial, desfrutamos dum espetáculo deslumbrante da costa norte da Madeira.

O olhar desvenda Faial até à Ponta de São Lourenço e, em dias de boa visibilidade, a ilha do Porto Santo.

Praia de Machico, essa praia de areia amarela artificial enlaçada na baía de Machico, também conhecida como Praia da Banda d’Além, encanta com sua serenidade.

Machico oferece uma panóplia de atividades, como observação de baleias, mergulho, windsurf e a visita ao Miradouro do Pico de Facho.

A Levada dos Balcões é um trilho fácil de 3 km (ida e volta), com duração prevista de 1h30, que nos conduz ao Miradouro dos Balcões.

Dali, os olhos deleitam-se com a cordilheira central da ilha, incluindo o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo.

A Levada do Caldeirão Verde é um trilho de dificuldade média, mas longo: 6h30.

Inicia-se na Casa de Abrigo das Queimadas, atravessando a floresta Laurissilva e segue a levada histórica do século XVIII até ao lago do Caldeirão Verde.

Também pode estar interessado em:

REVER GERAL
Comida
9
Serviço
7.2
Ambiente
8
casa-de-abrigo-do-poisoNo palco da tradição madeirense, a Casa de Abrigo do Poiso desfila com orgulho os sabores típicos da ilha. Com estrelas como o bolo do caco e a espetada regional, o menu é um banquete autêntico culinária local. O cenário acolhedor e rústico, tece um véu de serenidade e encanto.