Início Madeira

Cascata Água d’Alto, São Vicente

Correndo a estrada costeira junto ao túnel de São Vicente, deparámo-nos com um espetáculo magnífico: a cascata Água d’Alto, que corre no norte da Ilha. A Madeira tem muito mais para oferecer – confira em Locais A Visitar Madeira. Não perca o guia Roteiro Funchal.

Com seus cerca de 150 metros de altura, se ergue majestosa e imponente. É das mais altas da ilha da Madeira (não a confundir com outra cascata de mesmo nome, no concelho de Santana).

  • Coordenadas: 32.809906, -17.059704

E ao redor da cascata, a paisagem é de encher os olhos.

As águas cristalinas da praia do calhau, frequentada por surfistas, é um convite irresistível para os que buscam um momento de paz.

Ao pé da ponte que cruza a foz da Ribeira de São Vicente, um tesouro escondido nos aguarda: a Capela do Calhau, erguida no século XVII, é um monumento à força inabalável desta terra, resistindo aos caprichos da natureza.

Mapa

Não muito longe, temos o Hotel Calamar que se destaca na paisagem rochosa e verdejante. Com três piscinas externas, uma piscina interna climatizada, jacuzzi, sauna e spa.

A imensidão das montanhas, cobertas por um verde intenso parece querer tocar o céu, contrasta com as pequenas casas que se espalham pelo vale.

Mas a verdadeira joia do concelho de São Vicente são as Grutas de São Vicente no subsolo da ilha. As grutas contam com iluminação especial que ressalta ainda mais a beleza natural do local. O valor da entrada para adultos é de 8 euros, preço adequado para explorar as maravilhas subterrâneas.

O que Visitar por perto:

A moderna rede de estradas da Ilha da Madeira aproximou a costa norte da cidade, permitindo que se chegue à cidade do Funchal em 30 minutos.

Para oeste, uma das atrações mais populares da Ilha da Madeira são as piscinas naturais do Porto Moniz, formadas por rochas vulcânicas que criam piscinas cristalinas de água salgada.

Para este, chegámos a Santana, donde apreciámos as icónicas casas de colmo. Durante muitos anos, era quase inacessível por mar e terra, o que ajudou a preservar suas características singulares.

Entre São Vicente o Santana, o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro são dois dos pontos mais altos da Ilha da Madeira. Entre eles, fica o Pico das Torres.

O trilho PR 1 – Vereda do Pico do Areeiro liga estes três pontos, sendo um percurso exigente que dura 4 a 6 horas.

Também pode estar interessado em:

Melhores Cascatas da Madeira