Início Madeira

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

A Igreja Matriz é o único tesouro histórico de Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos. Para um guia do Funchal, leia O Que Visitar Na Madeira. Para mais informações sobre a ilha, veja Madeira Visitar.

  • Coordenadas: 32.720311, -16.965982

Este pedaço de terra pertencia, anteriormente, ao cavaleiro João Gonçalves Zarco. Mais tarde, terras da Ordem de Santa Clara, e aqui as freiras do convento de Santa Clara erigiram a Capela de Santo António (século XVII).

Nesse tempo Curral fazia parte da freguesia de Santo António. Com o crescimento da população no século XVIII, Curral das Freiras tornou-se uma paróquia autónoma por alvará da rainha D. Maria I (1790).

A capela de Santo António já estava em más condições, pelo que o Convento de Santa Clara do Funchal doou o terreno para a construção da igreja.

Embora a data de conclusão não seja conhecida, o ano de 1793 é uma importante referência, pois há uma inscrição da rainha D. Maria I a homenagear a Virgem do Livramento.

No século XX, foram construídos os altares laterais que as confrarias erigiram em homenagem à Senhora do Livramento.

Nessa época, também foi ampliado o altar-mor da igreja. A talha renascentista foi entregue a Manuel Inocêncio de Sousa e a pintura a José Zeferino. Ao redor da capela-mor, foi colocada uma moldura de azulejos artísticos.

Localização Mapa

Morada: Caminho da Igreja, 9030-311, Curral das Freiras

Telefone 291 712 125:

Um pouco de História

Com o desaparecimento de Dom Sebastião, as hordas da Espanha invadem o território português, prendendo todos os nobres que recusavam abicar de Portugal para a União Ibérica.

Entre eles, encontrava-se Rodrigo Homem de Azevedo, cuja esposa apelou à Virgem Maria, que lhe surgiu em sonhos durante 9 noites, proferindo: “Eu o livrarei.”

Com efeito, Rodrigo Homem foi liberto. Em gratidão, mandou esculpir uma imagem de Nossa Senhora conforme a visão da sua esposa.

Foi intitulada Nossa Senhora do Livramento, devido às palavras: “Eu o livrarei.

Residia na capela de Santo António do Curral das Freiras. Atualmente, é a padroeira da freguesia, celebrada no último domingo de agosto.

No passado, eram inúmeros os fiéis que se deslocavam a pé, para cumprir promessas à Nossa Senhora do Livramento.

Naturalmente o fervor religioso não é mesmo que no passado. Anda assim, são momentos emocionantes o adorno da imagem e do andor que a conduz na procissão.

O que ver por perto:

Miradouro Eira do Serrado

O Miradouro da Eira do Serrado é uma atração turística popular para os visitantes que querem admirar a vista espetacular da freguesia de Curral das Freiras e das montanhas circundantes.

Para chegar lá, é possível pegar o autocarro 81 a partir de Curral das Freiras, que fica a cerca de 25 minutos ao norte do Funchal.

Estreito de Câmara de Lobos

Na Festa das Vindimas (início de setembro), a localidade revive com a tradicional pisa do vinho.

Os restaurantes ideais para degustar a típica espetada feita com carne de vaca marinada ficam no Estreito de Câmara Lobos: Experimente o Restaurante Santo António.

Cabo Girão

Com perto de 600 metros de altitude vertiginosa, desfrute da vista panorâmica do mar e cintilante cenário que se desdobra em todas as direções. O passadiço de vidro transparente proporciona uma experiência emocionante!

Também pode estar interessado em: