Início Funchal

Praça do Município do Funchal

  • Coordenadas: 32.649465, -16.908722


A Praça é o local mais emblemático de Funchal. À nossa volta estão edifícios históricos de prestígio:

  • Paço Municipal (século XVIII);
  • Museu de Arte Sacra, no Palácio Episcopal (século XVI);
  • Igreja de São João Evangelista do século XVII

Na sua área central, encontra-se um espaço pedonal pavimentado de ondas escuras e claras, com uma bela apresentação de contrastes.

O fontanário, situado no centro da Praça, ostenta uma espiral adornado com o brasão de armas da cidade e outros símbolos nacionais.

A Praça funciona frequentemente como um espaço cerimonial, especialmente durante a época natalícia, com exibições de luz, concertos e apresentações, além de oferecer admiráveis panorâmicas das montanhas circundantes.

Para mais informações sobre o Funchal, leia O Que Visitar Funchal. Para um guia da Madeira, veja O Que Visitar Na Madeira.

Morada: Praça Município – Funchal, Código Postal de 9000-072 até 9004-512

Paços do Concelho

Os Paços do Concelho do Funchal é o majestoso edifício que abriga a sede da administração municipal da cidade.

 Sua construção remonta a 1758, por iniciativa do Conde de Carvalhal, um abastado proprietário madeirense que, apesar da riqueza, levava uma vida simples e ajudava os mais necessitados.

Envolvido com as ideias liberais e tendo participado do conflito miguelista, ele teve de buscar refúgio na Inglaterra quando a Madeira foi invadida pelas forças miguelistas.

Conde do Carvalhal

A mais famosa propriedade do Conde é a herdade do Palheiro Ferreiro, atualmente conhecida como Palheiro Gardens, Palheiro Golf e Hotel Quinta do Palheiro Ferreiro.

Em 1883, o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal e adaptado para abrigar os Paços do Concelho.

Praça do Município do Funchal em 1942

Na década de 40 do século XX, o edifício passou por importantes remodelações, ocasião em que vários prédios e muros foram demolidos, ampliando a praça e dando lugar ao fontanário.



Igreja de São João Evangelista e Colégio dos Jesuítas

O Colégio Jesuíta do Funchal foi concluído em 1619. Era o maior edifício da Ilha da Madeira, e serviu como Colégio Jesuíta até 1759.

Após a expulsão dos jesuítas, toda a documentação sobre a estrutura desapareceu…

Desde então, o edifício tem sido usado como uma série de estabelecimentos de ensino, e agora como a reitoria da Universidade da Madeira.

A fachada do edifício exibe o líder da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, e a igreja anexa, também conhecida como Igreja de São João Evangelista, tem uma rica decoração com frescos, mármore, vitrais e um belo altar.

Os jesuítas tinham como objetivo criar escolas rigorosas e propagar as crenças católicas nos territórios das novas descobertas. Rapidamente, se tornaram a mais dedicada instituição do Papado e da Igreja Católica.

Museu de Arte Sacra do Funchal

O Museu de Arte Sacra do Funchal é uma instituição dedicada à preservação de obras de arte notáveis.

Localizado no histórico Paço Episcopal, fundado por Dom Luís Figueiredo de Lemos em 1594, abriu ao público em 1955.

A coleção inclui pinturas, esculturas e ourivesarias a partir do século XV, com destaque para a pintura flamenga dos séculos XV e XVI, resultado do intercâmbio comercial entre a Madeira e a Flandres durante a época da produção de açúcar na Madeira.

Uma das obras mais interessantes é o “Encontro de S. Joaquim e Santa Ana junto da Porta Dourada”, uma pintura do século XV vista como uma representação física de personagens históricas na Madeira.

A entrada custa €3.

O que visitar perto:

Mercado dos Lavradores

A meio quilómetro na direção da zona histórica do Funchal, encontra-se o exótico Mercado dos Lavradores, um local perfeito para adquirir produtos hortícolas e frescos, aberto diariamente das 9h às 18h

Sé Catedral do Funchal

A sul, escassos 200 metros, repousa a majestosa Sé Catedral, edificada por ordem de Dom Manuel I, e que apresenta no seu interior um teto magnífico, entre os melhores de Portugal.

Blandy’s Wide Lodge

Dirigindo-se para este, a 500 metros, descobrimos a adega Blandy’s Wine Lodge, famosas pelo vinho da Madeira, fortificado, adocicado, de sabor opulento e que se harmoniza na perfeição com queijos, frutos secos e nozes.