A Madeira, mais do que praias e montanhas, tem sabor. Entenda a ilha com Ilha Da Madeira O Que Visitar. Para Funchal, veja O Que Fazer No Funchal e Restaurantes Funchal.
Dez lugares, dez histórias servidas em pratos, cada um com seu próprio segredo.
De um canto pitoresco em Câmara de Lobos ao pulso vibrante de Funchal, é uma aventura. Olhos, ouvidos, paladar – todos convidados.
Eles contam a verdadeira Madeira. E acredite, vai querer ouvir.
Com pressa? Top 3
Restaurante | Pontuação | |
---|---|---|
1. Santo António
| ![]() | |
2. Casa Abrigo de Poiso
| ![]() | |
3. Taberna do Petisco
| ![]() |
Sugestões de Leitura:
Top 10
A seguir, os Top 10 destinos culinários que não pode perder na sua próxima visita à Madeira:
1. Restaurante Santo António

Morada: Estrada João Gonçalves Zarco n 656, 9325-087 Estreito de Câmara de Lobos
Telefone: 291910360
No coração de Câmara de Lobos, o Restaurante Santo António espera.
Com paredes carregadas de histórias e aroma de tradição. A porta na Estrada João Gonçalves Zarco n.º 656 abre-se diariamente, das 12h às 23h.
Uma poncha autêntica e bolo do caco com manteiga de alho preparam-lhe para a estrela: a espetada.
Três opções, mas a que carrega pau de louro tem algo de mágico – uma fusão entre carne suculenta e o aroma madeirado.
Acompanhada de milho frito crocante e um pudim de maracujá que adocica a alma.
O pessoal, de sorriso fácil, guia-nos nessa viagem. Ao sair, a Praia Formosa chama para um passeio.
Mas se busca elevação, o Cabo Girão está a 10 minutos, com vistas que fazem o peito apertar.
2. Casa de Abrigo do Poiso

Morada: Estrada Regional 103, Poiso, Camacha 9135-140 Santa Cruz Via Pico do Arieiro
Telefone: 291 102 171
Na vertente das montanhas da Madeira, onde a floresta Laurissilva sussurra segredos antigos, encontra-se a Casa de Abrigo do Poiso.
A partir do Funchal, uma viagem de 30 minutos pela Estrada 103 leva-nos a um estacionamento humilde.
Lá dentro, o aroma de ervas frescas e carnes a grelhar envolve os sentidos.
O ambiente, com móveis de madeira e vimes, remete para uma cabana de montanha, mas com um sabor autenticamente madeirense.
As chamas na lareira convidam a degustações inigualáveis: o Picado Regional e o bolo do caco amanteigado, ambos representações fiéis do coração madeirense.
A poncha, tão fresca quanto o ar da montanha, revitaliza a alma.
Os funcionários, embora cordiais, por vezes se perdem no ritmo frenético da cozinha.
3. Taberna do Petisco

Morada: Rua Cónego Alfredo C. Oliveira 23, 9100-105 Santa Cruz
Telefone: 291643525
Na esquina duma rua em Santa Cruz, seguindo os conselhos de um madeirense cujos olhos cintilavam saudade, encontrámos a Taberna do Petisco.
Apenas vinte minutos do coração pulsante do Funchal, e ali estávamos, encantados por uma rua costeira que prometia sabor e história.
A Taberna, no número 23 da Rua Cónego Alfredo C. Oliveira, era um espaço onde a Madeira se servia à mesa, com tapas contando histórias dos tempos idos.
Mas antes de qualquer sabor, a fila. Uma longa, cheia de murmúrios e esperanças.
Dentro, o som de conversas abafadas e o aroma promissor dos pratos principais.
Polvo à Jordão a dançar nos pratos, o Picado de Atum contando histórias do mar, e o Camarão à Taberna brilhando como o tesouro culinário que era.
Após tal festa para os sentidos, Santa Cruz revelou-se. A Praia das Palmeiras, a Igreja de São Salvador guardando séculos de fé e a piscina do Aquaparque convidando à serenidade.
4. Taberna do Ruel

Morada: Rua de Santa Maria 119, 9060-291 Funchal
Telefone: 291 231 720
No coração do Funchal, na histórica Rua de Santa Maria, encontrámos a Taberna Ruel, aninhada entre as portas pintadas icónicas da zona velha.
Uma rua que carrega o peso do tempo, e ali estava, um restaurante que prometia sabor e tradição.
A Taberna Ruel respira a essência madeirense. Nas mesas, destaque-se a espetada regional, carne bovina em espeto de louro.
O bolo do caco, aquele pão morno e suave, recebe-nos generosamente com manteiga de alho.
E que melhor forma de adoçar o paladar do que com uma tarte de maçã ou um cheesecake de maracujá, acompanhados por um vinho da Madeira – doce e envelhecido em barris de carvalho?
O Senhor Ruel, o guardião deste templo gastronómico, e sua equipa, dinâmica e atenta, certificam-se de que cada visita é uma celebração.
Mesmo com o caos do verão madeirense, somos recebidos com cordialidade.
Fora do restaurante, o Funchal oferece um baú de tesouros. O exuberante mercado dos lavradores, o Forte de São Tiago com segredos do século XVII, e o Teleférico que nos leva a jardins tropicais.
5. Restaurante Viola

Morada: Estrada João Gonçalves Zarco 596, 9325-033 Câmara de Lobos
Telefone: 291945601
O Restaurante Viola é uma verdadeira joia. Tão distante dos circuitos turísticos convencionais, mas tão perto do coração de quem o descobre.
E como poderia ser diferente? Com a promessa de vistas espetaculares, comida tradicional feita com carinho e num ambiente autêntico.
Ao nos sentarmos, o aroma das espetadas já começa a dar sinais de que a experiência será memorável.
E não se trata apenas do aroma, mas da fusão de sabores e texturas que cada garfada proporciona. O milho frito é uma presença reconfortante, e a poncha de tangerina acariciar o paladar.
Os vinhos, com suas histórias e origens, são uma aula à parte, e a equipa, em sua paixão contagiante, nos aconselha.
Após esta experiência sensorial, a paisagem da Madeira nos convida a explorar ainda mais. A Baía de Câmara de Lobos, com sua aura encantadora, o Cabo Girão, que parece tocar o céu e a Levada do Norte, onde a natureza se exibe em toda a sua majestade.
6. Restaurante A Pipa

Morada: Casas Proximas, Porto da Cruz, Madeira 9225-050 Portugal
Telefone: 968527400
No silencioso Porto da Cruz, uma adega escondida com pedra basáltica escura e madeira castanha aguarda – A Pipa.
Aberto das quartas aos domingos, encerra-se nas terças e segundas.
Mas, ao cruzar a porta, sente-se o burburinho dos turistas que viajam meia hora apenas para provar os encantos daquele menu.
Lulas grelhadas que arrebatam os sentidos, polvo escabeche que dança na língua, e aquele bife de atum regional… inesquecível.
O primeiro contato, intenso. Lapas a ferver. E a lula grelhada? Uma dança entre o carbonizado e a suculência.
Após a refeição, o exterior aguarda. Dez minutos ao sul, o Miradouro da Portela oferece uma pausa reflexiva. O Mercado Agrícola do Santo da Serra e a Camacha lembram o valor do artesanato madeirense.
E a Ponta de São Lourenço? Falésias, vistas, praias escondidas. Uma finalização perfeita.
7. Restaurante & Grill Muralha Terrace

Morada: Estrada Regional 220 n.º1, 9350-217, Madeira, Ribeira Brava
Telefone: 291952592
Na pacata Ribeira Brava, Madeira, descobrimos o Restaurante & Grill Muralha Terrace.
Situado na Estrada Regional 220 n. º1, ele abre as portas das terças aos domingos, concedendo descanso apenas à segunda-feira.
O cenário é de tirar o fôlego: mesas ao ar livre, uma vista do sol mergulhando no oceano, a Praia da Ribeira Brava a espiar entre o horizonte.
Aqui, o polvo à lagareiro é rei. Uma iguaria que, sozinha, vale a viagem, deixando na boca a impressão de que nenhum outro lugar na Madeira o prepara tão bem.
E enquanto os tentáculos do polvo roubam a cena, o bolo do caco com manteiga de alho segue discreto, porém irresistível.
Para os que preferem a carne, o picado à moda da Madeira e as espetadas regionais não desiludem.
O atendimento? Simpático, com conselhos de passeios e histórias da região. Até na hora de sair, o estacionamento acessível facilita a despedida.
Depois da refeição, a Praia da Ribeira Brava aguarda os que desejam passear. O Museu Etnográfico revela segredos da cultura madeirense. E do Miradouro de São Sebastião, a Ribeira Brava exibe suas curvas e cores.
8. Restaurante Casal da Penha

Morada: Beco da Ataíde 1, 9000-604 Funchal
Telefone: 291227674
Nas ruas do Funchal, onde a azáfama dos hotéis envolve a paisagem, encontramos o Restaurante Casal da Penha.
Um recanto familiar, que, orgulhosamente, exibe a sua designação Bib Gourmand do Guia Michelin.
O terraço deste restaurante é um verdadeiro retiro do alvoroço urbano.
Com vista panorâmica e ambiente acolhedor, é um convite a pausas prolongadas.
E, sem dúvida, o sabor dos pratos eleva-se quando degustados com a cidade aos nossos pés.
Começamos pelo petisco das lapas grelhadas e o envolvente Salmão Fumado Involtini com camarão.
As lapas revelaram-se uma aposta certeira, com uma textura suculenta que preludiou o tão esperado Bife de Atum Madeirense.
Já a paella, embora não tenha visitado a nossa mesa, promete um retorno.
Claro, as espetadas regionais não poderiam faltar, uma homenagem à tradição culinária madeirense.
E o toque final? Um vinho da Madeira, servido graciosamente, a brindar a nossa aventura gastronómica.
O empenho e dedicação são visíveis. Há um compromisso genuíno com o bem-estar do cliente.
Para além do prato, a localização do restaurante é privilegiada. A um passo, encontramos o Casino da Madeira e o sempre vibrante porto do Funchal.
O Centro de Design Nini Andrade Silva, alojado numa majestosa fortaleza, surpreende pelas exposições e culinária.
E como não mencionar o Museu CR7 sobre o ilustre filho da Madeira, Cristiano Ronaldo?
9. Leeno’s Bar & Restaurant

Morada: Rua de Leichlingen 30, 9000-003 Funchal
Telefone: 934 709 469
Numa esquina do Funchal, o Leeno’s Bar & Restaurant se ergue.
As portas do Leeno’s abrem às 10 da manhã, com exceção dos sábados, onde a espera começa às 6 da tarde. A comida? O bife de novilho na pedra tem um sabor que te agarra, um sabor que não te larga.
E aquele banana split… é um suspiro, um sonho revestido de chocolate e morango.
Antes de partir, um conselho: vá ao Leeno’s. Não se arrependerá.
Perto dali o Complexo Balnear do Lido, a água salgada beijando a Praia Formosa.
10. Restaurante Taberna da Madeira

Morada: Travessa João Caetano,16, 9050-134 Funchal
Telefone: 291 221 789
A Taberna da Madeira, perdida entre becos, fica na Travessa João Caetano.
Perto? O pulsar do Mercado dos Lavradores e a sombra do Forte São Tiago, que contempla o oceano desde o século XVII.
Numa tarde em Funchal, o Teleférico zune sobre a cidade, indo ao encontro dos jardins suspensos em Monte.
Na Taberna, o tempo tem outro ritmo. O Picadinho é o protagonista.
Cortesias? Espera-as do proprietário, cuja simpatia se espalha pelo lugar. Depois, há o cheesecake de maracujá – uma promessa doce que não falha.
Abre as portas das 11h às 15h e novamente das 18h às 22:30h. Domingos? Descansa. E
Se passar por Funchal, na zona antiga do Funchal, perca-se. Mas encontre a Taberna da Madeira. É no desconhecido que estão as melhores histórias. E os melhores pratos.

Restaurante Santo António
No coração de Câmara de Lobos, o Santo António ressurge, ecoando antigas tradições madeirenses. Neste recanto, a espetada revela-se com alma. Uma intimidade despretensiosa envolve-nos.