Início Madeira

O que visitar em Arco de São Jorge Madeira

Numa pequena freguesia ao norte da Ilha da Madeira, Arco de São Jorge do concelho de Santana, revela-se entre montanhas e o vasto oceano Atlântico. Descubra tudo sobre a ilha em O Que Fazer Na Madeira. E para uma perspetiva sobre Funchal, Funchal O Que Visitar é a escolha.

Fértil e exuberante, esta terra agraciada pelo cultivo de cana-de-açúcar tem uma história moldada pelos seus contornos montanhosos que a envolvem num abraço de “arco”.

Visitar Arco de São Jorge

Na passagem pelo local, a estrada regional revela-se como uma ponte entre o concelho de Santana e São Vicente, convidando todos a mergulharem nas maravilhas da costa norte da Madeira.

No Museu do Vinho e da Vinha, a ancestralidade da viticultura ganha vida. Mais adiante, miradouros como o da Beira da Quinta e do Cabo Aéreo desvendam vistas deslumbrantes.

Ver o Museu do Vinho e da Vinha

Visitar o M. do Vinho e da Vinha

No seio do Campo Experimental de Viticultura, encontra-se o Museu da Vinha e do Vinho do Arco de São Jorge. Este espaço permite aos visitantes uma observação meticulosa dos distintos instrumentos que perfazem a saga vinícola.

Aqui, desvenda-se a tapeçaria da história enológica, desde seus primórdios até o néctar final. Na antiga adega revitalizada, ressurgem os artefactos da viticultura, legados por mãos locais versadas no ofício. A experiência culmina na loja “Doces e Tradições”, onde se podem degustar e adquirir iguarias madeirenses, como o bolo de mel.

Ver o Miradouro da Beira da quinta

Visitar o M. da Beira da quinta

Na confluência das irmãs freguesias de São Jorge e Arco de São Jorge, alça-se uma sentinela da vastidão: o Miradouro da Beira da Quinta.

Deste patamar, o olhar é cativado e rendido às falésias soberbas que se atiram ao firmamento. A panorâmica abraça o litoral noroeste, estendendo-se até os rincões longínquos de Porto Moniz. E, no limiar do horizonte, quando o manto nublado cede, desponta majestosamente a silhueta de Porto Santo.

Visitar o Miradouro do Cabo Aéreo

M. do Cabo Aéreo

Deste bastião natural, a vista desenlaça-se, vagando pelo setentrião madeirense. Cabo Aéreo transcende a mera denominação; é um eco de tempos idos, um vestígio de cabo ainda discernível, que evoca memórias de produtos agrícolas a elevar-se.

 Imerso na imensidão oceânica e na tapeçaria histórica, um aroma inebriante atrai os transeuntes ao Cabo Aéreo Café. Neste recanto, a espetada de carne em pau de louro desponta como um bálsamo reconfortante.

 Onde Comer? Restaurante O Arco

R. O Arco

O estabelecimento, embora exteriormente sugira um singelo café, esconde em seu íntimo um salão de refeições de ambiente aprazível. Com uma varanda que se debruça sobre o Atlântico, brinda-nos com uma visão arrebatadora.

Há poucos prazeres comparáveis a degustar um jantar ao ar livre, sob o manto de um pôr do sol esplêndido.

 A nossa escolha recaiu sobre a espetada em pau de loureiro, uma delícia generosa e primorosamente preparada. O epílogo foi marcado pelo sabor da Poncha, servida com a calorosa hospitalidade familiar.

Morada: Caminho do Lombo Segundo, Arco de São Jorge, Madeira, 9230-015, Portugal

Telefone: 291 578 149

Ver o Roseiral da Quinta do Arco

R. da Quinta do Arco

Inaugurado em 2004, mas concebido um ano antes, o Roseiral da Quinta do Arco de São Jorge é uma homenagem elegante a D. Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança.

 Este jardim ergue-se como um dos cinco roseirais mais prestigiados da Europa e, audaciosamente, como um dos maiores do globo.

Abraçando mais de mil variedades distintas, que somam aproximadamente 17.000 roseiras, o Roseiral apresenta desde exemplares ancestrais a contemporâneos, dos mais comuns aos mais raros, meticulosamente identificados.

Este santuário floral foi laureado com o distintivo “Garden of Excellence” pela World Federation of Rose Societies. A exuberância do local revela-se particularmente na primavera, com rosas que dançam e refratam o dourado solar.

Onde Ficar? Hotel Pestana Quinta do Arco

H. Pestana Q. do Arco

A Quinta Do Arco, com sua magnanimidade, oferece refúgios em villas que se debruçam sobre a majestosa Laurissilva e o Atlântico, completando-se com duas piscinas serenas.

O terreno, de beleza inebriante, revela piscinas convidativas e o tal roseiral de tirar o fôlego.

As moradias, envoltas com a cor da esperança, acordam os seus hóspedes ao som lírico do canto dos pássaros. Culmina num pequeno-almoço requintado.

Para almas que anseiam por sossego, este é o refúgio ideal. O pequeno almoço é graciosamente servido no “O Roseiral Restaurant & Tea House”, pequeno santuário gastronómico.

O que visitar por perto de Arco de São Jorge

O que fazer? Complexo Balnear de Ponta Delgada

Visitar o C. Balnear de Ponta Delgada

Erguendo-se como uma joia à beira-mar, o Complexo Balnear de Ponta Delgada desvela-se com duas piscinas cintilantes – uma dedicada aos pequeninos e outra ao público mais maduro – ambas nutridas pela salinidade do oceano.

 Este refúgio, além da água, desvenda um vasto território de solário, emoldurado por jardins que dançam ao sabor do vento, balneários cuidadosamente delineados, e um posto de socorros, sempre alerta aos imprevistos.

O quer fazer Grutas de São Vicente

Ver as G. de São Vicente

Entre as maravilhas que a terra oculta e a história tece, as Grutas de São Vicente emergem, solenes, testemunhas de um tempo onde os nossos ancestrais se entrelaçavam numa dança de sobrevivência com criaturas formidáveis.

Estas cavernas, forjadas há cerca de 890 mil anos, desvendam-se numa celebração bidimensional: as profundezas geológicas das grutas e a alquimia do centro de vulcanismo.

Passeando por galerias que parecem sussurrar ecos do passado, somos arrebatados por uma luminosidade quase divina, enquanto a água, com sua pacatez, desliza sobre a rocha e desenha lagoas de pureza cristalina.

O Centro de Vulcanismo nos surpreende, transportando-nos, num elevador simulado, ao mais íntimo abismo terreno. A odisseia culmina num ballet visual, um filme em 3D que narra a grandiosa génese da Madeira.

Visitar o Complexo Balnear de São Jorge

O que fazer: C. Balnear de São Jorge

Aninhado entre as carícias do sol e o sussurro das ondas, o Complexo Balnear de São Jorge ergue-se como um oásis de lazer.

Três piscinas, espelhos de serenidade, esperam ansiosamente pelas gargalhadas e pelos saltos de alegria dos que ali encontram refúgio. Para além do frescor aquático, o lugar hospeda um bar e um restaurante, verdadeiros convites à indulgência, assim como duches e vestiários.

Ver as Casas Típicas de Santana

Visitar as C. Típicas de Santana

Próximo ao majestoso edifício da Câmara Municipal de Santana, desabrocha o encantador Núcleo de Casas Típicas. Sem pedir nada em troca, salvo a apreciação sincera do visitante, estas moradias estendem seus braços acolhedores-

O que primeiramente capta o olhar é a graciosa inclinação dos telhados, que vão até ao solo. Esta configuração, para além de conferir uma estética inigualável, garante que cada pingo da chuva é guiado, assegurando que o coração da casa permaneça resguardado. No ápice destas construções, o colmo reina soberano.

Ver o Miradouro do Guindaste

Visitar o M. do Guindaste

Do alto do Miradouro do Guindaste, o mundo parece se desdobrar diante dos olhos. A visão panorâmica se estende majestosamente, desde o sereno Faial até à imponente Ponta de São Lourenço.

Com um olhar visionário e um investimento robusto, a autarquia de Santana orgulha-se de apresentar estas plataformas de vidro a flutuar sobre o mar, ecos da grandiosidade do Cabo Girão Skywalk.

Aos pés deste mirante, na pacata praia de calhaus da Foz da Ribeira do Faial, a vida se desenha com a suavidade de uma aguarela.

Ver as Piscinas de Porto da Cruz

Visitar P. de Porto da Cruz

À beira-mar de Porto da Cruz, um oásis líquido aguarda os visitantes sedentos de descanso e diversão. Apenas munidos de fato de banho e toalha, os viajantes podem imergir nas águas refrescantes destas piscinas. E, por meras moedas, um solário convida à sesta sob o manto do sol, em confortáveis espreguiçadeiras.

Ao redor, infraestruturas pensadas para bem servir: balneários, duches, sanitários e um bar.

Ver o Miradouro da Portela

Visitar o M. da Portela

Sobre o patamar elevado de 670 metros, o Miradouro da Portela revela-se como um altar, com panoramas de cortar o fôlego.

A pitoresca vila de Santo António da Serra enriquece este quadro vivo, com os vastos verdes do campo de golfe e a Quinta da Junta.

E para os audazes, o céu não é limite. Elevam-se em parapentes, culminando na Praia da Maiata.