Início Funchal

Igreja de Santa Maria Maior – Funchal – Madeira

Explore a fascinante Santa Maria Maior, uma impressionante igreja localizada no Funchal, Portugal. Este belo edifício é uma lembrança de séculos de devoção religiosa e excelência arquitetónica.

Uma visita à Santa Maria Maior é uma oportunidade única para explorar os tesouros desta incrível igreja e para se deleitar com a sua arquitetura única. seus ornamentos de madeira trabalhada encantam os visitantes que desejam descobrir a história deste local.

  • Coordenadas: 32.646991, -16.897704


O interior espaçoso é iluminado por grandes janelas que irradiam luz dourada sobre os mosaicos e decoração.

Para conhecer outros recantos do Funchal, basta ler a página Funchal Madeira turismo. Para um guia sobre Madeira, leia o que fazer na Madeira.


Localização da Igreja de Santa Maria Maior

Morada: Rua de Santa Maria 281, 9060-291 Funchal
Telefone: 291220550


No centro da zona velha do Funchal, muito perto da Rua de Santa, Maria, esta igreja testemunhou centenas de anos de devoção religiosa e é ainda hoje um ponto de encontro importante para a comunidade local.

O templo, também conhecido como igreja do Socorro, é uma estrutura com muito significado para as gentes da freguesia.


Origem da Santa Maria Maior

O povoamento do Funchal foi salpicado por pequenos povoados ao longo da costa. Este (antiga Santa Maria do Calhau) desenvolveu-se espontaneamente a partir das primeiras habitações (1425).

Estendia-se até ao Corpo Santo em torno dum pequeno templo (1430) construído em nome da Santa Maria do Calhau.

Ao longo dos séculos, estes pequenos assentamentos foram gradualmente unindo-se até formarem a grande cidade portuguesa que conhecemos hoje.

A freguesia de Santa Maria Maior é a mais antiga da Ilha.

O seu nome deve-se facto da sua antiga capela dedicada à Nossa Senhora do Calhau ser maior que a Capela da Nossa Senhora da Conceição construída por João Gonçalves Zarco (local da atual Igreja de Santa Clara).

A capela foi várias vezes vítima de aluviões que assolaram a costa do Funchal. A atual igreja que vemos foi concluída no século XVIII.


Tem um elegante portal de pedra vulcânica, negra, com reboco branco e portas de madeira que recebem os visitantes. É a única igreja madeirense com uma fachada barroca.

No interior, admiramos a sua robusta estrutura. Alberga também os registos de casamento do concelho do Funchal que inclui freguesias como Santa Luzia, Santa Maria Maior e São Pedro.


Festa de São Tiago Menor

Vêm gente de todo o lado para apreciar a sua arquitetura e celebrar a Festa de São Tiago Menor: padroeiro da cidade, na sequência de um surto de peste em 1521.

A peste causou uma elevada taxa de mortalidade na cidade, cerca de 30 mortes por dia. Foi realizada a eleição do protetor da cidade. Foram sorteados 15 santos, e o eleito foi São Tiago Menor, iniciando-se, assim, o seu culto.

A festa de São Tiago Menor é normalmente celebrada no dia 1 de maio. A imagem de São Tiago vai em procissão para esta igreja, onde é celebrada missa solene.


São Tiago Menor é uma figura importante na fé cristã e um dos primos de Jesus. É frequentemente confundido com São Tiago Maior, outro apóstolo de Cristo.

São Tiago Menor foi conhecido pela dedicação e abnegação ao longo de sua vida. Foi o primeiro bispo de Jerusalém e tornou-se um líder do movimento cristão primitivo.

A Igreja de Santa Maria Maior é verdadeiramente uma parte incrível da história do Funchal,  apreciada por todos que a visitam.


O que visitar Perto da Igreja:

Não muito longe da Igreja, encontramos o Complexo Balnear da Barreirinha, um oásis refrescante para aqueles que procuram um lugar para relaxar.

Forte de São Tiago, um monumento robusto, oferece amplas vistas da cidade. Logo a seguir, está a Rua de Santa Maria, que remonta a idades passadas, com as suas lojas tradicionais, restaurantes e edifícios históricos.

O Madeira Story Centre conta-nos a história da ilha, desde a sua descoberta até hoje. Por fim, o Teleférico do Funchal, que nos transporta aos vibrantes jardins tropicais, como o Monte Palace Madeira e o Jardim Botânico do Funchal, proporcionando-nos vistas de tirar o fôlego.


Melhores Sítios a visitar na Madeira: