Início Madeira

Capelinha de Nossa Senhora de Fátima, São Vicente

A Capelinha de Nossa Senhora de Fátima, no topo do Pico da Cova, é um regalo para os olhos e um refúgio para a alma.  Para outros passeios e atrações veja Locais A Visitar Madeira. Descubra o que Funchal tem para oferecer em Sitios A Visitar No Funchal.

  • Coordenadas: 32.796790, -17.037370

A capela é um local de culto mariano importante na região, inaugurada em 1931 pelo padre Agostinho de Abreu Vieira, devoto de Nossa Senhora de Fátima.

O destaque da capela é a torre, com um relógio mecânico que pode ser ouvido em toda a freguesia. Subir à pequena capela é um passeio encantador, com vistas deslumbrantes das montanhas que cobrem o horizonte.

O ambiente é tão sereno e tranquilo que é fácil esquecer a agitação do mundo exterior. Uma capela encantadora, apesar do seu tamanho modesto.

Mapa

Apesar de estar fechada na maior parte do tempo, o interior pode ser contemplado através da porta de vidro. O altar ostenta a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com as figuras do Coração de Jesus e de Maria.

Lá em baixo, a tranquilidade envolve as ruas vedadas ao trânsito, caracterizadas pelas suas calçadas estreitas e escadarias em frente à igreja matriz.

Se for como nós, e a caminhada vai abrir-se o apetite. O Restaurante Lavrador é uma boa opção. Fica na Estrada Dom João V 149, perto das Grutas de São Vicente.

O que Visitar à volta da Capelinha:

No subsolo da ilha, encontramos as Grutas de São Vicente que conta com iluminação especial para destacar a beleza do local.

Na foz da Ribeira de São Vicente mar, à beira do mar, ergue-se a Capela do Calhau, construída em 1692 e reconstruída várias vezes devido a alúvios, um testemunho da resiliência desta comunidade. Ao lado da capela, avistámos Praia de São Vicente, Madeira, uma extensão de calhau rolado que se estende ao longo do mar, popular entre os surfistas.

Ao seguir a estrada costeira junto ao túnel,vemos um espetáculo magnífico: a cascata Água d’Alto que correr para unir-se ao oceano Atlântico.

Onde ficar em São Vicente?

Em São Vicente há muitas alternativas para alojamento, que vão desde opções económicas a luxuosas. Eis Algumas sugestões:

Matilde House: para aqueles que procuram uma casa de férias com vista para o jardim e pátio, com uma localização privilegiada

Para uma experiência mais rústica e em contato com a natureza, a Granny’s farm é uma excelente opção, com bangalôs e tendas em um terreno com árvores frutíferas entre a montanha e o mar, um churrasco ao ar livre.

A Casa da Piedade é ideal para quem aprecia um ambiente histórico e acolhedor, oferecendo uma casa restaurada do século XVIII, com um salão com lareira, jardim exterior, quartos bem decorados

O Solar Da Bica é perfeito para quem procura um hotel confortável e tranquilo, com uma piscina interior aquecida, spa, terraço panorâmico e quartos com varanda.

O que visitar por perto:

A malha rodoviária moderna da Ilha da Madeira aproxima a costa norte da cidade, permitindo chegar ao Funchal em apenas meia hora.

Para o lado oeste, as piscinas naturais de Porto Moniz de água salgada são dos lugares mais populares da ilha.

Já para leste, encontramos as casas triangulares de colmo, conhecidas como palhaças, são um dos símbolos mais emblemáticos de Santana (da Madeira, na verdade).

Entre São Vicente e Santana, estão os dois pontos mais altos da Ilha da Madeira: o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro.  A trilha PR 1 – Vereda do Areeiro liga esses pontos, um percurso desafiador que leva de 4 a 6 horas a ser concluído.

Também pode estar interessado em:

Capela da Nossa Senhora do Calhau, São Vicente