Início Madeira

PR14 Levada dos cedros

A Levada dos Cedros é uma verdadeira relíquia do século XVII levando a água das nascentes do Lombo do Cedro até às terras agrícolas da zona oeste da ilha. Outras atividades interessantes na ilha podem ser encontradas em O Que Visitar Na Madeira. A respeito do Funchal, leia: O Que Fazer No Funchal.

Leva-nos por uma floresta maravilhosa e variada, onde podemos observar as plantas únicas da Laurissilva, um tesouro da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Também nos revela paisagens incríveis das quedas de água, dos vales e do litoral norte da Madeira. Deixa qualquer um sem palavras!

  • Coordenadas: 32.825917, -17.157995

Mapa

Onde começa? Levadas Madeira

O trilho tem início na Estrada Regional 209 área do Fanal e finaliza na mesma estrada, mas em Curral Falso. Acompanhamos tranquilamente a Levada até à Ribeira da Janela.

Na verdade, pode ser percorrido em ambos os sentidos, mas optámos por iniciar no Fanal e finalizar no Curral Falso.

Quando visitar a Levada dos Cedros:

Embora seja possível desbravar a Levada dos Cedros o ano inteiro, no período entre primavera e outono a vegetação floresce com uma exuberância incrível.

Ah, e não se esqueça de levar a câmara, pois a natureza capricha no espetáculo!

Como Chegar à Levada Dos Cedros do Funchal?

Bem, para chegar à Levada dos Cedros a partir do Funchal, vai precisar duma dose extra de determinação. São cerca de 60 minutos pelas estradas ER101, ER104 e VE2 até chegar à ER209.

 Passando por São Vicente e Seixal, as vistas são de tirar o fôlego!

Estacionámos o carro perto do início do trilho, junto à estrada regional 209.

Se preferir ir de autocarro, tem de apanhar um autocarro até Porto Moniz e seguir viagem por um táxi até.

“A viagem de autocarro tem um custo aproximado de 6 euros por pessoa, enquanto o táxi ronda os 12 euros.

Ou pode optar pela opção dum tour guiado. Além de contar com um guia bem-humorado e experiente, o transporte de ida e volta do seu hotel está garantido.

Assim, tudo que precisa fazer é colocar um sorriso no rosto e deixar a aventura rolar

Quanto tempo leva?

  • A Levada dos Cedros tem uma extensão de 7,2 km e uma duração prevista de 3 horas.

Nível de dificuldade

  • Médio.

Pode ser feito em qualquer altura do ano, mas requer cuidado em caso de chuva ou nevoeiro. O trilho é bem marcado, fácil de seguir com a ajuda dum mapa ou duma aplicação móvel.

Experiência

Logo no início, somos envolvidos pelo verde intenso da floresta, que nos transmitiu uma sensação de paz e harmonia com a natureza.

Esse trajeto é uma opção perfeita para dias em que o sol aperta.

A maioria do caminho é coberto por sombras refrescantes providas pela vegetação que nos protege.

Seguimos o ritmo suave da levada, que nos guia por entre as árvores frondosas e os arbustos floridos.

Pelo caminho, ouvimos o canto melodioso dos pássaros, o murmúrio das águas, o sussurro das folhas. Sentimos o aroma fresco das plantas, o toque macio do musgo.

Após 4 km de caminhada, nos deparamos com um mirante encantador.

Perfeito para fazermos uma pausa e na paisagem deslumbrante do vale que se estendia ao nosso redor.
Ali, imersos na beleza natural, o tempo parecia desacelerar, enquanto nossos olhos se perdiam no horizonte.

A cada passo, descobrimos novas maravilhas:

  • Ponte de madeira que parecia saída de um conto de fadas,
  • Cascata que brilhava como um diamante ao sol,
  • Vale que se abria como um sorriso perante os nossos olhos.

Admirámos a beleza e a diversidade da Laurissilva, que nos mostrou as suas formas curiosas e as suas cores vibrantes. Vimos fetos gigantes que pareciam guarda-chuvas verdes, tils que se erguiam como sentinelas adormecidas, urzes que se enfeitavam com flores rosadas.

Encontrará diversas cascatas, incluindo uma impressionante e surpreendente cascata de múltiplos níveis, escondida no coração da densa e exuberante vegetação.

Chegados ao fim do trilho no Curral Falso, sentimo-nos felizes e gratos por termos vivido esta experiência única.

A Levada dos Cedros é mais do que uma caminhada: é uma viagem ao coração da Madeira, uma lição sobre a sua história e uma homenagem à sua natureza.

Dicas de último minuto

Se queres caminhar pela Levada dos Cedros, prepara-te bem para esta aventura. Não esqueça de levar água e uns petiscos para matar a fome, porque não encontrará nenhum sítio para comer ou beber pelo caminho.

Usa uns ténis confortáveis e resistentes, que aguentem o terreno escorregadio e irregular da levada.

Veste um casaco à prova de água e um chapéu, porque o clima na Madeira é uma caixinha de surpresas. E acima de tudo, respeita a natureza que lhe rodeia.

O que visitar por perto:

Casa de Pasto Justiniano

Aqui perto, temos a Casa de Pasto Justiniano é um restaurante acolhedor e familiar. Os aromas são envolventes e convidativos, desde o alho frito ao louro fresco.

A decoração é simples e elegante, com objetos antigos que contam histórias do passado. É um lugar onde se pode sentir em casa e desfrutar de uma refeição deliciosa e tradicional.

Piscinas de Porto Moniz

Nas Piscinas de Porto Moniz todos os nossos sentidos são estimulados. Os peixes coloridos nadam à nossa volta como se fossem nossos amigos.

Piscinas de Seixal

Outras piscinas que não pode perder na costa noroeste da Madeira são as Piscinas de Seixal.

A natureza esculpiu formas caprichosas na paisagem vulcânica. Aqui não há vigilância nem entradas pagas, apenas o convite irresistível de mergulhar. Ao pé a praia do Seixal é uma delícia.

Cascata do Véu da Noiva

Entre a estrada que liga Seixal a Porto Moniz, desce pela encosta como um véu branco e delicado, que se desfaz em espuma ao encontrar o mar. É um espetáculo de beleza e de romantismo que inspira os visitantes.