Início Madeira

Miradouro Francisco Alvares Nóbrega

Se gosta de admirar paisagens deslumbrantes e conhecer um pouco da história e da cultura da ilha da Madeira, não deixe de visitar o Miradouro Francisco Alvares Nóbrega em Machico. Aceda O Que Visitar Na Madeira para conhecer a ilha e encontre um guia de Funchal em O Que Visitar Na Madeira Funchal.

  • Coordenadas:  32.712985, -16.764795

Morada

Estrada Francisco Alvares Nobrega

 Este miradouro é um dos melhores lugares para apreciar a vista panorâmica da cidade, da baía e da praia de Machico, que foi o primeiro local onde os navegadores portugueses desembarcaram na ilha em 1419.

O miradouro fica situado no monte a sudoeste da cidade, numa área tranquila e rodeada de vegetação.

A chegar, vai-se surpreender com a beleza do cenário que se abre diante dos seus olhos.

Mapa

A falta de sombra pode transformar a visita numa sessão de bronzeamento improvisada. Não se esqueça do protetor solar.

Vai ver a cidade de Machico com as suas casas brancas e coloridas, a igreja matriz do século XV e o museu que conta a história da ilha.

A baía de Machico com as suas águas azuis e cristalinas e a praia de areia amarela que convida ao banho e ao relaxamento.

Mas não é só isso.

Observamos a península de São Lourenço, que se estende pelo mar adentro com as suas formações rochosas e os seus tons avermelhados.

 Esta península é uma reserva natural que abriga uma grande diversidade de fauna e flora endémicas. Pode explorar esta área fazendo uma caminhada pela vereda da Ponta de São Lourenço, que oferece vistas espetaculares ao longo do percurso.

O miradouro é designado por Francisco Alvares Nóbrega, um poeta e escritor natural de Machico que viveu no século XVIII.

Era um verdadeiro rebelde que não se deixava amordaçar pelos dogmas da época. Não tinha medo de desafiar as convenções sociais e religiosas, e fazia isso com rimas irónicas e contundentes.

Infelizmente, essa atitude corajosa custou-lhe caro, assim como a outros poetas de sua época. Foi frequentemente preso e levado à temida Cadeia do Limoeiro, onde sofreu nas mãos da “Santa Inquisição” com Bocage.

Essas perseguições acabaram afetando gravemente a saúde do poeta. Morreu pouco após ser liberto da prisão em Lisboa.

Ficou conhecido pelo “pequeno Camões” devido às suas obras poéticas inspiradas no grande poeta português Luís de Camões. Muitas das obras que produziu foram destruídas pela Inquisição, perdidas para a eternidade.


Como Chegar ao Miradouro?

Da baía de Machico, são 2,5 km a subir e pode ser efetuado sempre de carro.

Da baía seguimos seguir pela Rua do Leiria em direção à Rua do Senhor Dos Milagres. Depois viramos à esquerda em direção à Rua da Árvore até à rotunda. Na rotunda, pegamos a 3ª saída para a Rua do Infante Dom Henrique até à próxima rotunda, onde pegámos a 1ª saída para a Estrada Francisco Alvares da Nóbrega/ER239.

Ouça: é mais fácil do que parece! E dá para chegar lá rapidinho e ainda ter tempo para fazer umas comprinhas ou tomar um café.

No fim subimos a estrada sinuosa que sobe pela encosta. Se é quem conduz conduzir, é melhor ter mãos firmes no volante, pois a estrada é estreita.

O que visitar por perto do Miradouro:

Desde praias até trilhas, há muito por explorar. Destaquemos alguns locais a visitar em Machico e arredores, para poder desfrutar de uma experiência inesquecível. Vamos?

O Miradouro do Pico do Facho oferece uma vista deslumbrante da baía de Machico e da costa leste da ilha, além de abrigar uma torre de vigilância do século XVIII, que agora é um museu.

A Praia de Machico é uma praia de areia amarela e águas calmas, protegida por um quebra-mar e cercada por restaurantes, bares e lojas.

O Museu da Baleia, em Caniçal, preserva a história e a cultura da caça às baleias, com uma coleção de objetos relacionados à atividade.

A Ponta da Oliveira é um promontório popular para caminhadas em Caniço enquanto a Ponta de São Lourenço é uma península única com formações rochosas e trilhas para explorar.

O Pico do Arieiro é a terceira maior montanha da ilha, popular para caminhadas e vistas panorâmicas da ilha.

Também pode estar interessado em:

 Miradouros da Madeira