Início Madeira

PR 20 – Vereda do Jardim do Mar

A Vereda do Jardim do Mar é um caminho mágico que serpenteia entre a natureza exuberante e a história da ilha da Madeira. Para mais informações sobre a Madeira, leia O Que Visitar Na Madeira. Caso queira um guia completo do Funchal, leia Visitar O Funchal.

Com uma extensão de 1,9 km e um tempo estimado de 1h30, é uma jornada de exploração das maravilhas ocultas das freguesias dos Prazeres e do Jardim do Mar.

O trajeto apresenta um desnível de cerca de 500 metros e generosas vistas do oceano. Em tempos antigos, serviu como uma das poucas vias de acesso ao litoral para a comunidade local.

Ao longo dos tempos, a harmonia entre o clima ameno e a riqueza hídrica da região permitiu o cultivo agrícola em socalcos, apoiado por altivas paredes de pedra que adornam a encosta.

Onde Começa?

No Caminho do Miradouro.

  • Coordenadas:  32.748365, -17.210144

Mapa

Como Chegar do Funchal

Para chegar à PR20 Vereda do Jardim do Mar, é necessário seguir na Via Rápida 1 no sentido Ribeira Brava e continuar pela V. E. 3 para Calheta. Na Rotunda do Arco da Calheta, seguir pela segunda saída na rotunda em direção ao Caminho Lombo da Rocha, virar à esquerda e continuar até chegar ao Caminho do Miradouro. O percurso estará à direita.

Quanto Tempo Demora?

PR 20 – Vereda do Jardim do Mar tem 1,9 km, duração de 1:30 hora

Nível de Dificuldade

Média.

A Experiência

Com o sol brilhando forte no céu azul, seguimos caminhando pela Vereda do Jardim do Mar, desfrutando da paisagem deslumbrante que se revela à nossa frente.

Somos envolvidos por muros de pedra que se erguem ao nosso redor e o chão mescla pedras e terra. Adoramos a vista deslumbrante do oceano e a rusticidade do terreno. É um dos percursos mais bonitos na costa oeste da Madeira.

Encontramos no parque de merendas um convite para uma pausa agradável. É o local perfeito para um pequeno lanche em boa companhia, antes de seguirmos.

Os nossos sentidos são invadidos por odores e sons que compõem o ecossistema local. As bananeiras, típicas da região subtropical, curvam-se sob o peso dos frutos maduros, enquanto outras culturas agrícolas se espalham pelas encostas que acompanham o percurso.

Essa descida pode ser desafiadora, exige extra dos músculos, que trabalham duro para superar os degraus de pedra irregulares.

No fim, os nossos músculos que parecem gritar “estamos nisso há muito tempo!”.

Mas no horizonte Jardim do Mar se expande e nos motivava a continuar e alivia todas as dores e cansaços. As coisas boas da vida são sempre um elixir para superar desafios e dificuldades.

No final da jornada, chegamos ao Moinho de Água, testemunha do passado e antiga fonte de prosperidade, que nos dá as Boas-vindas à cativante Jardim do Mar junto ao omnipresente oceano.

Dicas de Último Minuto – Levadas Madeira

  • Recomendamos evitar este percurso numa tarde de verão de sol forte, já que há pouca sombra.
  • Use calçado com boa aderência, devido ao terreno bastante íngreme.
  • Em dias chuvosos, o percurso pode ser impraticável.
  •  Não se esqueça de trazer água e protetor solar.

O que visitar por perto:

Jardim do Mar é uma vila charmosa, repleta de casas de pedra e ruas estreitas, e é um destino popular entre os surfistas, atraídos pelas suas ondas. Paúl do Mar é uma vila tradicional, onde se pode caminhar tranquilamente no longo passeio à beira-mar.

A área de Calheta é famosa pelas suas levadas, trilhas que acompanham os canais de irrigação e levam a cascatas, florestas e mirantes. Entre as mais populares estão a Levada do Risco e a Levada das 25 Fontes.

A praia da Calheta é uma das duas praias artificiais com areia branca na ilha e conta com uma marina e centro de mergulho.

Por fim, Ponta do Pargo é a freguesia mais ocidental da ilha, conhecida pelo histórico Farol da Ponta do Pargo e pela majestosa visão.