No coração da zona velha do Funchal, o Barreirinha Bar Café ergue-se como um refúgio à beira-mar, onde o dia começa com a serenidade de um pequeno-almoço e se estende até as confidências noturnas entre amigos.
Há algo de mágico em estar aqui, enquanto a vista se perde na imensidão do atlântico e da baía do Funchal.
O Que Visitar Na Madeira é o seu portal de informações sobre a ilha. Para dicas de Funchal, aceda Funchal O Que Visitar.
Sugestões de Leitura:
Contactos e Morada
Morada: Largo do Socorro, 9060-305 Funchal
Telefone: 291 627 418
Ambiente
De atmosfera descontraída e informal, destaca-se a esplanada onde mesas se espalham à sombra de amplos guarda-sóis, num diálogo constante com o mar.
Por mais encantadoras que sejam as ruas circundantes e as igrejas que contam histórias de eras passadas, é impossível não ser capturado pela vastidão do oceano. Principalmente ao cair da tarde, quando o sol se despede em tons dourados e alaranjados, o lugar transforma-se num dos palcos mais deslumbrantes para assistir ao por do sol.
Não é por acaso que, aos fins de semana, encontrar uma mesa torna-se uma odisseia…E para aqueles que anseiam por um mergulho, o Complexo Balnear Barreirinha aguarda a poucos passos de distância.
Comida – Menu
A nós se junta a icónica poncha regional madeirense, acompanhada por tremoços e azeitonas, enquanto descobrimos o menu. A diversidade impera, mas sem cair no excesso. São sobretudo refeições ligeiras.
Os hambúrgueres reinventam-se no Hamburger do Mês. Há vários tipos, e atendem a vegetarianos e a amantes da carne. Se deseja algo menos robusto, há sandes, tostas e saladas.
Destacamos o prego no bolo do caco, coberto pela envolvente manteiga de alho e acompanhado com batatas fritas.E, entre tragos e conversas, é a vez da carta de bebidas desdobrar-se à descoberta. Existem várias cervejas e imensos cocktails.
O mojito de maracujá, sussurram as vozes locais, pode muito bem ser o melhor da ilha…. Há que provar para crer!
Preço
O preço médio pago por pessoa foi de €11. Está em linha com o que se espera de um sítio onde os turistas predominam. Pagamos menos do que se desembolsa noutros estabelecimentos que pontuam a Zona Velha do Funchal.
Serviço
Uma combinação rara de atenção e profissionalismo. Conhecem o menu, o terreno e a história da zona velha da cidade.
Claro que, em fins de semana de agosto, o cenário pode tornar-se caótico, com pedidos a acumularem-se e assistisse à dança apressada de funcionários de quem tem mais clientes que mãos.
Conclusão
O Barreirinha Bar Café, enraizado no coração histórico do Funchal, destaca-se não só pela sua proximidade com o mar, mas também pela atmosfera genuinamente descontraída.
É um espaço limpo, cortês, com preços que não nos deixam de bolsos vazios. Não deixe de saborear o aclamado mojito de maracujá.
O que Visitar por perto:
A Rua de Santa Maria emerge com as suas portas coloridas que servem de janelas para o que vai na alma dos artistas locais e internacionais.
Reformado da sua posição de protetor da baía, permanece o Forte de São Tiago, outrora imponente sentinela do século XVII. As suas muralhas, grossas e cinzentas, revelam-nos a atenção com os corsários.
A alguns passos, somos convidados a uma viagem no tempo no Madeira Story Centre, a um mergulho profundo nas batalhas e belezas naturais que moldaram esta pérola atlântica.
Mas aqui perto, o burburinho da vida quotidiana chama-nos no Mercado dos Lavradores, que aspira a ser um festival para todos os sentidos, atingindo primeiro o olfato com a promessa doce das frutas exóticas.
Por último, e seguramente não menos empolgante, temos o Teleférico do Funchal. Do alto, Funchal se revela.