Início Madeira

PR6 Levada das 25 Fontes

Explorar a Levada das 25 Fontes no Rabaçal é uma experiência memorável. Para informações adicionais sobre a Madeira, clique leia O Que Visitar na Madeira. Para informações sobre o Funchal, veja Funchal Que Visitar.

À medida que caminhamos, somos envolvidos por uma vegetação densa e exuberante, cheia de vida e cor.

O burburim suave da água acompanha-nos durante o percurso, acrescentando tranquilidade e paz ao ambiente. Aqui encontramos um ambiente mágico e quase místico, onde a natureza exala um brilho único e nos faz sentir vivos.

Onde Começa? Levadas Madeira

Tanto a Levada das 25 Fontes quanto a Levada do Risco têm início na Estrada Regional 105, que antigamente era a Estrada Regional 110.

  • Coordenadas:32.754903, -17.133848

Mapa

Como Chegar do Funchal

Aconselhamos a seguir pela imponente Via Rápida (VR1), rumo à inebriante Ribeira Brava.

Uma vez lá, navegue pelas curvas e desvios da Via Expresso (VE3) em direção à pitoresca Calheta, onde o seu coração será imediatamente conquistado pela visão da Praia da Calheta.

Quando chegar ao Arco da Calheta, não se preocupe: na rotunda, siga pela primeira saída em direção à majestosa Estrada Regional (E.R.222), um caminho repleto de vistas deslumbrantes.

Não perca o sítio do Loreto, um lugar encantador que o levará diretamente ao Rabaçal.

Siga as indicações e a sinalização para encontrar o caminho certo, que se encontra à direita.

Quanto Tempo Demora?

PR 6 Levada das 25 Fontes tem 9 km, duração de 3 horas.

 

Nível de Dificuldade

Fácil.

A Experiência

Após ouvirmos muitos elogios sobre a Levada das 25 Fontes, decidimos aventurar-nos pela trilha para experimentá-la por nós próprios.

Ficámos impressionados com a beleza natural que me rodeava durante a caminhada, com a vegetação densa e as cascatas cristalinas que apareciam ao longo do caminho.

A caminhada começa com uma vista espetacular do estacionamento pitoresco, que já oferece um gostinho do que está por vir.

Seguindo o caminho de 2 km até a Casa de Abrigo de Rabaçal, somos recebidos por diversos mirantes de cascatas que nos deixam maravilhados.

Chegado à Casa de Abrigo, encontramos as sinalizações para a Levada do Risco. Viramos no sinal da Levada das 25 Fontes.  Uma das trilhas mais seguras e populares de Madeira.

Ao longo do caminho, a floresta nos envolve e forma túneis impressionantes, criando cenário deslumbrantes.

À esquerda, o Vale da Ribeira da Janela nos acompanha até a origem da Levada das 25 Fontes, com sua paisagem profunda e encantadora.

Os últimos 1.300 metros do percurso requerem mais atenção, mas a beleza da trilha torna cada passo uma experiência única.  As cores vivas e contrastantes das flores e plantas são um verdadeiro espetáculo à parte.

À medida que o trilho começa a ficar mais estreito, o lado esquerdo é rodeado por encostas íngremes e arbustos que formam um cenário florido e verdejante.

Por fim, chegamos à lagoa em forma de meia-lua, que faz fronteira com um enorme penhasco de inúmeras cascatas – conhecido como as 25 Fontes.

O som constante e suave das cascatas ao longo de todo o caminho, traz mais vida e beleza à trilha.

Aqui, desfrutamos da vista incrível, tomámos um lanche sob uma grande pedra cercada pela sombra da natureza. E também testemunhávamos a coragem dos que mergulhavam rapidamente na água gélida.

Após o lanche, senti-mos energizados para o regresso à Casa de Abrigo de Rabaçal.

A caminhada pode ser concluída em cerca de 3-4 horas, dependendo de quanto relaxa e desfruta da bela paisagem do vale e várias belas cascatas ao longo do caminho. Mal podemos esperar para regressar à Levada das 25 Fontes.

Dicas de Último minuto

Traga consigo água e comida, não há pontos de venda ao longo do caminho.

Hidrate-se e alimente-se bem para ter energia e apreciar a caminhada.

Use roupas confortáveis e calçado apropriado, especialmente durante as estações chuvosas. No topo do Rabaçal, o clima pode ser instável e ventoso, traga agasalhos para se proteger do frio.

O que Visitar por Perto

Se gosta de caminhadas, a Levada do Alecrim é uma das trilhas mais populares na ilha, sendo fácil e acessível, com um percurso total de 7 km (ida e volta). A trilha começa também na área de Rabaçal.

Um lugar que não pode perder é a Praia da Calheta, um local tranquilo e preservado, perfeito para relaxar sob o sol e mergulhar nas águas cristalinas do oceano.

Outra atração impressionante é a Cascata dos Anjos em Ponta do Sol, que encontrará facilmente se seguir para o lado leste em direção a Funchal pela antiga estrada regional. É um espetáculo magnífico que cativa os turistas e os fazem parar a viagem para tirar fotos.

O Jardim do Mar é uma abençoada Fajã à beira-mar, considerada um paraíso para os surfistas, com três praias de calhau: Portinho, Enseada e Ponta Jardim, populares para nadar e tomar banhos de sol.

Por último, mas não menos importante, não podemos esquecer do Farol da Ponta do Pargo, uma atração imperdível no extremo oeste da ilha, sobre uma arriba rochosa a uma altitude de 312 metros, oferecendo vistas deslumbrantes do oceano. O acesso ao farol é fácil e há estacionamento gratuito.

A ilha da Madeira tem muitas belezas naturais para explorar e essas atrações são apenas algumas das muitas coisas para se ver e fazer aqui.

Pode estar interessado em:

Levada do Norte

Levada do Moinho

Levada do Rei